Blog

Postado em em 11 de agosto de 2021

Como usar API no Power BI [Case Prático – Importar Cotações]

Nessa aula eu vou te mostrar como usar API no Power BI com um exemplo prático de importação de cotações com API do Banco Central!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Fala, pessoal! Tudo certo?

Hoje nós vamos te mostrar o que é uma API no PBI de fato, e acompanhado disso teremos uma aplicação/exemplo na prática no Power BI de como utilizar uma API para importar cotações direto do site do Banco Central.

Teremos também um arquivo em Excel com movimentações de uma empresa com entradas e saídas com valores e suas respectivas moedas de movimentações feitas, em determinadas datas.

Definição de API

Soluções de APIs foram criadas para realizar a integração, interface ou relação entre dois sistemas diferentes.

Ela é uma sigla em inglês que traduzida significa interface de programação de aplicações, e por definição é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.

No exemplo de hoje vamos usar uma API do Banco Central.

Arquivo Excel

Temos um arquivo com dados de movimentações de uma empresa em seus centros de custos, sendo entradas ou saídas, com as colunas: Movimentação, Data, Tipo, Classificação, Documento, Centro de Custos, Local, Valor, Moeda.

Importar o arquivo em Excel para o Power BI

Primeiro de tudo: com o Power BI Desktop aberto, vamos importar o arquivo em questão (Base Vendas) para o Power BI.

Vamos obter dados a partir do Excel (em 1), selecionar a planilha em questão (em 2), e clicar em Transformar Dados (em 3).

Imagem1 1

Assim, se abrirá o Power Query, que é o ambiente de transformação de dados no Power BI, onde poderemos fazer as nossas modificações na tabela importada.

Observe, aqui, como estão as 15 primeiras linhas importadas:

Imagem2 1

A partir daqui precisamos entender como acessar o editor avançado no Power BI para inserir o código mostrado na videoaula que vai criar uma coluna na nossa tabela através da linguagem M.

Como importar cotações para o Power BI

Teremos que, no Power Query, na guia página inicial, clicar em Editor Avançado.

Vamos entender o código no editor, conforme o código mostrado em aula, acrescentando o código em questão para adição de coluna (1), somado ao nosso link para realizar a consulta de cotação da moeda(2). Observe:

1)  Step = Table.AddColumn(PreviousStep, “NewColumnName”, each Json.Document(Web.Contents(“https://api.workflowmax.com/job.api/get/” & [id] & “/customfield?apiKey=[apiKey]&accountKey=[accountKey]”))),

2) https://olinda.bcb.gov.br/olinda/servico/PTAX/versao/v1/odata/CotacaoMoedaPeriodoFechamento(codigoMoeda=’USD’,dataInicialCotacao=’02-05-2021′,dataFinalCotacao=’02-05-2021′)?%24select=cotacaoCompra

O código do nosso editor avançado ficará da seguinte maneira, em sua forma inicial (estático), trazendo o valor do Dólar (USD) na data 05 de fevereiro (02) de 2021:

let

   Fonte = Excel.Workbook(File.Contents("caminhoMovimentações.xlsx"), null, true),

    Movimentações_Sheet = Fonte{[Item="Movimentações",Kind="Sheet"]}[Data],

    #"Cabeçalhos Promovidos" = Table.PromoteHeaders(Movimentações_Sheet, [PromoteAllScalars=true]),

    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(#"Cabeçalhos Promovidos",{{"Movimentação", Int64.Type}, {"Data", type date}, {"Tipo", type text}, {"Classificação", type text}, {"Documento", type text}, {"Centro de Custos", type text}, {"Local", type text}, {"Valor", Int64.Type}, {"Moeda", type text}}),

    #"Etapa" = Table.AddColumn(#"Tipo Alterado", "Cotação", each Json.Document(Web.Contents("https://olinda.bcb.gov.br/olinda/servico/PTAX/versao/v1/odata/CotacaoMoedaPeriodoFechamento(codigoMoeda='USD',dataInicialCotacao='02-05-2021',dataFinalCotacao='02-05-2021')?%24select=cotacaoCompra")))

in

    #"Etapa"

OBS: acima, na primeira linha, troque o texto “caminho” pelo caminho da pasta em que se encontra o arquivo.

Observe as 5 primeiras linhas após inserir esse código no editor avançado:

Importar cotações no Power BI
Importar cotações no Power BI

Após isso, para ter as cotações, você deve clicar no ícone à direita do título da coluna de Cotação, marcar apenas a caixa de “value”, e dar ok:

image

Em seguida, os valores da coluna passarão a ser “List”. Daí, você deve:

image 1

Após isso, clicará:

image 2

Assim, terá a coluna com seus valores iguais em cada linha. Lembrando que teremos o valor da cotação do dólar (USD), no dia 05 de fevereiro de 2021. Observe:

Importar cotações para Power BI
Importar cotações para Power BI

Para criar uma forma dinâmica, entendendo que moeda em cada linha teremos, e passar a interpretar a data em cada linha específica, teremos que criar uma nova coluna, antes da etapa “Etapa”, onde puxamos os valores de cotação. Observe como:

  • Na página inicial, clicaremos em Adicionar Coluna > Coluna de Exemplos
  • Digitaremos nessa coluna de exemplo como queremos que a data fique, para ser passada para o link. Algo como: MM-DD-AAAA (onde M = mês, D = dia, A = ano).
  • Dar Enter
  • Mudar o nome da coluna para DataCotação
  • Abrir o editor avançado, como explicado anteriormente
  • Escrever o seguinte na linha do link inserido no editor avançado: #”Etapa” = Table.AddColumn(#”Colunas Renomeadas”, “Cotação”, each Json.Document(Web.Contents(“https://olinda.bcb.gov.br/olinda/servico/PTAX/versao/v1/odata/CotacaoMoedaPeriodoFechamento(codigoMoeda='” & [Moeda] & “‘,dataInicialCotacao='” & [DataCotação] & “‘,dataFinalCotacao='”& [DataCotação] &”‘)?%24select=cotacaoCompra”))),

Observe o resultado, na coluna específica de valores:

Importar cotações Power BI
Importar cotações Power BI

O interessante de fazer esse tratamento todo no Power BI é garantir que, ao adicionarmos mais dados na planilha do Excel, mantendo aquele padrão de preenchimento no Excel, teremos com apenas um clique no Power BI todo o tratamento de dados feito nessas etapas.

Assim, como mostrado no vídeo, com apenas um clique conseguimos atualizar os dados da tabela do Excel, e, se tivéssemos gráficos prontos, eles também seriam atualizados.

Conclusão de Como usar API no Power BI

Hoje você aprendeu nessa aula o que é essa tal de API, e pôde acompanhar um case prático no Power BI de como usar uma API no Power BI para importar cotações direto do site do Banco Central.

Fizemos essa conexão com o site do Branco Central através de uma API no formato de link (ou no formato de site) para que você possa obter as cotações de moedas específicas

É isso mesmo, eles disponibilizam essa API para que você possa obter esses dados atualizados informando a data e a moeda que deseja.

Valeu, pessoal! Fique também ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Excel e Power BI! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador