Blog

Postado em em 3 de julho de 2019

TESTE de EXCEL para ENTREVISTA de EMPREGO – Quais são os TEMAS COBRADOS?

Esta publicação vai te mostrar como seriam as perguntas que são frequentemente pedidas em testes de grandes empresas. Teremos nesse teste 8 perguntas que abordam os principais temas cobrados em uma entrevista que tenha como requisito o Excel.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

Antes de responder as perguntas é importante analisar as informações que temos na tabela que nos foi dada para termos uma breve noção do que se trata. Em seguida essa análise já vai ajudar a responder as questões do teste.

 

Tabela utilizada para responder as perguntas

Tabela utilizada para responder as perguntas

 

Temos a seguinte tabela com 3500 linhas e com 6 colunas. Normalmente as colunas nos dizem quais são as informações que teremos na tabela. Então fazendo uma análise rápida, podemos notar que é uma tabela de vendas completa, ou seja, nos mostra a data de venda do produto, o código desse produto, o vendedor, o tipo de produto que foi vendido, a marca deste produto e por fim o valor dele.

É possível observar que temos uma análise completa da venda, o que torna a organização mais fácil, pois é possível ter uma organização maior da tabela assim como facilita no caso de filtrar algumas informações.

Feita essa análise rápida podemos começar a analisar as questões do teste.

 

Questões de 1 a 6

Questões de 1 a 6

 

Questão 1 – Essa questão é simples e pergunta apenas qual o total de vendas que foram realizadas no ano de 2019.

Questão 2 – Essa questão precisa de uma análise na coluna D, que é a coluna de produtos, ou seja, nesta coluna será possível fazer a soma destes produtos.

Questão 3 – Essa questão já é um pouco mais elaborada, pois pede a quantidade de bonés da marca azul que foram vendidos em todo o período, portanto é necessária uma análise nas colunas D e E, pois os dados necessários estão nessas duas colunas.

Questão 4 – Essa questão pede a soma do valor de vendas da marca amarela, ou seja, essa análise deverá ser feita entre as colunas E e F, pois nelas temos as marcas e os valores de cada uma das marcas.

Questão 5 – Essa questão é parecida com a questão 3, no entanto neste vamos somar o valor total de saias da marca vermelha e não a quantidade vendida. Então serão analisadas as colunas D, E e F, pois precisamos de 3 informações: o produto em questão, a marca indicada e os valores para descobrirmos o total.

Questão 6 – Essa questão é para procurar o funcionário que fez a venda do código N5E6Q9S3, portanto terá que analisar as colunas B e C para verificar qual foi esse funcionário.

 

Questões 7 e 8

Questões 7 e 8

 

Questão 7 – Essa questão é um pouco mais complexa, pois primeiramente exige que saiba quais são os funcionários existentes, ou seja, primeiramente será necessário remover os dados duplicados para saber todos os funcionários. Em seguida terá que ser feito um ranking desses funcionários, dos 5 primeiros, para saber qual deles vendeu mais em ordem crescente. Lembrando que será utilizada uma planilha auxiliar para facilitar o procedimento.

Questão 8 – Por fim a última questão deverá ser feito um ranking dos 3 produtos mais vendidos pela marca verde, portanto será necessário verificar apenas os produtos da marca verde, fazer uma contagem desses produtos para conseguir ranqueá-los. Nesta questão também é aconselhável a utilizar uma planilha auxiliar para obter os dados necessários.

Para conseguir resolver todas essas questões, será necessário ter o conhecimento dessas fórmulas:

Na próxima publicação vamos fazer a correção das questões acima!