Blog

Postado em em 17 de novembro de 2021

Como Fazer Regra de 3 no Excel: Guia Rápido e Prático

Neste conteúdo, vamos falar de um assunto que, certamente, todo mundo já viu e ouviu na época da escola. Só que, agora, ao invés de usar papel, lápis e borracha, vamos apostar na tecnologia. Você vai ver como fazer regra de 3 no Excel.

Dessa forma, é possível resolver muitas questões matemáticas, do dia a dia, com muita praticidade, precisão e sucesso.

Quer saber todos os detalhes? Então, continue a leitura. As dicas realmente são imperdíveis!

Porcentagem no Excel – Aprenda a calcular com 5 Exemplos

O que é regra de 3?

A regra de 3 é uma conta matemática que fazemos quando há quatro elementos, sabemos o valor de três, mas um ainda é uma incógnita. Ou seja, a regra de 3 vem para resolver esse terceiro elemento.

Uma observação muito importante: para aplicar a regra em questão, os quatro elementos da conta devem ter proporções iguais ou inversas.

Vamos usar um exemplo. Imagine que você trabalha em uma fábrica de cosméticos. Já a sua tarefa da vez é descobrir quantas embalagens faz uma máquina x.

Os dados da questão são os seguintes: em uma hora, a máquina produz 100 embalagens. Você deseja saber quantas horas são necessárias para produzir 1.000 embalagens.

Tempo em minutosQuantidade de embalagens
60 min100
X1000

Aqui, então, basta aplicar a chamada multiplicação cruzada. Assim:

  • 100X = 1.000 x 60
  • 100X = 60.000
  • X = 600

Ou seja, são necessários 600 minutos (10 horas) para produzir 1.000 embalagens.

Então, se lembrou um pouco desse cálculo tão comum? Ainda vamos falar mais sobre ele, claro. O conteúdo está só começando.

Qual a Importância da Regra de 3?

Antes de falarmos como fazer regra de 3 no Excel, vale reforçar o quanto essa conta é importante. A grande vantagem está na possibilidade de entender mais sobre proporções.

Além de tudo, é muito comum que, na rotina do trabalho ou dos estudos, as pessoas precisam descobrir proporções.

Nessas horas, dá para aplicar a regra de 3 tranquilamente. No Excel, então, o cálculo fica ainda mais simples e mais rápido.

como fazer a regra de três

Como calcular a Regra de Três no Excel?

Saber como fazer regra de 3 no Excel é mais simples do que se imagina. Basicamente, você só precisa colocar os dados na tabela, ver qual é a incógnita e, depois, realizar uma multiplicação.

Veja o exemplo abaixo (pegamos o mesmo das embalagens):

exemplo de cálculo da regra de 3 no Excel

Valores colocados na tabela, agora é hora de aplicar a conta. Você deve digitar, na linha debaixo da tabela:=B3*A2/B2

Você vai chegar ao mesmo resultado que chegamos no cálculo manual: 10 horas (600 minutos) para a produção de 1000 embalagens.

Como calcular a regra de três simples

A regra de 3 simples é quando temos três valores fornecidos e, assim, queremos saber o valor do quarto.

A maneira de calculá-la é exatamente como mostramos no tópico anterior. É preciso colocar os valores na tabela e, em seguida, aplicar a multiplicação cruzada descrevendo as linhas e colunas.

Exemplo: = A2*B3/B2

Regra de três composta

Já a regra de 3 composta acontece quando temos mais de três valores conhecidos, mas um deles é uma incógnita a ser desvendada.

Como fazer a regra de 3 porcentagem?

Para fazer o cálculo de porcentagem, por meio da regra de 3, a lógica é a mesma dos exemplos anteriores. A única diferença é que você vai precisar colocar o sinal de porcentagem.

Exemplo:

  • R$ 200 = 100%
  • X = 40%
exemplo de como fazer a regra de 3 de porcentagem no Excel
  • 100X = 40 x 200
  • 100X = 8.000
  • X = 80

As vantagens de saber como fazer regra de 3 no Excel

Assim como já comentamos por aqui, a regra de 3 é algo muito normal na rotina de estudantes e profissionais. E quando você utiliza o Excel como apoio para os cálculos, tudo fica mais simples, preciso e rápido.

Muito mais do que isso, o conhecimento mostra que você é uma pessoa preparada para lidar com cálculos simples ou complexos. Isso chama a atenção de recrutadores ou, ainda, dos seus atuais chefes.

O que queremos dizer é que os conhecimentos em Excel são a chave que abre muitas portas. Conquiste um excelente empregou e, claro, ganhe promoções profissionais ao se tornar um expert em Excel!

No curso da Hashtag Treinamentos, você pode assistir às videoaulas e fazer os exercícios on-line. Monte os seus próprios horários de estudo e dedique-se em casa, no trabalho, no horário de almoço, a caminho de casa, enfim.

Todos os conteúdos do curso foram pensados para pessoas de quaisquer níveis de conhecimento alcançarem o patamar de impressionador no Excel (acima do avançado).

Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?

saiba tudo sobre Excel com o curso da Hashtag

Conclusão

Neste conteúdo, nós relembramos um assunto muito comum do tempo escolar e, também, do dia a dia de adultos — do trabalho ou dos estudos. Nós vimos como fazer regra de 3 no Excel.

As duas contas — tanto a regra de 3 simples como a regra de 3 composta — podem ser feitas rapidamente no programa da Microsoft.

Para isso, é necessário, primeiramente, colocar os dados em uma tabela. Em seguida, já dá para aplicar a fórmula. Reveja os exemplos nos tópicos anteriores!

Saber como fazer regra de 3 no Excel te ajuda bastante em diversas tarefas do dia a dia, principalmente àquelas ligadas ao seu trabalho.

Então, economize tempo e surpreenda seus colegas de trabalho com as dicas de Excel!

Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!