Blog

Postado em em 6 de abril de 2022

Erros no Gráfico de Pizza no Power BI – Não Cometa Esses Erros!

Hoje eu quero te mostrar alguns erros no gráfico de pizza no Power BI que você não pode cometer no seus próximos relatórios!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Erros no Gráfico de Pizza do Power BI

Hoje eu quero mostrar alguns erros no Power BI, mais especificamente erros no gráfico de pizza no Power BI.

São erros comuns no gráfico de pizza que você pode não perceber, mas eles podem te prejudicar na hora de criar seu dashboard!

Erros para Evitar no Power BI

O primeiro erro e mais comum é o gráfico de pizza com muitas informações, você vai ver que não preciso nem explicar muito para você entender o que está errado.

Erros no Gráfico de Pizza
Primeiro erro com gráfico de pizza

Você não consegue identificar nenhuma informação, não sabe qual o tamanho das fatias, qual é maior, as cores são muito parecidas e atrapalham a visualização.

A legenda é ainda pior porque tem tanta informação que você se perde. Mesmo mudando para um gráfico de colunas ou barras você ainda teria muitas informações.

Então talvez a melhor solução seria uma matriz para facilitar a visualização dos dados, pois na forma gráfica, muitas informações acabam perdendo o intuito do gráfico que é facilitar a visualização.

Veja o que é um gráfico de pizza mais visual e com bem menos informações.

Aplicação correta de um gráfico de pizza
Aplicação correta de um gráfico de pizza

Esse gráfico é utilizado com poucas informações, então esse tipo de gráfico é importante com até 4 ou 5 informações.

IMPORTANTE: O gráfico de pizza deve ser utilizado para mostrar gráficos onde temos um total, então é muito importante que você leve isso em conta. Vamos sempre mostrar informações em relação ao total.

Segundo erro
Segundo erro no gráfico de pizza

Aqui temos outro grande erro ao utilizar o gráfico de pizza, estamos representando faturamentos mensais durante o ano.

Nesse tipo de análise a ideia é verificar o comportamento do faturamento ao longo do ano. Então vamos querer visualizar se estamos crescendo ou não, ou até mesmo se temos algum padrão.

Com esse gráfico de pizza é quase impossível fazer esse tipo de análise.

Substituindo o gráfico de pizza para melhorar a visualização dos dados
Substituindo o gráfico de pizza para melhorar a visualização dos dados

Dessa maneira já é muito mais fácil e visual para você visualizar a tendência dos dados, quais foram os melhores meses e quais foram os piores.

Tudo isso logo de cara porque temos a tendência de fazer uma leitura em Z, ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo, nesse sentido o gráfico de barra ou colunas facilita a absorção da informação.

Terceiro erro
Terceiro erro com gráfico de pizza

Dá só uma olhada nessa bagunça com o gráfico de pizza. Estamos tentando representar um percentual de 7,26% dentro de um gráfico de pizza para saber o percentual de demissões por gênero.

Olha o problema que você arrumou agora para entender esses dados. Fora que os seus dados ficam totalmente sem nexo, pois se você tem 7,26% de demissões como que tem um percentual de 8,77% e outro de 5,83%?

Viu como fica muito ruim nessa aplicação? Novamente, um gráfico de barras nesse caso já facilitaria a visualização e não deixaria essa confusão na cabeça de quem está visualizando essas informações.

Conclusão dos Erros no Gráfico de Pizza

Nessa aula eu te mostrei erros que você precisa evitar no Power BI ao utilizar o gráfico de pizza! E realmente você precisa evitá-los.

São erros que acabam dificultando a visualização e análise dos seus dados, o que vai totalmente na direção contrária da função de um gráfico.

Que é facilitar a visualização e análise dos seus dados, então tome cuidado ao utilizar um gráfico de pizza para não cometer esses erros!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador