Nessa publicação vamos ver algo que parece simples, mas precisa de algumas configurações: como classificar gráficos em ordem cronológica.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Porque por padrão, o Power BI classifica os meses em ordem alfabética. Em nossas análises, queremos ver algum comportamento durante o ano (passar dos meses), e queremos observar a sequência correta de meses que se sucedem, sendo o primeiro Janeiro, e o último Dezembro.
Quando você tenta classificar por mês no Power BI utilizando o nome de cada mês, o padrão do Power BI é classificar em ordem alfabética. Classificar datas em ordem alfabética não é muito útil para nós, por isso precisamos entender quais são os passos necessários para classificar cronologicamente no Power BI.
No nosso arquivo de exemplo, como usado no vídeo, temos a tabela de BaseVendas já importada, com as colunas de dados de SKU, Quantidade Vendida, Loja, Data da Venda, Mês e Nome do Mês.
Queremos verificar o comportamento de vendas dessa loja durante o ano. Para isso, precisamos ir na primeira guia do Power BI, a Relatório, e criar uma visualização temporal. A escolhida no vídeo e que iremos usar de exemplo é a de colunas empilhadas.
Para criar essa visualização, vamos inserir a Quantidade Vendida nos valores, e o nome do mês nos Eixos da visualização. Observe abaixo como ficará inicialmente:
Podemos observar nessa imagem que claramente não temos a ordem cronológica dos meses (sequencia natural de sucessão dos meses). O Power BI, por padrão, ordena os meses em que as quantidades vendidas (representadas pelo tamanho da coluna) são maiores para os que são menores, por isso que as colunas estão em ordem decrescente de tamanho. E não é isso que nós queremos.
Vamos então tentar classificar o gráfico pelo nome do mês, que intuitivamente pensamos ser o correto. Na própria visualização do gráfico, iremos clicar em no canto superior direito em … (três pontinhos), em seguida em “Classificar por”, e por último em “Nome do mês”. Veja abaixo como ficará esse gráfico após essa mudança (repare que a ordem ainda está decrescente, nós não a mudamos):
Novamente não será exatamente o que queremos, porque os meses agora estão ordenados do maior (em ordem alfabética: letra S) para o menor (em ordem alfabética: letra A). Temos a opção de ir em “…“ e colocar o nosso gráfico em ordem crescente (de letras), mas isso também não é o que queremos, pois vamos ter o gráfico ordenado com nomes dos meses de A, a S. Mas e agora?
Para o Power BI entender que queremos classificar os meses pelo número do mês, de Janeiro a Dezembro, ou seja, do mês 1 ao mês 12, teremos que fazer uma alteração na segunda guia do Power BI, a de Dados.
Precisamos clicar na coluna que queremos ordenar, no caso a de Nome do Mês, e ir no ícone de Classificar por Coluna (guia Modelagem ou Ferramentas de coluna), e escolher a coluna de Mês, porque queremos que a coluna de nome do mês siga a sequência de meses de 1 a 12, com a correspondência dos meses.
OBS: Após clicarmos, aparentemente nada aconteceu. Mas se retornarmos à guia de Relatório, podemos ver que o nosso gráfico estará corretamente ordenado, de Janeiro a Dezembro (em ordem crescente), ou de Dezembro a Janeiro (caso estivesse em ordem decrescente: ajeite indo em … > classificar em ordem crescente). Observe abaixo:
OBS2: Por que ele tinha entendido “errado” a coluna de nome do mês? Porque inicialmente ela é uma coluna qualquer de texto, com dados textuais. Inicialmente ele acha que temos diversos textos diferentes, e o mais normal é classificá-los em ordem alfabética (de A a Z).
Seguindo esses passos você vai conseguir ordenar os meses em ordem cronológica no Power BI! Esse é um problema bem comum, mas relativamente simples de ser resolvido! Siga nosso canal do Youtube e fique ligado no blog para mais conteúdo de Power BI. Até a próxima!
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Expert em VBA e Power BI da Hashtag Treinamentos. Auxilia no suporte aos alunos da Hashtag Treinamentos e na criação de conteúdos para os que acompanham nossos canais.