Blog

Postado em em 5 de outubro de 2020

Análise YoY no Power BI (Exemplos Práticos)

Na publicação de hoje vamos aprender a criar comparações ano a ano e mês a mês utilizando o modelo de Análise YoY no Power BI.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é a Análise YoY no Power BI?

A análise YoY (do inglês year over year) nada mais é do que uma análise que é muito utilizada para fazer uma relação entre anos, ou seja, quando é necessário analisar o faturamento do ano atual com o faturamento do ano anterior para verificar o crescimento anual no Power BI.

Quando utilizar esse tipo de comparação?

Essa análise será utilizada quando o usuário precisar fazer uma comparação com o ano anterior no Power BI ou comparar períodos distintos no Power BI. Desta forma terá a possibilidade de fazer essas análises e representá-las em um gráfico ou tabela para que a visualização seja mais fácil.

Como utilizar a Análise YoY no Power BI?

Antes de fazer uma análise de vendas YoY no Power BI vamos inicialmente verificar as informações que temos para que possamos partir para a análise de fato.

Base de dados
Base de dados

Neste arquivo temos a BaseVendas que é onde podemos observar as informações relacionadas as vendas que foram feitas em uma determinada empresa, então temos todas as informações importantes referentes as vendas.

Base calendário
Base calendário

Já na base Calendário temos as informações de datas, do primeiro dia do ano da data mais antiga, até o último dia do ano da data mais recente. Isso quer dizer que se temos dados de 2016, 2017 e 2018 a base calendário terá as informações de 1 de Janeiro de 2016 até 31 de Dezembro de 2018, assim teremos todos os dias entre essas datas.

Para iniciar nossas análises vamos começar com a criação de uma Medida para calcular o faturamento total da empresa. Para isso basta clicar em Nova Medida ou clicar com o botão direito na tabela e selecionar essa mesma opção.

Faturamento Total = SUM(BaseVendas[Faturamento])

Com isso temos a medida de Faturamento Total que nada mais é do que a soma do faturamento de todas as vendas, ou seja, de toda a coluna de faturamento. Com essa medida pronta vamos inseri-la dentro de uma matriz para que possamos visualizar as informações de forma resumida e organizada.

Informações nos campos da matriz para Análise YoY no Power BI
Informações nos campos da matriz

Dentro da matriz vamos inserir o Faturamento Total no campo de Valores e o Mês (da base calendário) dentro do campo de Linhas. É possível observar que ao inserir o Mês dentro do campo de Linhas o Power BI ele já separa em Ano, Trimestre, Mês e Dia.

Matriz criada
Matriz criada

Isso faz com que os dados sejam representados por categorias e o usuário pode ir descendo em cada uma delas para visualizar o próximo nível, no entanto, queremos fazer apenas a análise mensal, e, para isso temos que clicar na seta logo ao lado de Mês e desmarcar a opção Hierarquia de datas selecionando somente Mês.

Alterando para a visualização do mês para Análise YoY no Power BI
Alterando para a visualização do mês

Com isso teremos a representação na matriz somente com os meses e não a representação por níveis.

Matriz com faturamento mensal
Matriz com faturamento mensal

Agora a informação de faturamento para cada um dos meses dos 3 anos e no final temos o somatório que é exatamente o resultado da medida que foi criada. Desta forma a análise fica mais detalhada, pois é possível analisar o faturamento mensal ao invés do faturamento anual.

Para prosseguir com a nossa análise precisamos agora saber quanto foi o faturamento daquele mesmo mês, mas no ano anterior, então em Janeiro de 2017 vamos querer o faturamento atual e também o faturamento de Janeiro de 2016, para isso temos que criar outra medida.

Faturamento Ano Anterior = CALCULATE([Faturamento Total],DATEADD(Calendario[Datas],-1,YEAR))

Para essa nova medida vamos utilizar a função DATEADD que serve para alterar os períodos, neste caso vamos pegar a coluna de datas e analisar um ano para trás, por isso o uso do negativo. No último argumento temos YEAR (ano em inglês), temos a opção de colocar mês, dia ou trimestre, desta forma o usuário poderá fazer uma análise mais adequada a sua necessidade. Então com essa fórmula estamos calculando o faturamento total do mês de análise só de que 1 ano antes.

Com a medida criada basta inseri-la dentro do campo de valores da matriz, assim será criada outra coluna com a informação do faturamento do ano anterior naquele mesmo mês.

Inserindo a nova medida na matriz
Inserindo a nova medida na matriz

OBS: Vale lembrar que ao lado do ano de 2016 não vamos ter informações, pois na nossa tabela não temos informações do ano de 2015, portanto não temos como saber o faturamento do ano anterior.

Vamos agora criar uma terceira medida para calcular o % de crescimento entre essas duas informações que temos, ou seja, vamos analisar quanto de crescimento tivemos de um mês do ano para o mesmo mês no ano anterior.

% de Crescimento = DIVIDE([Faturamento Total]-[Faturamento Ano Anterior],[Faturamento Ano Anterior],"Sem Vendas")

Neste caso vamos utilizar a função DIVIDE, pois ela permite com que o usuário coloque um texto alternativo em caso de erro. Isso vai ser interessante, pois se o usuário somente fizer a divisão no primeiro ano terá o resultado Infinito que corresponde a um erro pela divisão por 0, pois não temos informações do ano de 2015.

Outro ponto é que assim como os valores de faturamento temos que formatar essas informações para que apareçam com o formato de %. Para isso basta selecionar a medida e ir até a guia Ferramentas de Medida e alterar para percentual.

análise yoy no power bi

Agora ao invés de termos o texto infinito é possível colocar um texto alternativo para evitar essa informação dentro da matriz. Outra opção seria apenas colocar duas aspas duplas para que nenhuma informação fosse mostrada.

Agora o usuário poderá fazer as alterações de acordo com sua necessidade, pode alterar de mês somente para anos para verificar um cenário global, pode remover algumas medidas e deixar somente o percentual, tudo irá depender do que precisa ser mostrado.

Outra opção que temos também é ao deixar somente as informações de percentual dentro dessa matriz é deixar a matriz selecionada e clicar em Gráfico de colunas empilhadas, assim ao invés de uma matriz teremos um gráfico que acaba sendo mais visual.

análise yoy no power bi
Alterando a matriz para um gráfico

É possível observar que fica mais fácil analisar os resultados, no entanto temos uma parte do gráfico que fica vazia, pois é justamente o período em que não temos informações relacionadas ao ano anterior.

Então para “corrigir” esse problema podemos ir até a aba de Filtro (com o gráfico selecionado), clicar na seta de Mês, alterar a opção para Filtro Avançado. Em seguida selecionar a opção é igual ou está depois de, e por fim inserir a data, como não temos informações do ano de 2016 podemos incluir as informações a partir do primeiro dia de 2017.

análise yoy no power bi
Inserindo um filtro no gráfico

Feito isso o usuário terá somente as informações que de fato possuem dados dentro do gráfico. Lembrando que é possível fazer as formatações no gráfico para melhorar a visualização dele.

análise yoy no power bi
Gráfico após a formatação

Nessa aula foi possível aprender como criar uma análise YoY dentro do Power BI para fazer análises de vendas com o ano anterior. Foi possível também verificar como calcular esse percentual e até mesmo como representar isso de forma gráfica.

Então sabendo de tudo isso agora é hora de praticar, seja com esse arquivo ou com algum arquivo pessoal para que o usuário fique familiarizado com as fórmulas, funções e ferramentas do programa.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?