Blog

Postado em em 18 de outubro de 2022

Substituição de Valores no SQL Server – 3 Funções que Vão te Ajudar!

Quer aprender como fazer substituição de valores no SQL Server com 3 funções incríveis? Então vem comigo que eu vou te ensinar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Funções para Substituição de Valores no SQL

Você deve saber que no SQL podemos fazer algumas análises, mas as vezes precisamos ajustar as bases de dados para que essas análises fiquem melhores.

Por esse motivo eu vou te mostrar algumas funções para substituir valores nas suas bases de dados de forma rápida e eficiente!

Como Substituir Valores no SQL

Essas funções que nós vamos ver nessa aula vão servir particularmente para o SQL Server, então é esse o SGBD que vamos utilizar hoje!

Base de dados
Base de dados

Essas são as informações que temos na nossa base de dados para que você entenda melhor como funcionam essas 3 funções de substituição!

Lembrando que dentro dessas funções nós vamos ter 3 argumentos.

  1. O primeiro deles é a coluna que vamos fazer as substituições.
  2. O segundo é as informações que queremos substituir, ou seja, o que temos dentro da nossa base de dados.
  3. O terceiro é pelo que vamos substituir as informações do segundo argumento, então vamos pegar o que está no segundo argumento e substituir pelo que for inserido nesse terceiro argumento!

FUNÇÃO REPLACE

A primeira delas é a função REPLACE, que vai substituir um texto exato, ou seja, uma palavra completa por outra.

Função REPLACE
Função REPLACE

Então aqui nós estamos substituindo tudo que é NOT dentro da nossa base de dados por NOTEBOOK.

Essa função é bem simples e você já pode ter utilizado em outros casos ou até mesmo em outras linguagens de código.

FUNÇÃO TRANSLATE

Agora nós vamos para a função TRANSLATE, que seria TRADUZIR em português. E ela é muito útil, pois você vai utilizá-la justamente para traduzir informações, ou seja, vamos poder substituir múltiplos caracteres de uma só vez.

Substituição de Valores no SQL Server
Função TRANSLATE

Dá uma olhada nesse exemplo, a ideia então é traduzir o que temos a esquerda, no segundo argumento da função para o que está no terceiro argumento da função.

Isso quer dizer que:

  • [ significa (
  • ] significa )
  • significa _

Então é basicamente uma tradução dos itens que temos para os que queremos que apareçam depois da substituição.

Aqui o mais interessante é que você pode colocar vários caracteres para serem substituídos ao mesmo tempo, basta colocá-los na mesma posição.

Então o primeiro caractere do segundo argumento será substituído pelo primeiro caractere do terceiro argumento e assim sucessivamente.

Essa é uma forma muito rápida e eficiente para fazer diversas substituições de uma vez, principalmente quando temos parênteses, pontos, traços…

Resultado da substituição
Resultado da substituição

Aqui você consegue ver melhor como estava antes na primeira coluna e como ficou depois da substituição na última coluna.

FUNÇÃO STUFF

Para finalizar, nós vamos utilizar a função STUFF. Essa função te permite substituir informações pela posição que elas estão dentro do texto, ou seja, independe dos caracteres que estão nesse intervalo.

Substituição de Valores no SQL Server
Função STUFF

Então nessa função vamos substituir posições, então geralmente para esse caso nós temos um padrão para que isso seja feito de uma forma correta.

Veja que dentro da coluna Codigo, nós temos o padrão [LOJA#], então temos [ para iniciar e em seguida temos o nome LOJA seguido de um número e finalizamos com o ].

Isso quer dizer que temos ali sempre 5 caracteres, isso é importante, pois você pode acabar substituindo informações úteis se não tiver um padrão, então tome cuidado com isso.

Então vamos substituir o que está entre colchetes por HASHTAG. Lembrando que aqui nós temos 4 argumentos para essa função.

Temos a coluna que vamos substituir, depois temos a posição inicial onde vamos começar a substituição, depois temos a quantidade de caracteres que vamos substituir e por fim temos a informação pela qual vamos substituir essa quantidade de caracteres!

Substituição de Valores no SQL Server
Resultado da substituição

Isso quer dizer que você não precisa necessariamente substituir 5 caracteres por 5 caracteres. Pode substituir esses 5 por 2, por 7, por 10, quantos precisar. Você só vai retirar uma informação e colocar outra no lugar!

Conclusão – Substituição de Valores no SQL Server

Nessa aula eu te mostrei 3 funções para substituição de valores no SQL Server, que vão te ajudar muito no tratamento da sua base de dados.

Fora que você vai ganhar muito tempo fazendo essas substituições de forma automática, principalmente quando tem muitas informações nessa base!

Então agora você vai poder ajustar de forma rápida e eficiente seus dados sem precisar perder muito tempo nisso!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!