Blog

Postado em em 26 de janeiro de 2024

Analista de Dados SQL – Guia para Primeira Semana

Entenda a primeira semana como analista de dados SQL com este guia detalhado para iniciantes!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Analista de Dados SQL – Guia para Primeira Semana

Na aula de hoje, quero falar com você sobre a primeira semana como analista de dados SQL. Se você está, vai ou quer começar a trabalhar na área de análise de dados, esta aula servirá como um guia completo com dicas e rotinas de um analista de dados SQL.

O intuito é que você consiga compreender e pegar algumas dicas do que esperar e do que deverá fazer em cada um dos dias, de segunda a sexta, para ter uma maior produtividade e já se integrar nos processos da empresa.

Lembrando que essas são apenas dicas e rotinas de um analista de dados para você melhorar sua primeira semana como analista de dados. Porém, as orientações da sua gerência e direção deverão sempre ser prioridades. Este será um guia mais geral e complementar.

Rotinas para um Analista de Dados – Segunda-Feira (1º Dia)

Vamos dividir essa semana de segunda a sexta, considerando a segunda-feira como o primeiro dia. Então, mesmo que você comece em um dia diferente, considere, para este guia, que a segunda-feira é o primeiro dia de trabalho.

Introdução à empresa:

Quando começamos a trabalhar, um ponto fundamental é se introduzir à nova empresa e contextualizar em relação a ela. Compreender a cultura, missão e valores daquela empresa, bem como a história, os setores e as áreas de atuação dela.

Você pode perguntar essas informações para o seu gestor, porém, elas geralmente estão disponíveis no site da empresa, no LinkedIn e no Google. Então, é uma boa prática você ter essa proatividade de se informar e contextualizar mais sobre a empresa.

Introdução à equipe:

Tão importante quanto conhecer melhor a empresa que você está iniciando, é conhecer as equipes com quem você irá trabalhar.

Dessa forma, você compreenderá quais são as equipes que compõem aquela empresa, com quais você terá uma interface direta e indireta e assim por diante.

Nesse caso, é importante ter um facilitador nesse processo, então é recomendado conversar com seu gestor para que haja essa apresentação.

Configuração do Ambiente de Trabalho:

No primeiro dia é comum receber o computador com o qual você irá trabalhar. Então, é importante que você comece a fazer as configurações do ambiente de trabalho, incluindo acesso a sistemas e ferramentas da empresa.

Configurar a área de trabalho, o navegador utilizado, adicionar atalhos para sites específicos e úteis que podem auxiliá-lo nos trabalhos. Assim como organizar as pastas em que você irá trabalhar e salvar seus projetos do trabalho.

Otimizar e configurar seu ambiente de trabalho é uma etapa fundamental para melhorar a sua produtividade.

Entender qual SGBD e Bancos de Dados Utilizados:

Entender qual sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) será utilizado é importante para um analista SQL. Verificar se será o MySQL, PostgreSQL ou Oracle e se eles estão instalados corretamente.

Também é importante verificar se os bancos de dados com os quais você irá trabalhar já estão disponíveis para você acessar, e caso não estejam se informar sobre e solicitar o acesso caso seja necessário.

Treinamento Inicial em Consultas SQL:

A partir do momento que você tiver acesso ao banco de dados, você pode começar a fazer as primeiras consultas básicas para se ambientar com os dados e as informações que você irá trabalhar.

Terça-Feira (2º Dia)

Revisão da Documentação Específica do Departamento de Dados:

Como analista SQL, é essencial entender a documentação específica do SGDB e dos bancos de dados utilizados.

Uma etapa muito importante a ser realizada nessa primeira semana de trabalho é estudar a documentação específica do banco de dados com o qual você for trabalhar.

Ter acesso ao dicionário de dados ou à documentação do banco de dados ajuda a se familiarizar com os projetos e trabalhos. Você pode solicitar essa documentação ao gestor ou à equipe responsável.

Participação em Sessões Práticas para Aplicar Consultas SQL:

É importante se envolver em análises e sessões práticas de consultas SQL. Procure compreender os momentos em que essas sessões acontecem para poder se inserir, se colocar à disposição para contribuir e aprender com a equipe.

Participar de sessões práticas para aplicação das consultas pode ser interessante até para socializar e conhecer um pouco mais da equipe dos colegas de trabalho.

Envolvimento em Reuniões Introdutórias:

Além das sessões práticas, é fundamental que você se envolva em reuniões introdutórias com colegas e supervisores.

Possivelmente, seu gestor irá te direcionar para elas, mas é recomendado perguntar sobre a existência dessas reuniões relacionadas a dados ou ao seu departamento em específico.

Participar dessas reuniões ajuda a entender melhor o contexto do trabalho, as atividades das áreas e equipes.

Início de um Projeto de Análise de Dados Simples:

Se for possível, você pode aproveitar para começar um pequeno projeto de análise de dados utilizando o banco de dados e as informações disponíveis.

Pensar em como realizar essas análises, como usar seus conhecimentos em SQL para analisar essas informações e como isso pode agregar na empresa.

É claro que você já terá suas tarefas obrigatórias recebidas, mas pensar em outras análises que podem ser feitas além do esperado pode te dar destaque e um diferencial positivo.

Quarta-Feira (3º Dia)

Continuação do Projeto de Análise de Dados:

Nesse momento, você já terá algum projeto de análise de dados em andamento. O ideal é dar continuidade a essa análise para que você possa retirar algumas ideias, alguns insights e ter uma entrega até o final da primeira semana.

Revisão de Consultas SQL com Feedback da Equipe:

É interessante que você também faça uma revisão das consultas que for utilizando no SQL e busque feedback com outras pessoas da sua equipe para poder melhorá-las.

Evite trabalhar isoladamente, sem saber se alguém já realizou o mesmo trabalho que o seu ou encontrou melhores soluções. Essa troca é importante porque pode te auxiliar por onde guiar sua análise, além de te permitir aprender mais.

Participação em Discussões Sobre as Expectativas e Objetivos do Projeto:

Procure participar das discussões relacionadas aos projetos e análises em andamento da empresa. Isso permite que você possa estar contribuindo ativamente, caso seja possível, ou apenas ficar inserido e informado sobre o que está sendo feito dentro da empresa.

Quinta-Feira (4º Dia)

Colaboração com Outros Membros da Equipe:

Além de continuar com suas tarefas e trabalhos individuais como analista SQL, é importante procurar saber se é possível estar colaborando ou auxiliando algum outro membro da equipe.

Então, se coloque disponível para colaborar com outros membros ou equipes. Claro que isso sempre sendo conversado com seu gestor e respeitando e seguindo em primeiro lugar o direcionamento que ele houver passado.

Mas atenção, não comprometa as suas entregas e as suas atividades assumindo mais tarefas apenas para se mostrar disponível. Priorize as suas responsabilidades e os direcionamentos que o seu gestor passou para você.

Desenvolvimento de Habilidades Práticas na Resolução de Problemas com SQL:

Continue estudando e desenvolvendo suas habilidades na resolução de problemas com SQL e aprofundando os seus conhecimentos sobre o banco de dados que você está trabalhando, sobre as métricas daquela área e as informações e análises mais relevantes que podem ser feitas.

Realizar esses estudos adicionais para entender quais são as métricas mais importantes, quais as melhores análises que podem ser feitas, podem impulsionar e melhorar suas análises de dados.

Reuniões Adicionais para Esclarecimento e Alinhamento de Metas:

Você também pode buscar fazer reuniões adicionais com o seu gestor para ter maiores esclarecimentos sobre as métricas e objetivos da empresa e também realizar um alinhamento de metas que te permitirá compreender melhor o seu trabalho. Pode ser interessante.

Sexta-Feira (5º Dia)

Conclusão do Projeto Inicial com Apresentação de Resultados Preliminares:

Caso você já tenha concluído seu projeto de análise inicial e seja possível, procure apresentar os resultados preliminares do que você analisou, compartilhando os insights e ideias que surgiram ao longo do trabalho.

Feedback Sobre a Primeira Semana:

Procure também receber um feedback do gestor e da equipe sobre o seu desempenho ao longo dessa primeira semana.

E com base nisso e na sua própria análise, buscar refletir sobre as atividades realizadas, identificando os pontos fortes e fracos que você teve ao longo dessa primeira semana, as áreas em que ainda pode melhorar e se aperfeiçoar.

Preparação para Projetos Subsequentes:

Prepare-se para projetos futuros, ficando atento às próximas tarefas que serão pedidas e realizadas. Mantenha a clareza junto ao gestor sobre as responsabilidades e expectativas para as próximas semanas.

Encerramento da Semana e Autoanálise:

Ao final da semana, é sempre importante que você também exercite bastante a autoanálise para verificar seu entendimento sobre as atribuições e responsabilidades que você teve ao longo dessa semana, sobre seus trabalhos e projetos realizados dentro da empresa.

Com essa análise, você poderá identificar pontos positivos e áreas que podem ser melhoradas e estudadas. Essa reflexão é de extrema importância para te ajudar a direcionar e aperfeiçoar seu desenvolvimento profissional.

Bônus – Integração

Tão importante quanto sua rotina de trabalho são as relações interpessoais que construímos e mantemos quando fazemos parte de uma equipe.

É fundamental desenvolver, além das suas habilidades técnicas, habilidades interpessoais, buscando entender e se relacionar com as pessoas do seu ambiente de trabalho.

Mesmo que seja tímido ou tenha dificuldades em se relacionar, demonstre interesse em conhecer seus colegas e se mostre disponível para conversar.

Busque participar de momentos mais descontraídos, como almoços em equipes ou happy hours, pois são ótimas oportunidades de integração.

São nesses momentos, fora do ambiente de trabalho, que você terá mais oportunidades de interagir e criar laços mais fortes com os seus colegas de trabalho.

Buscar esse equilíbrio entre as habilidades técnicas e o relacionamento interpessoal é um ponto fundamental para o sucesso e o crescimento na sua carreira.

Conclusão – Analista de Dados SQL – Guia para Primeira Semana

Nessa aula, trouxe para vocês um guia completo com dicas e rotinas da primeira semana como analista de dados SQL.

Com ela, você conseguirá compreender um pouco mais do que esperar e executar em cada um dos dias dessa primeira semana para se integrar mais à empresa e aos processos e trabalhos dela.

Além disso, falamos sobre a importância em buscar um equilíbrio entre técnica e relacionamento interpessoal e como ambos são fundamentais para sua carreira e para construir e se integrar a um bom ambiente de trabalho.

Lembre-se que essas são apenas dicas e rotinas para melhorar sua primeira semana como analista de dados, porém cada caso terá suas especificidades e as orientações da sua gerência deverão sempre ser prioridade.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!