Blog

Postado em em 3 de fevereiro de 2022

Trancamento no Excel – Qual a Sua Importância?

Você sabe o que é o trancamento no Excel? Hoje eu vou te mostrar o que é, como trancar células e a sua importância no Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Fazer Trancamento no Excel

Você sabe como fazer trancamento no Excel? Hoje eu vou te mostrar como fazer o trancamento e porque trancar células no Excel.

Esse recurso vai te ajudar muito na hora de criar suas fórmulas para que você não traga nenhum erro para as demais células.

Como Travar Células no Excel

Você já deve ter ouvido falar em trancar ou travar uma célula no Excel, mas você sabe como fazer isso e o motivo de ter que fazer isso em algumas fórmulas?

Ainda nessa aula eu vou te mostrar como você pode trancar e como isso vai te ajudar.

Base de dados
Base de dados

Essa é a base de dados que vamos utilizar como exemplo para te mostrar como funciona o trancamento.

Aqui temos uma base de dados de vendas que foram feitas, então temos a data da venda, o cliente, região, produto vendido, valor e forma de pagamento.

Informações a serem preenchidas
Informações a serem preenchidas

A ideia aqui é calcular inicialmente a quantidade total de cada um dos produtos e em seguida arrastar a fórmula para baixo.

Em seguida vamos calcular a quantidade por produto por região, então vamos arrastar para baixo e para direita.

O primeiro cálculo que nós vamos fazer é utilizando a função CONT.SES. Nessa aula não vamos entrar a fundo como ela funciona, mas temos posts aqui no blog ensinando o passo a passo dessa função.

Função CONT.SES para a contagem do Produto A
Função CONT.SES para a contagem do Produto A

Aqui estamos fazendo a contagem da quantidade dos produtos, mas nesse primeiro momento estamos calculando somente do Produto A.

Assim que você pressionar enter já vai ter o resultado de 3.066 que está correto, só que se você tentar arrastar ou copiar a fórmula para as demais células já vai notar um problema.

Resultado após arrastar a fórmula sem trancamento
Resultado após arrastar a fórmula sem trancamento

Aqui você vai notar que a referência do produto foi alterada de forma automática para buscar o Produto D e isso está correto!

Só que se você analisar o nosso intervalo de células ele não começa mais na célula D2, ele está começando na célula D5.

O Excel faz essa alteração de forma automática, então se puxou a fórmula 1 célula para baixo ele vai alterar a sua referência 1 célula para baixo.

E isso vai funcionara para qualquer direção, então se estamos na célula D2 e puxarmos a fórmula para baixo o Excel vai pegar a referência de D2 para D3.

Se puxarmos a fórmula para a direita ele vai passar de D2 para E2 e assim por diante.

Por esse motivo que é importante trancar células no Excel, para que possamos deixar um intervalo como nossa seleção de produtos fixo, pois não queremos que esse intervalo seja alterado.

Vamos querer alterar somente a célula que estamos pegando como referência para fazer o cálculo de contagem.

Então vamos te mostrar como utilizar o $ para efetuar o trancamento.

Função CONT.SES com trancamento
Função CONT.SES com trancamento

Você vai poder trancar a coluna ou a linha, então sempre que quiser trancar a coluna vai colocar o símbolo de $ antes da letra, caso queira trancar a linha, vai colocar o símbolo de $ antes do número.

Você pode fazer tanto na linha quanto na coluna, ou em cada um separado, isso vai depender da sua necessidade.

OBS: Essa parte do trancamento você tem 2 formas de fazer. A primeira delas é manual mesmo, escrevendo o $ antes da linha e/ou coluna. No entanto, é possível utilizar a tecla F4 ao selecionar sua referência. Cada vez que pressionar essa tecla o Excel vai alterando entre os trancamentos de linha e coluna, só linha e só coluna.

Agora que você aprendeu nesse primeiro caso como fazer o trancamento vamos para um segundo exemplo um pouco mais complexo para ver se você de fato entendeu.

Função para contagem no segundo exemplo
Função para contagem no segundo exemplo

Nesse segundo exemplo nós estamos contando esses produtos, mas dessa vez estamos contabilizando cada produto por cada uma das regiões.

Então nesse primeiro cálculo nós temos somente o Produto A na região Sul. Só que já quero que você pense no que temos que trancar, sendo que vamos arrastar a célula tanto para baixo quanto para a direita.

Já sabe como resolver? Então vamos a resolução!

A primeira análise é para os intervalos onde estamos procurando pela região e pelo produto. Isso quer dizer que nenhuma dessas colunas vai ser alterada, então vamos querer que em todas as análises elas permaneçam a mesma.

Agora vamos para a parte interessante. Em relação aos produtos quando arrastarmos a célula para baixo o Excel vai alterar de H9 para H10 até H12.

Até esse momento tudo ok, mas e quando arrastarmos essas células para a direita, o que vai acontecer com a nossa referência?

Ela vai deixar de estar na coluna H e vai para coluna I, J, K… Mas não queremos isso, queremos que essa referência de produto fique apenas na coluna H, portanto, vamos trancar apenas a coluna H da nossa seleção de produto.

Para a linha onde temos as regiões vamos utilizar o mesmo raciocínio, só que dessa vez nós vamos ter uma linha fixa ao invés de uma coluna.

Função com os trancamentos totais e parciais
Função com os trancamentos totais e parciais

Isso quer dizer que vamos trancar completamente as colunas C e D, que são as colunas de Região e Produto.

E vamos trancar a linha da nossa referência de região e trancaremos a coluna da nossa referência de produto.

Dessa forma sempre vamos pegar o produto da coluna H e a região da linha 8.

Resultado após arrastar as células com as referências trancadas
Resultado após arrastar as células com as referências trancadas

O trancamento ele é muito importante, pois em situações como essa você pode ter uma tabela com informações completamente erradas.

Então é necessário que você verifique o que deve ser trancado para que suas informações fiquem corretas.

Se você ainda estiver com dúvidas se fez certo ou não, você pode utilizar os filtros da base de dados para confirmar.

Por exemplo, pode filtrar Produto C e região Sudeste, depois basta somar ou selecionar a visualizar no campo inferior direito do Excel quantos produtos você tem.

Conclusão do Trancamento no Excel

Nessa aula eu te mostrei como você pode trancar ou travar uma célula utilizando um exemplo prático de um registro de vendas no Excel.

E claro, te mostrei a importância que tem o trancamento dentro do Excel para que você evite fazer cálculos errados.

Por isso é necessário tomar cuidado e analisar com calma antes de efetuar os trancamentos. Agora você precisa praticar, pois esse é um assunto importante e muitos acabam não entendo pela primeira vez!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!