Blog

Postado em em 17 de julho de 2022

Erro ao Importar Arquivos da Pasta no Power BI

Hoje eu quero te mostrar como resolver o erro ao importar arquivos da pasta no Power BI, quando você importa vários arquivos de uma vez!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Erro ao Importar Arquivos no Power BI

Você provavelmente já deve ter se deparado com um erro ao importar arquivos da pasta para o Power BI, só que muita das vezes os erros do programa não são nenhum pouco intuitivos.

Por esse motivo eu quero te mostrar como importar arquivos da pasta no Power BI e corrigir esse erro que pode acontecer!

Erros na Importação de Arquivos

A ideia de importar arquivos de uma pasta é quando queremos juntar essas informações em uma única tabela, pois não faz muito sentido trabalhar com elas separadamente se tiverem o mesmo conteúdo.

Arquivos na pasta
Arquivos na pasta

Nesse caso nós temos 3 bases de vendas de anos diferentes, então para que seja possível fazer uma análise mais completa nós vamos juntar todas as informações dentro do Power BI.

Isso é uma tarefa muito comum dentro das empresas, pois você pode ter informações anuais, mensais ou até semanais para juntar em uma única tabela.

Isso é muito importante, pois com essas informações juntas conseguimos fazer a análise de todos os períodos e não de períodos separados, então vamos ter uma visão geral de tudo.

Por mais que os nossos arquivos sejam planilhas em Excel nós temos que escolher a opção de Obter Dados de uma pasta.

Importando arquivos de uma pasta
Importando arquivos de uma pasta

Ao clicar nessa opção (dentro de Obter dados > Mais), uma pequena janela será aberta para que você coloque o caminho da pasta onde se encontram os arquivos.

Você pode tanto procurar esse caminho de forma manual, ou pode copiar diretamente da sua pasta.

Visualização dos arquivos da pasta
Visualização dos arquivos da pasta

Aqui você vai notar que temos uma lista de arquivos que estão na pasta, então é bom prestar atenção, pois ele vai trazer todos os arquivos da pasta e não só os de Excel por exemplo.

Então para evitar de juntar qualquer tipo de arquivo é que vamos selecionar a opção Transformar Dados.

Essa opção vai nos levar ao Power Query, que é o editor de consultas do Power BI. É o local onde vamos fazer o tratamento de dados antes de trazer os dados para o Power BI.

Arquivos dentro do Power Query
Arquivos dentro do Power Query

Aqui dentro do Power Query você vai notar que não temos as tabelas todas juntas. Justamente pela possibilidade de termos diferentes arquivos.

IMPORTANTE: Aqui vale ressaltar que para juntar essas informações de uma pasta os arquivos precisam ter a mesma estrutura (mesma ordem das colunas, colunas com mesmo nome) e a extensão dos arquivos precisa ser a mesma, caso contrário não será possível juntar as informações.

Se você tiver outros arquivos além dos que vai juntar pode filtrar por nome ou extensão por exemplo, para deixar somente os arquivos que vai juntar.

Depois disso, na coluna Content, você vai clicar nas duas setas apontando para baixo, dessa forma o Power Query vai juntar as informações dessas tabelas.

Feito isso será aberta uma janela para que você possa selecionar qual o arquivo de exemplo será utilizado (dentre os selecionados) e qual a planilha será utilizada para juntar as informações.

Juntando as informações de todas as planilhas
Juntando as informações de todas as planilhas

Por padrão fica o primeiro arquivo, mas como todos tem o mesmo padrão não faz tanta diferença nesse caso. Depois basta selecionar a Plan1, que é onde temos nossos dados e clicar em OK.

Visualizando o erro na terceira tabela
Visualizando o erro na terceira tabela

Feito isso, você pode voltar na parte de etapas aplicadas, até Outras Colunas Removidas1 e vai notar que duas das tabelas estão certas, mas a última está com erro.

Caso você não queira visualizar o erro na parte de etapas aplicadas, você pode simplesmente clicar em Fechar e Aplicar para enviar as informações para o Power BI.

Com isso você vai notar que terá um erro, aqui é uma parte bem chata do Power BI, pois esses erros não são nada intuitivos.

Mensagem de erro ao importar os dados para o Power BI
Mensagem de erro ao importar os dados para o Power BI

Nesse caso é esse o erro que nós temos: “A chave não corresponde a nenhuma linha na tabela”.

Esse erro é por conta do nome da aba que nós temos dentro da planilha. Nos dois primeiros arquivos essa aba se chama Plan1, mas no terceiro arquivo o nome da aba está como 2022.

E por não ter esse padrão o programa acaba não reconhecendo e dá esse erro! Então nesse caso basta alterar o nome da planilha para Plan1 que tudo vai funcionar normalmente.

Outro erro comum que pode acontecer é quando dentro do Excel você tem os dados formatados como tabela, quando você faz isso a tabela vai ter um nome.

E da mesma maneira que as abas precisam do mesmo nome, as tabelas também terão que ter o mesmo nome para que o Power Query entenda que é aquela tabela que vai pegar e não outra.

Então essa questão de nomenclatura é muito importante, pois ela pode dar erro e como você viu a mensagem de erro não é nada intuitiva então fica um pouco complicado saber o que é só de ver o erro.

Conclusão – Erro ao Importar Arquivos da Pasta

Nessa aula eu te mostrei como resolver 2 erros ao importar arquivos de uma pasta para dentro do Power BI.

São erros muito comuns, mas as mensagens de erro do programa não te ajudam muito, então você tem que procurar onde está o erro ou até procurar na internet para saber o que a mensagem significa.

Mas com a aula de hoje você já viu que é muito importante manter o padrão de nomes tanto de abas quanto de tabelas para que tudo funcione normalmente.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!