Blog

Postado em em 21 de fevereiro de 2022

Como Mentir com Gráficos? Seja Mais Crítico nas Suas Análises

Hoje eu quero te mostrar não como mentir com gráficos, mas como ter uma análise mais crítica sobre os gráficos que são apresentados!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Mentir com Gráficos

A ideia da aula de hoje é te mostrar como analisar gráficos em Python de uma forma mais crítica para não ser enganado!

É isso mesmo, muitos gráficos as pessoas acabam omitindo informações ou eixos para que você tenha uma visão errada daqueles dados.

Como Analisar Gráficos em Python

Como eu disse anteriormente a ideia não é te ensinar a mentir com gráficos ou criar gráficos errados, é o oposto!

Quero te mostrar como você pode ser mais crítico e mais analítico com as informações que você vê por aí para verificar se elas mostram exatamente o que deveriam estar mostrando.

Vale lembrar que nessa aula não vamos detalhar muito essas análises em Python, vamos apenas te mostrar como você pode ser mais crítico com essas análises gráficas.

Só que para mostrar esses gráficos no Python nós vamos utilizar a biblioteca matplotlib, caso ainda não saiba fazer gráficos com Matplotlib basta clicar aqui que temos uma publicação só sobre esse assunto!

Gráfico inicial para análise
Gráfico inicial para análise

Aqui temos alguns dados da empresa dos anos de 2007 até 2022, mas na hora da apresentação eles mostraram apenas esse gráfico.

Sem um eixo x para dar referência e iniciando em 15 e indo até 20, então fica difícil entender do que se trata, mas se você olhar superficialmente vai ver que temos um crescimento linear que parece bem significativo.

A ideia então é começar o gráfico no 0 para que melhore a visualização e você entenda muito melhor o que está sendo passado.

Ajustando o eixo y para iniciar no 0
Ajustando o eixo y para iniciar no 0

Agora apenas ajustando o eixo Y para iniciar em 0 você já percebe que essa inclinação de crescimento já não foi tão significativa não é mesmo.

Agora um outro ponto importante que não foi mostrado, o eixo X. Não sabemos qual o período está sendo analisado.

Agora eu vou te mostrar a questão de ocultar esse eixo X e qual o impacto disso nas suas análises.

Como Mentir com Gráficos
Analisando um curto período em uma ação

Aqui temos um exemplo de uma ação em um determinado período. E vendo assim você pode pensar, “mas essa ação só está subindo!”.

E aí que está o problema, quando nós visualizamos o período total você vai notar que só nesse curto período é que essa ação subiu.

Como Mentir com Gráficos
Verificando o período geral dessa ação

Só que se analisar todo o período em anos, só nesse curto período é que tivemos essa ação subindo naquele ano específico.

Então é muito importante fazer essa análise mais detalhada para que você não se deixe enganar pelas informações que estão sendo mostradas.

Voltando ao nosso primeiro exemplo, olha o que acontece quando nós inserimos o restante das informações no gráfico.

Como Mentir com Gráficos
Visualizando todo o período da nossa análise inicial

Aquele crescimento só aconteceu no período que foi mostrado no gráfico, então a parte mais recente que é o que precisamos analisar esses valores já estão em queda.

No arquivo disponível para download temos alguns outros exemplos, mas é muito importante que você preste atenção nesses detalhes.

Porque o eixo não está começando no 0, estão realmente mostrando todo o período de tempo? Porque estão mostrando apenas uma faixa de dados.

Qual o motivo dos eixos não fazerem sentido ou uma variação se mostrar muito grande, mas ao ajustar a escala essa variação é muito menor.

Tudo isso precisa ser analisado para que você não seja surpreendido com essas informações que servem só para chamar atenção ou para mostrar um crescimento exagerado.

Isso é muito importante até para não cair em golpes em que as pessoas acabam mostrando um lucro muito grande ou algo muito exagerado para chamar sua atenção, quando na verdade aquela informação é só uma fatia do todo!

Conclusão de Como Mentir com Gráficos

Nessa aula eu quis te mostrar como ser mais crítico e fazer análise correta de gráficos para não ser enganado.

Você vai ver em muitos lugares dados distorcidos só para te mostrar algo mais exagerado e chamar sua atenção, quando na verdade estão mascarando informações para que você pense que ele é muito maior do que realmente é.

Então tenha sempre esse cuidado de fazer uma análise mais detalhada e verificar todo o período assim como as informações iniciando do 0 para ter uma visão geral dos dados.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Ciência de Dados, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!