Blog

Postado em em 12 de abril de 2021

10 Cursos Para Engenheiros Tornarem Seu Currículo Profissional!

Os cursos para engenheiros são voltados a todos os estudantes e profissionais formados que desejam se especializar.

Atualmente, é possível encontrar cursos profissionalizantes e cursos livres gratuitos em todas as áreas, disponíveis no formato EAD e presencial.

Investir em cursos extracurriculares para engenheiros é uma excelente opção para quem deseja tornar o currículo profissional e ainda mais competitivo.

Se você acabou de completar a graduação em engenharia e está em busca de crescimento profissional, confira agora os 10 cursos para engenheiros que reunimos abaixo!

Quer impressionar seu chefe, crescer profissionalmente e ser promovido com frequência? Então conheça o Curso Completo Online e com certificação de Excel da Hashtag Treinamentos!

Excel Avançado

cursos-para-engenheiros-excel-avancado

O Excel é uma excelente ferramenta no dia a dia para facilitar a organização de dados, para cálculos e organização de projetos.

Para os engenheiros, o curso avançado de Excel é também essencial para enriquecer ainda mais o currículo.

Com esse curso, você aprenderá a utilizar as fórmulas e funções que o programa oferece especialmente para a área de engenharia.

O aprendizado no curso pode ser aplicado no dia a dia de engenheiros de produção, engenharia da computação, engenharia civil e tantas outras áreas dessa ciência.

Uma dúvida comum sobre esse curso é: como o Excel pode ser utilizado por um engenheiro de produção? O Excel avançado pode ser utilizado de várias formas, na verdade.

Para os engenheiros de produção, pode ser usado para diversos cálculos, projetos, para orçamentos, cronogramas, controle de materiais e mais atividades.

Através de uma planilha de Excel, é possível também montar apresentações incríveis no Power BI.

Ao observar o Excel, você verá que lá existem funções específicas para quem é da área de engenharia, com fórmulas como BESSELI, BESSELK, BESSELY, BINAOCT e várias outras.

Ficou interessado? Aprenda a como mexer no Excel ainda hoje.

Visual Basic Para Iniciantes

O Visual Basic é mais uma opção de curso extracurricular para engenheiros que pode ser feito a distância.

Essa é uma linguagem de programação produzida pela Microsoft, que pertence ao pacote Microsoft Visual Studio. 

É um derivado do BASIC, abreviação para “Código de instrução simbólico com várias finalidades para iniciantes”.

Ou seja, é uma ótima opção para quem deseja aprender a programar com uma ferramenta básica para iniciantes que permite criar programas e aplicativos.

Para os engenheiros que desejam conhecer uma versão um pouco mais avançada, é possível investir também em cursos com foco em VBA (Visual Basic for Applications).

MBA em Engenharia e Inovação

Cursar um MBA em Engenharia e Inovação é uma opção para os engenheiros que não desejam investir no momento em uma pós-graduação mais técnica.

Em um MBA, o foco é muito maior em gestão de negócios e administração estratégica.

Esse é um curso com objetivo de capacitar profissionais sobre os temas clássicos e modernos de engenharia e inovação, com foco muito grande na gestão da produção.

Além de conhecimentos técnicos para desenvolver produtos, processos e técnicas, o curso foca muito na gestão de pessoas, formação de líderes e ambientes produtivos.

Gerenciamento do Escopo de Projetos

As empresas, atualmente, buscam muito mais do que o conhecimento técnico dos profissionais, por isso cursos de gestão são tão importantes para se destacar no mercado de trabalho.

Os engenheiros, assim como outros profissionais, estão despertando para essa necessidade, por isso o curso de gerenciamento de escopo de projetos é uma das indicações.

Nesse curso, o foco é estudar quais são os processos e habilidades necessárias para conseguir organizar e garantir que um projeto siga um fluxo de trabalho produtivo e de sucesso.

Para gerir um escopo de projetos, é necessário definir objetivos, processos, as pessoas responsáveis, prazos, controle de prazos e validação do escopo.

Gestão de Projetos

cursos-para-engenheiros-gestao-de-projetos

Outra opção com foco em gestão são os cursos livres ou até mesmo MBA com foco em Gestão de Projetos.

É uma habilidade essencial para os engenheiros que almejam cargos mais gerenciais, de supervisão ou coordenação.

Nesses cursos, além das habilidades técnicas, é importante desenvolver as habilidades comportamentais de liderança, como dar bons feedbacks, gerenciamento de escopos de projeto, designar tarefas, estabelecer orçamentos, cronogramas e mais.

Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços

Um curso como este tem como propósito formar profissionais que desenvolvam processos para garantir o sucesso de produtos e serviços no mercado.

Através de uma boa gestão, os engenheiros podem corrigir erros durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), gerindo em quais etapas e processos deve-se alocar mais esforços, monitorar e avaliar riscos, evitar retrabalhos, ter controle do orçamento, prazos e tarefas.

É possível encontrar cursos como esse com certificação, em formato EAD ou presencial. Ou seja, é possível encaixar o modelo que melhor se adapta na sua rotina.

Engenharia Econômica

O curso de Engenharia Econômica pode interessar engenheiros de diversas áreas, pois o foco dessa especialização é aplicar conceitos de gestão de recursos financeiros em melhorias inovadoras na empresa.

Isso pode envolver desde o uso de ferramentas mais modernas para análise de investimento e fluxo de caixa, até a criação de um projeto mais inovador como geração de energia eólica.

É uma forma de unir os conhecimentos da engenharia com outras áreas mais administrativas.

Introdução ao PCP

O curso de introdução ao PCP (Planejamento e Controle da Produção) é uma excelente oportunidade de aprendizado para enriquecer os currículos de engenheiros de produção.

O foco de um curso assim é aprimorar as técnicas e estratégias na área de PCP das empresas.

Os profissionais dessa equipe são responsáveis por organizar a rotina e o planejamento estratégico da produção.

As responsabilidades de um engenheiro que trabalha com PCP são atuar na programação e controle da produção, realizar relatórios, planilhas, índice de produtividade, apoio no planejamento dos processos de uma fábrica e muito mais.

Gestão da Qualidade

Além da especialização em Gestão de Qualidade, existem cursos técnicos voltados à área.

Essa formação busca capacitar profissionais analíticos para supervisionar a qualidade dos métodos de trabalho, da organização, dos produtos e processos produtivos.

No curso, os engenheiros aprendem sobre como elaborar planos estratégicos de gestão de qualidade, sobre liderança e certificações importantes para as empresas.

Gestão da Inovação

Atualmente, para se destacar no mercado de trabalho é preciso buscar se especializar cada vez mais em processos inovadores. 

Os engenheiros podem fazer isso através de cursos de Gestão de Inovação.

Esse é um curso que estuda e desenvolve processos e atividades que possam tornar uma organização cada vez mais moderna, desde os processos operacionais à gestão.

Quer impressionar seu chefe, crescer profissionalmente e ser promovido com frequência? Então conheça o Curso Completo Online e com certificação de Excel da Hashtag Treinamentos!

Conclusão

Se dedicar ao conhecimento é sempre um bom investimento. Por isso, separamos neste artigo dicas de cursos para engenheiros que desejam se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, quando falamos de engenharia, abre-se um leque enorme, não é?

Existem diversas especialidades, como engenharia de produção, engenharia civil, de computação, mecânica e assim por diante. 

A lista é bem grande, mas os cursos que separamos podem se encaixar em diversas áreas que citamos.

Além de cursos técnicos, os cursos voltados à inovação e gestão também são essenciais para os engenheiros que desejam tornar o currículo ainda mais atrativo.

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e buscar o curso que melhor se encaixa no seu plano de carreira.

#treinamentos # treinamentos

Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!