Blog

Postado em em 7 de novembro de 2021

Fórmulas DAX no Power BI – Como Sair do Zero?

Na aula de hoje eu vou te mostrar como sair do zero em fórmulas DAX no Power BI para que você possa construir suas primeiras análises!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Sair do Zero em Fórmulas DAX

A ideia dessa aula é te dar uma breve introdução de algumas das fórmulas DAX que temos no Power BI para que você possa começar a criar suas análises dentro do seu dashboard!

As fórmulas DAX no Power BI são muito importantes, pois elas vão permitir com que você possa fazer todo o tipo de cálculo para obter os resultados que precisa para construir seu relatório e fazer uma apresentação completa!

Como Usar Fórmulas DAX no Power BI

Nessa aula eu vou te mostrar algumas das fórmulas DAX Power BI que vão te auxiliar a começar a construção dos seus próximos relatórios.

O primeiro passo sempre que vamos trabalhar com o Power BI é fazer o tratamento de dados e corrigir as bases bagunçadas para que possamos trabalhar com os dados corretamente.

Feito esse tratamento e trazendo os dados para dentro do Power BI nós vamos criar uma coluna para criar uma fórmula de aumento de salário.

Para criar uma coluna basta clicar com o botão direito dentro da base de dados e selecionar a opção Nova Coluna.

Criação de uma coluna no Power BI
Criação de uma coluna no Power BI

Feito isso já vai aparecer uma barra de fórmulas para que possamos escrever a fórmula para essa nova coluna.

Fórmula do salário com imposto utilizando a multiplicação
Fórmula do salário com imposto utilizando a multiplicação

Com essa fórmula nós já vamos conseguir criar uma coluna com o nome Salário com Imposto e vamos pegar o valor da coluna de salário e multiplicar por 1,5 que é o equivalente a 50% a mais da coluna de salário.

Esse símbolo de * (asterisco) ele representa a multiplicação, então de uma forma muito rápida e simples já conseguimos multiplicar colunas ou valores.

Agora a próxima coluna que nós vamos criar é a coluna de Gasto Salarial, onde vamos somar o salário com imposto, VR e VT de cada funcionário.

Assim nós vamos saber qual o gasto total que temos com cada um dos funcionários.

Fórmula para o gasto salarial utilizando a soma
Fórmula para o gasto salarial utilizando a soma

O nosso próximo passo é utilizar a função IF no Power BI para verificar o desempenho de cada funcionário. Essa é uma função de teste lógico no Power BI.

Dependendo se o teste for verdadeiro ou falso nós podemos retornar 2 tipos de resultados diferentes.

Desempenho utilizando a função IF no Power BI
Desempenho utilizando a função IF no Power BI

Aqui estamos verificando se a avaliação do funcionário é maior ou igual a 7, caso seja verdadeiro, nós vamos retornar o texto Positivo, caso contrário Negativo.

Assim vamos poder definir o desempenho do funcionário como positivo ou negativo baseado na avaliação.

Então essa função IF vai te permitir fazer algumas comparações e testes lógicos e retornar um valor para verdadeiro e outro para falso.

Agora nós vamos partir para a função SUM no Power BI (que é a função para soma) e para isso nós vamos criar uma medida ao invés de criar uma coluna.

O procedimento é o mesmo, só que ao invés de escolher a opção nova coluna, vamos escolher a opção Nova Medida.

Cálculo da folha salarial total utilizando a função SUM
Cálculo da folha salarial total utilizando a função SUM

Como uma medida vai retornar um valor apenas, ao invés de retornar um valor para cada linha da nossa base de dados, é como se tivéssemos um único resultado.

Nesse caso vamos ter a soma de toda a coluna Gasto Salarial com essa função, então para visualizar esse resultado podemos criar um cartão na guia Relatório e colocar essa medida dentro do cartão.

A próxima medida que nós vamos criar é para calcular a quantidade total de funcionários, levando em consideração de que cada linha corresponde a um funcionário.

Então para calcular a quantidade de funcionários vamos contar a quantidade de linhas com a função COUNTROWS (contar linhas).

Contando a quantidade de linhas de uma coluna com COUNTROWS
Contando a quantidade de linhas de uma coluna com COUNTROWS

Essa função te permite contar as linhas dentro de uma coluna, então se temos apenas informações diferentes essa função vai atender essa necessidade.

Agora se você tiver informações repetidas e precisar fazer a contagem somente das informações únicas pode utilizar a função DISTINCTCOUNT.

Contando a quantidade de informações distintas em uma coluna
Contando a quantidade de informações distintas em uma coluna

Com essa função podemos contar somente as informações únicas que temos dentro de uma coluna no Power BI.

Por fim nós vamos calcular a média salarial utilizando a função AVERAGE no Power BI.

Calculando a média com a função AVERAGE
Calculando a média com a função AVERAGE

Com isso teremos nossa última medida que é de média salarial e já podemos ir até a guia relatório para criar alguns cartões e uma matriz com essas informações.

Inserindo as informações em cartões e matriz para facilitar a visualização
Inserindo as informações em cartões e matriz para facilitar a visualização

Dessa forma nós já podemos criar um dashboard para analisar todas as informações mais importantes que retiramos da nossa base de dados.

Assim fica muito mais fácil de analisar e visualizar todas essas informações!

Conclusão das Fórmulas DAX no Power BI

Na aula de hoje eu te mostrei como utilizar algumas das fórmulas DAX do Power BI para que você possa construir suas análises no programa e os seus dashboards.

Agora você já pode criar suas análises, pois já sabe utilizar algumas das fórmulas DAX mais básicas para fazer os cálculos iniciais!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!