Blog

Postado em em 4 de julho de 2022

Aprendizado de Máquina na Sua Vida – Entenda o Machine Learning

Hoje eu quero falar sobre o aprendizado de máquina na sua vida e como o machine learning afeta quase tudo ao seu redor!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Aprendizado de Máquina na Sua Vida

Você já se perguntou como o aprendizado de máquinas influencia na sua vida?

Pode nunca ter ouvido falar, mas tenho certeza de que já comentou sobre um assunto e logo depois já viu um anúncio sobre isso não é mesmo?

Aprendizado de Máquinas

Quero te mostrar como a ciência de dados afeta a nossa vida. Você já deve ter percebido que YouTube, Instagram, Netflix e outras plataformas indicam conteúdos que estão relacionados com o que você gosta ou pode gostar.

Então vai receber sugestões de conteúdos que goste, de filmes, vídeos, publicações… Tudo isso é feito através da ciência de dados.

Já imaginou como é possível ter carros que dirigem sozinhos? Como ele não bate, o que acontece se visualizar um pedestre na rua…

Tudo isso são algumas das formas que o aprendizado de máquinas influencia no seu dia a dia.  

O aprendizado de máquina está em praticamente tudo, então desde que você passa seu cartão em uma maquininha, para verificar se a transação é uma fraude ou não.

Até a compra de uma casa e a verificação se vai conseguir ter um empréstimo ou não, também é feito por um modelo que vai definir se você é um bom pagador, qual a taxa de juros será concedida…

Vamos ter o machine learning em diversas áreas, na área médica para diagnóstico de doenças, até mesmo para prever algumas doenças.

Nos Estados Unidos mesmo, o uso do machine learning é muito grande, temos modelos para determinar se uma pessoa vai conseguir entrar em uma faculdade, inclusive temos modelos que avaliam as próprias universidades.

Você pode até achar que o machine learning sendo utilizado em tantas áreas pode ser algo ruim, mas não é.

Já imaginou uma empresa que tem uma alta quantidade de desperdício e utiliza o machine learning para verificar onde está esse desperdício, diminuir essa quantidade e com isso até diminuir o preço do produto.

O próprio YouTube utiliza o aprendizado de máquinas para saber o que você gosta, quais temas você se identifica, quais vídeos você pode gostar mais, então quando você cria sua conta e começa assistir conteúdos que gosta, o YouTube vai utilizar isso.

Vai utilizar para te recomendar mais do que está vendo, ou seja, mais do que você gosta para que você passe mais tempo na plataforma.

Já imaginou se aparecessem pra você apenas os vídeos mais vistos? Pode ser que apareça uma banda que não goste, ou vídeo de um tema que não tem interesse.

Você praticamente não ficaria na plataforma para assistir um conteúdo que não gosta não é mesmo? Agora está entendendo por que o machine learning é tão importante?

Por esse motivo você vê anúncios relacionados aos produtos que pesquisou, vão aparecer vídeos que você possa gostar, publicações que são mais do seu estilo.

Isso quer dizer que as máquinas vão aprendendo sobre as pessoas e com isso podem trazer uma experiência melhor pra você com relação as coisas que você gosta!

Com isso você vai notar que o aprendizado de máquina serve para praticamente tudo, o que vai beneficiar tanto uma empresa quanto o cliente da empresa.

O aprendizado de máquinas vai encontrar padrões que não são tão facilmente visíveis, podem até mesmo ser padrões que nós seres humanos podemos achar que não fazem sentido algum.

Vou te mostrar um exemplo de aprendizado de máquina que para você pode não fazer nenhum sentido, mas na época não só fez sentido como aumentou muito as vendas de um produto.

Exemplo prático de machine learning
Exemplo prático de machine learning

O Walmart analisou os dados de compra antes de um furacão nos Estados Unidos, e percebeu que existia um padrão.

Nesse padrão eles o produto Pop tarts tinha um aumento de consumo muito grande na véspera do furacão, então o modelo falou para aumentar o estoque desse produto.

Agora você deve imaginar, que em uma situação dessas as pessoas estariam procurando por itens de sobrevivência, procura de alimentos que possam ser estocados, itens de proteção…

E o modelo te fala para aumentar o estoque de um biscoito, o que você faria? Bem, nesse caso o Walmart seguiu o modelo e sabe o que aconteceu?

Então eles enviaram vários desses itens para as lojas que seriam afetadas por um novo furacão e as vendas do produto aumentaram em 7 vezes.

Você ou diversas outras pessoas provavelmente iriam ignorar o modelo por achar que não faz sentido, mas lembre-se, que o machine learning vai encontrar padrões que não conseguimos encontrar facilmente.

Conclusão – Aprendizado de Máquina na Sua Vida

Nessa aula eu te mostrei como o aprendizado de máquina influencia sua vida e como o machine learning está em praticamente tudo, mas é algo bom que pode te ajudar também.

Então mesmo que um modelo te parece meio absurdo talvez seja interessante testar ou ao menos verificar se ele vai te auxiliar!

Temos até alguns vídeos relacionados a machine learning aqui no canal para que você entenda um pouco mais sobre o assunto:

https://www.hashtagtreinamentos.com/?s=machine+learning

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Ciência de Dados, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!