Blog

Postado em em 29 de fevereiro de 2024

Aprender Programação – Precisa ser Programador para Aprender?

Quer aprender programação? Já se perguntou se precisa ser programador para aprender programação? Nesta aula, vou responder a essa pergunta. Então, vem comigo!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Aprender Programação – Precisa ser Programador para Aprender?

Na aula de hoje, vou esclarecer essa dúvida que pode estar passando pela sua cabeça se você já pensou em aprender programação.

Muitas vezes, pensamos que é necessário ser programador para começar a aprender programação. No entanto, vou direto ao ponto e dizer que não é o caso. Você não precisa ser programador nem trabalhar na área para se aventurar no mundo da programação.

A programação pode ser uma ferramenta incrivelmente útil para qualquer pessoa, independentemente da área em que atua. Ela pode ser um diferencial significativo, ajudando a resolver problemas específicos sem que seja necessário se tornar um programador profissional.

Ao longo desta aula, vou apresentar dois exemplos interessantes: um sobre automação e outro sobre análise de dados. Eles ilustram como aprender a programar pode acelerar seu trabalho e resolver problemas de forma mais prática.

Por que Aprender a Programar?

Aprender a programar oferece a capacidade de realizar tarefas de forma eficiente e diferenciada, automatizando e acelerando processos repetitivos e trabalhosos.

Ao adquirir habilidades de programação, você melhora sua capacidade de raciocínio lógico e criatividade. Isso porque a programação exige análise e solução de problemas que demandam essas habilidades.

Estudar e dominar uma linguagem de programação ajuda a desenvolver seu intelecto, raciocínio lógico e criativo, características extremamente úteis não apenas na área de programação, mas em todos os setores do mercado de trabalho.

Além disso, os conhecimentos adquiridos não se limitam apenas à área de desenvolvimento, podendo ser aplicados em diversos campos profissionais.

Você pode utilizar a programação para agilizar tarefas repetitivas em seu trabalho, auxiliar na análise de dados da sua empresa e em muitos outros cenários.

Saber programar é uma excelente maneira de abrir portas e impulsionar seu crescimento profissional, destacando-se no mercado de trabalho, independentemente da sua área de atuação.

A seguir, vou apresentar dois exemplos interessantes do que podemos fazer com programação, ambos desenvolvidos com Python.

Automação de Processos – Cadastro de Produtos

O primeiro exemplo que quero compartilhar é sobre a automação do processo de cadastro de produtos. Com um código simples desenvolvido em Python, é possível automatizar uma tarefa que, se feita manualmente, consumiria muito tempo.

Esse código permite automatizar o registro de mais de 400 produtos em um site. Com apenas algumas linhas de código, você pode fazer com que o computador abra o site e faça o login automaticamente.

Automação de processos

Em seguida, o programa registra todas as informações necessárias dos produtos.

Automação de processos

Ao concluir o registro de um produto, a automação passa para o próximo e continua até que todos os produtos sejam cadastrados corretamente.

Essa mesma automação pode ser aplicada a qualquer rotina de trabalho que precise ser executada diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Por exemplo, ela poderia ser utilizada para lançamento de notas, fechamento de caixa, registro de vendas, entre outras atividades.

Automatizar esses processos é vantajoso, pois permite que você delegue uma tarefa que anteriormente demandava muito tempo ao computador. Assim, você pode aproveitar esse tempo ganho para adiantar outras atividades ou se dedicar a estudos adicionais.

Análise de Dados – Cancelamento de Serviço

Outra oportunidade em que a programação pode destacá-lo é no campo da análise de dados.

Esse é o segundo exemplo que trago para ilustrar como o Python pode ser aplicado para analisar mais de 800.000 clientes e identificar os principais motivos de cancelamento de serviço.

Com Python, é possível construir gráficos, tabelas e dashboards que auxiliam nessa análise, permitindo visualizar insights e chegar a decisões fundamentadas.

tabela análise de dados
Gráfico análise de dados

Atualmente, praticamente todas as áreas contam com bases de dados que são analisadas e estudadas para embasar decisões e compreender melhor as métricas e informações das empresas.

Python é a linguagem de programação mais utilizada para análise de dados, devido à sua flexibilidade, velocidade e às amplas possibilidades que oferece para construir e realizar análises de dados abrangentes.

Conclusão – Aprender Programação – Precisa ser Programador para Aprender?

Na aula de hoje, demonstrei que não é necessário ser um programador para iniciar seu aprendizado em programação! Ter conhecimento em uma linguagem de programação pode ser um diferencial importante para se destacar no mercado de trabalho.

Além de aprimorar seu raciocínio lógico e criativo, dominar a programação pode economizar seu tempo, permitindo que você desenvolva mais habilidades ou concentre-se em outras tarefas, o que pode impulsionar seu destaque dentro da empresa.

Ter proficiência em uma linguagem de programação certamente o ajudará a resolver problemas e encontrar soluções criativas dentro de sua área de atuação, tornando-o mais ágil e eficiente.

Para auxiliá-lo a se destacar ainda mais em seu trabalho ou a enriquecer seu currículo, gostaria de oferecer dois minicursos gratuitos de Python, focados exatamente em automação de processos e análise de dados.

Minicursos Gratuitos:

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador