Blog

Postado em em 20 de setembro de 2021

Fórmulas do Excel para o Power BI

Hoje eu quero te mostrar alguns motivos para não trazer fórmulas do Excel para o Power BI, assim vai evitar alguns problemas e erros!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Trazer Fórmulas do Excel para o Power BI

Nessa aula nós vamos abordar esse tema que muitas pessoas têm dúvidas, se realmente é possível pegar fórmulas prontas do Excel para o Power BI.

Então vamos mostrar alguns exemplos para que vocês possam visualizar se é bom ou não trazer essas fórmulas do Excel dentro do Power BI diretamente.

Como usar Fórmulas do Excel no Power BI

A nossa recomendação é que você não utilize essa fórmula do Excel direto no Power BI. O primeiro motivo é que dependendo da organização dos dados pode não funcionar bem.

Exemplo de fórmulas no Excel
Exemplo de fórmulas no Excel

Nesse exemplo nós temos uma fórmula para o cálculo da data de entrega só que nessa planilha se colocarmos novos dados na linha abaixo.

Essa fórmula não vai ser inserida automática, então esse já pode ser um problema na hora de importar os dados para o Power BI, pois já vamos ter informações vazias.

Claro que você tem a opção de formatar como tabela no Excel, com isso já não teria que ficar puxando a fórmula para não ter informações vazios.

Então o que poderia facilitar é você já utilizar essas fórmulas dentro do editor de consultas do Power BI, o Power Query.

Isso é muito útil, pois dentro do Power Query ele já vai fazer os cálculos sempre que você inserir novos dados, então nunca vai ter esse problema de ter que arrastar uma fórmula ou ter dados vazios por não ter feito isso.

Então já é uma forma de automatizar esse processo e facilitar esse cálculo.

Exemplo de linhas de totais no Excel
Exemplo de linhas de totais no Excel

Outro problema é quando temos esse tipo de estrutura de fórmulas Excel para Power BI, pois dentro do Power BI nós temos uma estrutura “certa” para organizar as informações.

No Power BI nós utilizamos 1 coluna para cada informação, então quando temos uma linha com o total isso vai prejudicar as nossas análises.

Isso acontece porque na coluna de total km por exemplo, essa nossa soma irá entrar como se fosse mais um serviço ao invés de um total.

Então na sua análise você vai começar a inserir esses totais como se fossem mais serviços, e no caso estaria duplicando certas informações.

Trazendo os dados para o Power BI
Trazendo os dados para o Power BI

Aqui você pode notar que cada linha de total seria considerada com uma informação de um serviço.

Claro que dentro do Power BI você pode fazer os tratamentos de dados para eliminar essas linhas, mas para evitar de somar esses valores e ter seus dados finais errados você pode simplesmente excluir essas linhas de total do Excel.

OBS: Caso você queira mais detalhes de como Corrigir uma Base Bagunçada você pode clicar aqui para acessar o nosso post sobre esse assunto!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei as fórmulas Excel para Power BI e dei uma sugestão de que não é o mais adequado trazer essas fórmulas diretamente do Excel.

Você pode sim trazer essas fórmulas desde que saiba como tratar e confirmar se os dados estão corretos e foram importados corretamente.

Agora você pode praticar tanto usando as fórmulas do Excel e utilizando os recursos do próprio Power BI para verificar de fato qual forma você prefere, tomando todos os cuidados necessários!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!