Criar formulários no Excel é uma maneira eficiente de organizar e inserir dados sem precisar lidar diretamente com tabelas grandes e desorganizadas.
Seja para cadastrar clientes, funcionários ou qualquer outra informação recorrente, os formulários facilitam o preenchimento e evitam erros.
Neste guia completo, você vai aprender duas maneiras de criar um formulário de cadastro no Excel:
- Sem macros, utilizando apenas os recursos nativos do Excel como o DataForm (Formulário de Dados).
- Com macros, automatizando o processo e tornando-o ainda mais eficiente.
Se você quer tornar seu trabalho mais eficiente e organizado, continue lendo para aprender todas as técnicas!
O que você vai aprender aqui?
Formulário de Cadastro no Excel – DataForm
Nessa aula vou te ensinar como você pode criar um formulário de cadastro no Excel de forma bem fácil e sem precisar usar nada de VBA!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!
Para baixar a planilha utilizada nesta aula, clique aqui!
O que é um Formulário de Cadastro?
Um formulário no Excel facilita a entrada de dados sem a necessidade de navegar até o final de uma tabela. Ele permite que os usuários preencham as informações de forma mais intuitiva e sem erros.
Quando Usar um Formulário?
Os formulários são úteis sempre que for necessário cadastrar informações de forma recorrente, garantindo que os dados sejam preenchidos corretamente e sem trocas de colunas.
Como criar o Formulário de Cadastro no Excel?
Primeiramente vamos analisar uma tabela comum em que vamos efetuar a aplicação deste formulário para facilitar o cadastro de informações.
É possível observar que temos uma tabela com algumas informações. Algumas vezes pode não ser cômodo ao usuário descer até a última informação preenchida para que possa inserir novas informações, por este motivo vamos fazer a utilização de um formulário, para facilitar esse processo.
Transforme seus Dados em Formato de Tabela
O primeiro passo é transformar essas informações em tabela, neste caso já temos ela dessa maneira, no entanto caso o usuário tenha os dados que não estão formatados como tabela basta selecionar todas as informações (basta selecionar uma célula qualquer da tabela e pressionar as teclas CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO), em seguida basta ir até a guia Página Inicial e selecionar a opção Formatar como tabela.
Feito isso basta o usuário escolher uma das opções padrões já sugeridos pelo Excel que terá os dados formatados como tabela.
Adicione o botão de formulário ao Excel
Para inserir/habilitar o formulário, o usuário deverá ir até a seta que se encontra na parte superior esquerda do Excel e selecionar a opção Mais Comandos.
OBS: Caso o usuário não encontre essa opção poderá ir até a guia Arquivo, em seguida em Opções e por fim selecionar a opção de Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
Ao selecionar essa opção será aberta uma nova janela para que o usuário possa personalizar a barra de ferramentas.
Na parte de Escolher comando em vamos selecionar a opção Todos os Comandos, em seguida basta procurar a opção Formulário. Encontrada essa opção vamos selecionar a opção Adicionar.
Depois basta pressionar OK para que a opção seja adicionada a barra de ferramentas. Agora o usuário poderá verificar que na barra de ferramentas apareceu um novo símbolo que é exatamente o do formulário.
Agora o usuário terá o formulário habilitado no Excel e não terá que repetir esse processo, esse ícone ficará na barra de ferramentas até que o usuário o remova.
Utilizando o formulário
Para utilizar o formulário basta clicar em qualquer célula dentro da tabela e em seguida clicar na opção de formulário.
Feito isso o formulário será aberto dividindo as informações que o usuário tem das colunas em linhas para facilitar o preenchimento. Caso o usuário queira cadastrar uma nova informação basta clicar em Novo que os campos ficarão em branco para que ele insira as informações.
Feito isso basta pressionar Enter que o Excel já vai cadastrar automaticamente essa nova informação dentro de cada uma das colunas da tabela corretamente.
Dentro do formulário temos uma barra de rolagem, o usuário pode clicar nas setas ou rolar ela para que consiga visualizar todos os funcionários que têm cadastrado dentro da tabela.
Desta forma o usuário poderá excluir um funcionário de sua escolha e o melhor de tudo é possível fazer uma busca baseada em um critério.
Para a busca basta selecionar a opção Critérios e inserir o critério desejado no campo escolhido. Neste caso vamos verificar os funcionários com salário maior do que R$5.000,00.
Feito isso basta clicar na opção Localizar próxima que o Excel vai mostrando as pessoas que estão dentro dos critérios selecionados.
Desta forma é possível encontrar rapidamente um funcionário com esses critérios e assim verificar todas as informações dele sem precisar buscar dentro da tabela.
Benefícios do Formulário de Dados no Excel – Sem Macro e Sem VBA
Esse é um formulário fácil de configurar, sem VBA e sem macro, que permite cadastrar, buscar e excluir dados rapidamente e com apenas alguns cliques.
Cadastro Automático com Macros no Excel – Como Criar o Seu?
Agora, eu vou te mostrar como criar um cadastro automático com macros no Excel! Você vai conseguir cadastrar um cliente na sua tabela apenas inserindo as informações dele em um local e com um clique o Excel vai registrar dentro da tabela e ainda ordenar as informações.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:
Não vamos te encaminhar nenhum tipo de SPAM! A Hashtag Treinamentos é uma empresa preocupada com a proteção de seus dados e realiza o tratamento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18). Qualquer dúvida, nos contate.
Cadastro Automático com Macros – Apresentando a Planilha
Neste exemplo vamos automatizar uma planilha fazendo com que ela insira um novo nome e indique qual a pessoa mais velha da tabela.
Para isso vamos usar a tabela abaixo, disponível no material didático desta aula.
Como Gravar uma Macro no Excel:
Esta é uma macro bastante simples de fazer:
Vá até Exibir > Macros > Gravar Macro e escolha um nome para a macro, não coloque espaços no nome, por exemplo, InserirVendedor.
A partir de agora o Excel está gravando tudo que estamos fazendo na planilha, vamos criar um roteiro de ações que queremos repetir sempre que clicarmos no botão:
Selecione a primeira linha da tabela e clique no atalho CONTROL SHIFT + vai aparecer uma caixinha -> selecione a opção Deslocar células para baixo.
Feito isso, inserimos uma nova linha na planilha, mas esta linha veio com a formatação do título e não é esta a formatação que queremos.
Corrigir a Formatação
Selecione a linha de baixo que está com a formatação desejada e clique no pincel de formatação na guia Página inicial.
Em seguida clique nobre a nova linha que está com a formatação errada para modificá-la, dessa forma corrigimos a formatação.
Agora vamos selecionar os dados que queremos inserir na planilha e colar transposto na linha nova que colocamos na tabela:
Ordenar e Identificar a Pessoa Mais Velha
Vamos configurar para a tabela ficar do mais idoso para o menos idoso, para isso selecione os cabeçalhos da tabela e na guia Dados clique em Filtro.
Clique no filtro da coluna de idade e escolha a opção -> Classificar do maior para o menor.
Por fim copie o primeiro nome que estiver na coluna de Vendedor (nome do mais idoso) e cole na célula ao lado de “Mais Idoso”.
Após concluir todos esses passos podemos voltar na macro na guia Exibir e Parar a Macro.
Criar um Botão para Executar a Macro
Vamos colocar uma forma geométrica para ser o botão da nossa macro:
Na guia Inserir, clique em Ilustração e selecione Formas. Marque a opção de retângulo com cantos arredondados.
Coloque o retângulo no tamanho que fizer mais sentido para um botão na sua tela e com o retângulo selecionado vá na guia Forma de formato e escolha um tema para o botão, um estilo.
Coloque também um nome no botão, neste caso vou colocar Novo Cliente, ainda com o botão selecionado clique sobre ele com o botão direito do mouse:
- Selecione a opção Atribuir Macro
- Em seguida, selecione a macro que acabamos de criar e dê ok.
Pronto, agora você pode inserir um novo cliente e clicar no botão que ele não só vai inserir a linha com o cliente na tabela como vai também trocar o nome do cliente caso este seja mais velho dos que os que já temos na lista.
Formulário de Cadastro de Funcionários no Excel (Com Macro)
Agora vamos avançar e criar um formulário mais elaborado com listas suspensas, botões de opção e macro para automatizar o cadastro.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:
Não vamos te encaminhar nenhum tipo de SPAM! A Hashtag Treinamentos é uma empresa preocupada com a proteção de seus dados e realiza o tratamento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/18). Qualquer dúvida, nos contate.
O que você vai criar?
Imagine um formulário onde você pode:
- Preencher informações como nome, sobrenome, cargo, data de início, pendências, departamento, código e turno.
- Selecionar opções de listas suspensas (como departamentos e pendências).
- Escolher entre turnos (manhã ou tarde) usando botões de opção.
- Clicar em um botão “Cadastrar” para salvar automaticamente as informações em uma tabela.
No arquivo desta aula nós temos duas abas, uma com o gabarito e outra com a planilha. A do gabarito já mostra esse formulário pronto.
Vamos aprender como criá-lo do zero?
Passo a Passo para Criar o Formulário
1. Estrutura do Formulário
Comece criando a estrutura básica do formulário:
- Defina os campos: Nome, Sobrenome, Cargo, Data de Início, Pendências, Departamento, Código e Turno.
- Ajuste o layout: diminua o espaçamento entre as linhas e aumente a largura das colunas para melhorar a visualização.
2. Validação de Dados
Para evitar erros, use a validação de dados:
- Pendências: Crie uma lista suspensa com as opções “Sim” e “Não”.
- Departamento: Crie outra lista suspensa com os departamentos da empresa (ex: Projetos, Operações, Vendas, Administrativo).
3. Botões de Opção para Turnos
Para selecionar o turno (manhã ou tarde), use botões de opção:
- Ative a guia Desenvolvedor (se ainda não estiver visível): vá em Arquivo > Opções > Personalizar Faixa de Opções e marque a opção “Desenvolvedor”.
- Insira dois botões de opção: um para “Manhã” e outro para “Tarde”.
- Vincule os botões a uma célula para armazenar a escolha (ex: C24).
4. Função SE para Mensagens de Pendências
Se o usuário selecionar “Sim” em “Pendências”, exiba uma mensagem:
- Use a função SE para verificar o valor da célula de pendências.
- Se for “Sim”, exiba a mensagem: “Por favor, entrar em contato com [email protected]“.
5. Criando a Macro para Cadastrar
Agora, vamos automatizar o cadastro com uma macro:
- Grave uma macro chamada “Cadastrar” que:
- Insere uma nova linha na tabela de cadastro.
- Copia as informações do formulário para a tabela.
- Limpa o formulário para o próximo cadastro.
- Crie um botão no formulário e vincule-o à macro.
6. Ocultando Informações Desnecessárias
Para deixar o formulário mais limpo:
- Oculte as colunas e linhas que não são necessárias para o usuário final.
- Esconda a guia Desenvolvedor e outras barras de ferramentas para uma aparência mais profissional.
Benefícios do Formulário de Cadastro de Funcionários no Excel (Com Macro)
Esse formulário de cadastro no Excel é prático, funcional e profissional. Usando validação de dados, botões de opção e macros, você pode automatizar processos e garantir que as informações sejam cadastradas corretamente.
Essa solução é ideal para empresas que precisam gerenciar cadastros de funcionários, clientes ou qualquer outro tipo de registro.
Planilha de Cadastro de Clientes com Formulário no Excel
Quer saber como construir um cadastro de clientes no Excel utilizando formulário e macro sem precisar programar em VBA?
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:
Como Criar Um Cadastro de Clientes Automático no Excel
A ideia é que você consiga construir um cadastro parecido com esse com algumas funcionalidades para facilitar a interação com os dados.
Note que temos vários botões e eles vão permitir que você faça diferentes ações de forma rápida com um único clique.
O primeiro vai abrir um formulário para que você possa adicionar um novo cliente, depois temos 2 botões de filtro, temos um botão para limpar qualquer filtro que já tenha sido aplicado.
E por fim temos uma classificação de gênero em 3 níveis, feminino, masculino e outro.
Prepare a Base de Dados
No material disponível para download temos a base de dados que utilizaremos para esse formulário, mas você vai notar que inicialmente tanto a coluna de Nascimento quanto a coluna de CPF não estão formatadas.
Então você pode formatar a primeira como data abreviada e a segunda, que é a coluna de CPF, você pode aprender como criar uma formatação personalizada com nossa aula completa sobre o assunto. Nessa publicação temos algumas formatações muito úteis que podem te auxiliar no dia a dia!
Para finalizar vamos criar uma coluna entre as colunas Nascimento e Gênero para obter a idade de cada uma dessas pessoas.
Para isso vamos utilizar a função DATADIF do Excel, que vai permitir trazer a idade em anos (utilizando o “Y” que significa year, ano em inglês).
Feito isso podemos formatar como tabela essas informações para facilitar o nosso trabalho!
Habilite o Formulário Sem VBA
Agora nós vamos habilitar o nosso formulário sem o uso do VBA, para isso você pode seguir os passos ensinados na primeira aula dessa série, ou então acessar essa publicação onde explicamos o passo a passo detalhado dessa ferramenta escondida!
Feito isso, você pode clicar em qualquer informação da tabela e clicar nessa ferramenta que habilitou que vai visualizar o formulário.
Aqui você pode adicionar, excluir, alterar e até localizar as informações desejadas de forma muito fácil sem nada de programação!
Grave Macros para Automatizar Processos
Para automatizar ainda mais o processo, podemos gravar uma macro no Excel para abrir o formulário, filtrar clientes por gênero e classificar os dados.
Você pode gravar quantas macros quiser para facilitar o seu trabalho, depois basta criar uma forma qualquer, formatá-la para ficar mais visual e atribuir a macro utilizando o botão direito do mouse, assim como fizemos na aula anterior.
Depois disso quando você clicar nessa forma ela vai executar a ação da macro, ou seja, ao invés de você ter que repetir todo o procedimento feito inicialmente, você já gravou tudo aquilo no botão. Então com um único clique vai poder reproduzir as ações de forma rápida e eficiente.
Pode até criar um menu diferente com botões em outro estilo ou até mesmo atribuir essas macros a imagens.
Conclusão – Como criar um Formulário de cadastro no Excel
Nessas quatro aulas mostramos diferentes formas de criar formulários de cadastro com Excel com e sem macros.
Vimos como você pode criar uma planilha de cadastro de clientes e de funcionários no Excel utilizando formulário e macro no Excel para automatizar todo o processo!
Essa é uma forma para tornar o seu trabalho mais fácil utilizando o Excel, então você pode utilizar o que aprendeu não somente para criar uma planilha de cadastro, mas para te auxiliar em outra atividades que tenha usando o Excel!
Com isso você vai poder deixar seu relatório muito mais dinâmico e fácil de ser utilizado!
Apostila Básica de Excel
Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!
Hashtag Treinamentos
Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!
Posts mais recentes de Excel Intermediário
- Funções do Copilot no Excel que vão TRANSFORMAR seu TrabalhoVocê sabia que o Copilot no Excel faz muito mais do que tirar dúvidas? Essa IA pode criar fórmulas, formatar dados e até gerar gráficos por você.
- Planilha de Finanças Pessoais no Excel – 2 ModelosAprenda a criar a sua planilha de finanças pessoais no Excel, totalmente automática, para que você possa ter controle e uma ideia de como melhorar suas finanças.
- Descubra os Melhores Atalhos do Excel!Você conhece os melhores atalhos do Excel? Eles são extremamente importantes para quem quer ser mais rápido e produtivo no Excel.
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
- Automação Whatsapp Web com com Python: Guia Completo para Enviar Mensagens com PyWhatKitVocê já imaginou programar o envio de mensagens com uma automação WhatsApp Web com poucas linhas de código?
- 30 Frases de Small Talk em Inglês: Tenha Conversas Naturais em InglêsDomine o Small Talk em Inglês com 30 frases práticas para conversas rápidas. Aprenda a pronúncia, os usos e dicas para falar com mais naturalidade.
- Fórmula CALCULATE no Power BI [+Erro Comum e Como Evitar]Nessa aula vamos te mostrar como utilizar a fórmula CALCULATE no Power BI para que possa fazer seus cálculos com filtros específicos!
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.