Blog

Postado em em 21 de fevereiro de 2021

Ferramentas do Power Query que Você Precisa Conhecer

Nessa aula vamos te mostrar 3 ferramentas do Power Query que vão te ajudar bastante no tratamento da sua base de dados. Vem aprender!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Ferramentas do Power Query

Você já deve ter ouvido falar no Power Query que é o editor de consultas que temos no Power BI.

Esse permite com que o usuário faça a edição e ajuste dos dados que vai importar antes de enviá-los diretamente ao Power BI.

Isso é necessário, pois boa parte das vezes os dados não são importados como gostaríamos, então temos alguns ajustes a fazer para garantir que nossas análises e relatórios dentro do Power BI sejam feitas corretamente.

Então nessa aula vamos te mostrar 3 ferramentas que serão muito úteis nesse processo de edição e tratamento de dados dentro do Power Query, são elas: Ferramenta coluna de exemplos, ferramenta coluna condicional e ferramenta para calcular idade.

Vamos fazer uma separação por tópicos para facilitar o entendimento de cada uma dessas ferramentas.

Ferramenta Coluna de Exemplos Power Query

Antes de utilizar essa ferramenta vamos precisar importar os dados desejados para dentro do Power Query, então vai precisar da sua base de dados ou da base que vamos deixar disponível para download.

Ferramentas do Power Query
Base de dados

Para o nosso primeiro caso o que nós vamos analisar é a primeira coluna, que é a coluna de endereço.

Veja que nela temos endereços completos e muita das vezes isso vai dificultar a fazer algumas análises, pois não vamos querer analisar todo o endereço completo e sim uma loja, cidade, estado, entre outras informações.

Então nosso objetivo será extrair uma informação que está no meio desse endereço para analisar de forma mais eficiente quando estivermos construindo um relatório.

Para isso vamos selecionar a coluna desejada, ir até a guia Adicionar Coluna e selecionar a opção Coluna de Exemplos.

Ferramenta Coluna de Exemplos
Ferramenta Coluna de Exemplos

Feito isso o Power Query vai criar uma coluna em branco para que você possa ir preenchendo com as informações que deseja tirar.

Mas calma, não vai ter que preencher tudo, é por isso que o nome se chama coluna de exemplos, pois a partir de algumas informações que você colocar em 2 ou 3 linhas.

O programa já vai ser capaz de identificar aquele padrão e replicar para todos os outros dados que tenha na sua tabela.

Vamos dar um duplo clique na primeira célula e escrever Rio de Janeiro para obter essa informação do endereço.

Ferramentas do Power Query
Inserindo o primeiro exemplo

Veja que ao pressionar enter o programa não pega exatamente todas as informações corretas, por esse motivo que ele precisa de exemplos.

Então vamos continuar escrevendo em 2 ou 3 linhas que ele já deve fazer o reconhecimento correto desse padrão.

Ferramentas do Power Query
Inserindo o segundo exemplo

É possível observar que a partir do segundo exemplo ele já entendeu esse padrão, então basta clicar em OK que teremos uma nova coluna com essas informações separadas. O que nos permite fazer uma análise por região agora ao invés de utilizar o endereço completo.

Ferramenta Coluna Condicional Power Query

Como o próprio nome da ferramenta já fala, vamos criar uma coluna que possui uma condição, ou seja, o resultado dela vai depender de uma condição de outra coluna.

Neste exemplo nosso objetivo vai ser a criação de uma coluna para definir um bônus dos gerentes baseado no desempenho desses gerentes.

Então a partir desse valor de desempenho nós vamos fazer uma atribuição de bônus.

Ferramenta Coluna Condicional
Ferramenta Coluna Condicional

Ainda na mesma guia de Adicionar Coluna, nós vamos selecionar a coluna de desempenho e vamos selecionar a opção Coluna Condicional.

Inserindo as condições e resultados
Inserindo as condições e resultados

Aqui vamos poder colocar as condições e os resultados que vamos querer de acordo com cada condição.

Neste caso vamos dar bônus para desempenho maior ou igual a 7 de R$4.000,00, e para desempenho igual ou maior do que 5 (neste caso 5 e 6, pois o 7 em diante já foi incluído), vamos dar um bônus de R$2.000,00.

Por fim, na última opção é caso tenhamos algum valor qualquer diferente do que foi definido, e nesse caso não vamos dar bônus nenhum, então vamos atribuir 0.

IMPORTANTE: Não coloque o texto “sem bônus” ou qualquer outro texto, pois essa coluna já possui números e se misturar os dados de uma coluna em 2 formatos diferentes vamos ter problema para fazer a análise desses dados.

Então feitas as definições da coluna especificada e colocado os resultados de cada condição podemos pressionar OK.

Desta forma o programa vai fazer essa verificação para todas as linhas da sua tabela, então para cada um dos gerentes vamos ter essas condições sendo aplicadas e já teremos os valores do bônus que cada um vai receber. Fácil, não é?

Resultado da coluna condicional
Resultado da coluna condicional

Claro que você pode fazer as alterações de acordo com sua necessidade e baseado nas colunas que desejar para ter esses resultados.

Calcular Idade no Power Query

Vamos agora para a última ferramenta, mas não menos importante, na verdade é uma ferramenta bem útil, pois muita das vezes precisamos calcular os períodos em ano tendo apenas uma data.

Então essa é uma forma que temos para fazer esse cálculo de idade, que não serve apenas para a idade de uma pessoa, mas para períodos em geral.

Ainda utilizando a guia de Adicionar Coluna vamos selecionar a coluna de Data de Nascimento, pois é a coluna que vamos obter a informação que queremos. Basta ir até a opção Data e em seguida em Idade.

Ferramenta para obter a idade
Ferramenta para obter a idade

Ao fazer isso o programa vai retornar uma coluna com esse período em duração, no formato de duração, que seria o equivalente as horas.

Mas não é isso que queremos, então vamos continuar com essa coluna selecionada, vamos até a guia Transformar, em seguida vamos até Duração e por fim em Total de Anos.

Transformando o resultado de duração em anos
Transformando o resultado de duração em anos

Pronto, agora temos a idade de cada gerente em anos sem fazer muito esforço ou diversos cálculos para descobrir esse valor. Por fim podemos utilizar a opção de arredondar para baixo para não termos valores quebrados.

Conclusão

Viu como as 3 ferramentas do Power Query incríveis que podem te ajudar bastante durante sua edição e ajuste de dados?

Agora mais importante do que ter visto essa aula é praticar para garantir que o conhecimento foi fixado e que você consiga replicar esses passos sempre que precisar.

Então vamos colocar a mão na massa, repetir os exemplos sozinho agora para verificar se conseguiu fixar todo o conteúdo!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!