Você atualmente usa o Power BI? Não? Então, nessa publicação vou te dar 3 motivos para que você entenda como começar no Power BI ainda hoje!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!
Clique aqui para acessar um minicurso gratuito de Power BI!
Neste post, vamos te dar 3 motivos para começar a usar o Power BI! Seja na sua empresa atual ou na que você vir a trabalhar, você vai entender o quanto esta ferramenta é útil para diversas finalidades.
Vamos aos motivos que são grandes diferenciais do Power BI:
Os Tooltips são informações detalhadas que você consegue obter sobre cada elemento em um gráfico no Power BI. Ao passarmos o mouse sobre um elemento da interface gráfica, o Power BI permite que sejam incluídas informações adicionais sobre aquele elemento. Vamos observar o gráfico a seguir, por exemplo:
Ao passarmos o mouse sobre as informações do gráfico, uma série de novas informações sobre os dados é mostrada. Ao passarmos sobre a informação “Celular”, por exemplo, podemos observar o seguinte:
Se passarmos o mouse sobre outro elemento do gráfico, como notebook, por exemplo, as informações detalhadas sobre notebook serão mostradas:
E, assim, conseguimos obter informações detalhadas sobre cada elemento do gráfico!
Este tipo de detalhe é obtido também em outros tipos de gráficos, como o de mapa, por exemplo, onde ao passarmos o mouse sobre a informação de um determinado local, esta informação aparece detalhada, trazendo dinamismo e praticidade ao gráfico.
O segundo motivo para você começar a usar o Power BI é que os relatórios que você cria podem ser facilmente publicados na web, de maneira gratuita. Com o relatório publicado, você pode compartilhar o link com as pessoas da sua empresa e elas podem acessá-lo remotamente quando quiserem, pelo celular, computador, tablet, etc.
Além disso, você pode atualizar seu relatório e publicar as atualizações neste mesmo link, onde as pessoas terão acesso em tempo real às atualizações que você publicar, podendo inclusive fazer as interações com os tooltips, filtros, e demais elementos do seu relatório.
Em nossos relatórios, os dados geralmente são dinâmicos, devendo ter uma periodicidade de atualização. Por exemplo, podemos ter que controlar nossas vendas por dia, e nosso relatório precisa ser atualizado com essas novas vendas diariamente.
Para atualizar manualmente, podemos simplesmente clicar no botão de atualizar mostrado a seguir:
Mas, o Power BI permite também que esta atualização seja programada com a periodicidade que desejarmos. Podemos, por exemplo, programar nosso relatório para que ele seja atualizado todo dia às 9h, sendo o processo muito mais simples e automático.
Temos então esses 3 diferenciais que colocam os relatórios criados com Power BI em um nível muito elevado de qualidade e praticidade. Se você se interessou e deseja aprender mais sobre o Power BI e começar já a criar os seus próprios relatórios, se inscreva no nosso minicurso gratutito de Power BI que está no final desta página. Bom aprendizado!
Você sabia que aqui na Hashtag temos um dos mais bem avaliados cursos de excel do Brasil? Clique aqui para saber mais!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.