Blog

Postado em em 3 de julho de 2022

Dados do Power BI no Excel – Ferramentas Externas

Hoje eu vou te mostrar como trazer os dados do Power BI para o Excel. Dessa forma você vai conseguir fazer análises pontuais!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Botão para Analisar Dados do Power BI no Excel

Você provavelmente já quis analisar os dados do Power BI dentro do Excel não é mesmo? Hoje eu vou te mostrar uma ferramenta que vai te ajudar!

Essa ferramenta vai permitir com que você faça suas análises do Power BI dentro do Excel para análises rápidas!

Dados do Power BI no Excel

Essa ideia de fazer análises pontuais do Power BI dentro do Excel pode te auxiliar em alguns casos.

Para fazer isso nós vamos utilizar a guia chamada Ferramentas Externas, ou seja, é uma guia que vai ter ferramentas que não são nativas do Power BI, mas que conseguimos instalar para nos ajudar.

Para isso nós vamos utilizar uma ferramenta do site sqlbi, que é Analyze in Excel for Power BI Desktop.

Dentro do site você pode fazer o download da ferramenta, depois basta fazer a instalação padrão.

Feita a instalação é importante que feche o Power BI e abra de novo caso tenha ficado aberto na hora da instalação.

Guia Ferramentas Externas
Guia Ferramentas Externas

Com isso você vai ter a guia Ferramentas Externas e já vai ter a ferramenta Analyze in Excel pronta para utilizar.

Antes de utilizar a ferramenta é interessante que você saiba que tem uma opção de Exportar dados dentro do próprio Power BI, só que essa ferramenta não é muito boa.

Ela acaba não sendo muito eficiente, pois os dados não ficam sempre certos, pode ter algum problema na separação de um número, então essa Ferramenta Externa vai conseguir fazer isso de uma forma mais eficiente.

Ao clicar nessa ferramenta um arquivo em Excel será aberto e dentro desse arquivo já vamos ter uma tabela dinâmica criada com todos os campos que temos dentro do Power BI.

Dados do Power BI dentro do Excel
Dados do Power BI dentro do Excel

Isso é muito útil quando você precisa de algo mais rápido para uma apresentação ou uma consulta rápida.

Como no Power BI algumas fórmulas acabam sendo mais demoradas para serem construídas, e tendo isso dentro de uma tabela dinâmica no Excel vai ser bem mais rápido.

Então para esse tipo de análise pontual onde você precisa ser rápido, trazer essas informações para o Excel acaba te ajudando bastante.

Criando análises dentro do Excel
Criando análises dentro do Excel

Aqui temos um exemplo dos custos por mês dentro do Excel para que você consiga visualizar como esse tipo de análise acaba sendo mais rápida.

Além disso alguns cálculos mais pontuais dentro dessa tabela são mais rápidos de serem feitos dentro do próprio Excel, pois acaba sendo mais fácil a questão de selecionar onde estão os valores.

Já no Power BI para ter um resultado bem rápido isso já não seria tão viável, mas é claro que se você tiver todos os dados dentro do Power BI vale a pena puxar dele mesmo.

Mas quando não tiver as informações que precisa já prontas, por questão de facilidade de rapidez vale a pena utilizar essa ferramenta para trazer os dados para dentro do Excel.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como utilizar a ferramenta Analyze in Excel para trazer os dados do Power BI para dentro do Excel para análises rápidas e pontuais.

Isso pode te ajudar muito quando precisa de uma análise mais pontual que não tem as informações dentro do Power BI, então vai conseguir ganhar tempo ao invés de ter que criar as fórmulas dentro do Power BI para trazer a informação desejada.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!