Blog

Postado em em 18 de fevereiro de 2020

SOMASES e CONTSES para Somar e Contar com condições

Nessa publicação vou te explicar como funcionam as fórmulas SOMASES e CONTSES, além de te mostrar como aplicá-las com exemplos práticos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que são as fórmulas SOMASES e CONTSES?

São fórmulas muito úteis dentro do ambiente Excel que permitem ao usuário contar e somar informações baseado em alguma condição, ou seja, podemos fazer uma soma de vendas levando em consideração somente uma marca, ou somente um vendedor.

Da mesma forma podemos fazer uma contagem de quantas vendas um determinado funcionário fez durante um período.

 

Quando utilizar essas fórmulas?

Essas fórmulas serão utilizadas sempre que o usuário precisar contar ou somar determinadas quantidades com alguma condição. Um exemplo seria somar o valor total de vendas de uma determinada marca para fazer uma análise de quais marcas possuem o maior faturamento.

O mesmo pode ser feito com vendedores, para verificar a quantidade de vendas que cada um deles possui e assim fazer uma análise dos funcionários de uma determinada loja.

 

Como utilizar as fórmulas SOMASES e CONTSES?

No arquivo que vamos utilizar temos duas abas, uma relacionado a fórmula CONT.SES e a outra relacionada a fórmula SOMASES. Foi feita essa divisão para que fique mais fácil o entendimento de cada uma das fórmulas.

Vamos iniciar com a fórmula CONT.SES, para isso vamos primeiramente analisar os dados que temos e em seguida aprender como a fórmula funciona.

 

Tabela para utilizara fórmula CONT.SES

Tabela para utilizara fórmula CONT.SES

 

É possível observar que temos uma tabela de vendas com algumas informações de cada venda e logo ao lado temos um campo para verificar o número de vendas que foi efetuado por um determinado funcionário de uma determinada marca.

Isso quer dizer que vamos conseguir contar por exemplo, quantas vendas a funcionária Vitória fez da Marca A. Como queremos contar a quantidade de ocorrências desse evento vamos utilizar a fórmula CONT.SES.

 

Fórmula CONT.SES

Fórmula CONT.SES

 

Essa fórmula é bem simples, ela possui apenas 2 argumentos podendo ter 2 a mais para cada condição a mais que for colocada. Neste caso como temos duas condições teremos que preencher 4 argumentos.

O primeiro argumento é o intervalo_critérios1, ele representa o intervalo em que vamos procurar uma determinada condição. Como estamos inicialmente procurando por um funcionário o intervalo desses critérios será a coluna B. Agora para o segundo argumento que é critérios1 vamos selecionar a célula G1 que é onde temos o nome do funcionário que estamos procurando neste intervalo.

 

Fórmula CONT.SES com 2 argumentos preenchidos

Fórmula CONT.SES com 2 argumentos preenchidos

 

Desta forma já teremos quantas vendas o funcionário que está na célula G1 fez, no entanto como queremos saber também a venda do funcionário pela marca selecionada vamos precisar colocar mais uma condição dentro dessa fórmula.

Para este caso vamos apenas repetir o procedimento. O intervalo agora é a coluna de marcas, que está sendo representada pela coluna C, enquanto o critério da marca que vamos procurar é a célula G2.

 

Fórmula CONT.SES com os 4 argumentos preenchidos

Fórmula CONT.SES com os 4 argumentos preenchidos

 

Essa é a fórmula que vamos colocar dentro da célula G3 para poder contar quantas vendas o funcionário que está na célula G1 fez da marca que se encontra na célula G2.

 

Resultado da fórmula CONT.SES

Resultado da fórmula CONT.SES

 

Neste caso temos que a funcionária Vitória vendeu 6 produtos da Marca A. Para ver os dados dos outros funcionários basta modificar o funcionário e a marca que a fórmula será atualizada automaticamente.

 

Alterando as condições para verificar a atualização da fórmula

Alterando as condições para verificar a atualização da fórmula

 

Neste outro caso temos que a funcionária Leticia vendeu 14 produtos da Marca B. É possível notar que a medida em que o usuário altera o funcionário ou a marca a fórmula será atualizada automaticamente. Desta forma poderá fazer análises desses dados de forma mais fácil e dinâmica sem a necessidade de contar manualmente esses dados dentro da tabela.

Essa fórmula é muito útil principalmente quando temos muitos dados e fica inviável de contar manualmente, então é possível utilizá-la para facilitar esse procedimento e facilitar também a análise desses dados.

Vamos agora aprender como utilizar a fórmula SOMASES. Ela é muito parecida com a CONT.SES, mas neste caso vamos fazer a soma de um determinado valor levando em conta as condições estipuladas.

 

Tabela para utilizar a fórmula SOMASES

Tabela para utilizar a fórmula SOMASES

 

Esses são os dados que temos na outra aba. Temos o faturamento de 2019 até 2021 de cada um dos meses entre essas datas.

Para fazer uma análise mais rápida e eficiente vamos colocar na célula F3 o resultado do faturamento total do mês indicado na célula F1 e do ano indicado na célula F2.

 

Fórmula SOMASES

Fórmula SOMASES

 

A fórmula SOMASES é muito parecida com a fórmula CONT.SES, a diferença é que nesta fórmula vamos ter um intervalo de soma, ou seja, vamos ter um intervalo em que vamos pegar cada critério que corresponde as condições e somar esses valores.

 

Fórmula SOMASES preenchida com todos os argumentos

Fórmula SOMASES preenchida com todos os argumentos

 

As seleções dos intervalos e critérios já sabemos como fazer, agora basta no primeiro argumento colocar o intervalo da soma, que é onde temos os valores a serem somados ao encontrar cada ocorrência dos critérios informados.

 

Resultado da fórmula SOMASES

Resultado da fórmula SOMASES

 

Temos que no mês de Janeiro de 2019 o faturamento foi de R$ 58.578. Agora vamos modificar os critérios para verificar a atualização da fórmula.

 

Alterando as condições para verificar a atualização da fórmula

Alterando as condições para verificar a atualização da fórmula

 

Já neste outro caso temos que no mês de Julho de 2021 o faturamento foi de R$ 84.960.

 

DESAFIO: Fica como desafio para os alunos utilizarem a fórmula SOMASES dentro da primeira aba com a tabela de funcionários para verificar a quantidade total vendida por funcionário da marca selecionada.

 

Foi possível aprender nesta aula duas das fórmulas mais importantes do Excel: SOMASES e CONTSES. Lembrando que o usuário poderá no primeiro caso por exemplo fazer uma lista com os nomes dos vendedores e colocar a quantidade vendida por cada um.

Esse tipo de ferramenta é muito importante, pois de uma simples tabela o usuário consegue obter diversas informações para complementar sua análise e melhorar sua tomada de decisões, pois conseguirá ver de uma forma mais detalhada todos esses dados resumidos.

 

Você sabe o que é o Nível Impressionador do nosso Curso de Excel? É um nível que está acima do avançado! Quer saber mais? Só clicar no link!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: