Blog

Postado em em 20 de novembro de 2022

Melhores sites e recursos para aprender Python praticando

Conheça as melhores opções de sites e recursos para aprender Python e se destacar com essa linguagem de programação!

Não há dúvidas de que Python é uma das linguagens mais famosas e poderosas do momento. Seu uso se estende para diversas áreas e âmbitos, tornando a linguagem uma ferramenta robusta e completa. 

Por isso, é importante saber como aprender Python em sites da internet. Há várias alternativas interessantes de plataformas que facilitam o aprendizado e a evolução na linguagem.

Considerando que Python já é uma tecnologia muito simples, a ajuda que você consegue com esses sites faz com que a evolução seja ainda mais rápida. 

Com esse conhecimento, você tem diversas oportunidades de atuação: análise de dados, programação web, criação de apps desktop, etc. O céu é o limite.

Sites e recursos para aprender Python mais rápido

Vamos então conhecer as melhores formas de aprender Python em sites da internet hoje. 

1. Python.org

Começamos com o site oficial da linguagem, mantido pela instituição que controla os padrões e os direitos dela. É um site completo para encontrar tutoriais para iniciantes, documentação, um fórum para discussão, downloads, FAQs, notícias, informações sobre eventos e mais.

Para solução de problemas de diversas frentes, como configuração e instalação ou até questões pontuais, o site oferece boas respostas também. Assim, permite guiar o estudante para nos primeiros passos rumo ao crescimento nesse universo.

Ou seja, não deixe de visitar o site do Python para ter uma visão inicial e introdutória sobre a linguagem. 

2. Tutorial Learn Python (learnpython.org)

Para aprender na prática e de forma intuitiva os conteúdos de Python, é interessante acessar o Learn Python. Essa plataforma permite entender os assuntos ao ler sobre eles e também rodar códigos para visualizar como as coisas realmente funcionam.

Ou seja, a plataforma possui aquelas mini IDEs (notebooks) integradas nos textos para que você modifique o código, escreva seu próprio código, execute e já veja o funcionamento em tempo real. 

Você encontra os mais diversos assuntos lá, como variáveis, operadores, objetos e classes, dicionários, expressões regulares, mapas, etc.

3. Minicursos com projetos práticos

Outra opção são os cursos e minicursos que trazem projetos práticos para estudar com a linguagem. Com eles, é viável entender na prática a aplicação dos conceitos e verificar como as coisas são executadas e desenvolvidas.

Os minicursos oferecem um caminho para chegar a algum lugar especificamente. Logo, apresentam uma visão bem direcionada, sem abranger assuntos demais. Nesse sentido, é normal que sejam divididos por categorias, de acordo com a finalidade deles.

Projeto de Automação Web com Python

Por exemplo, existe o curso de automação web com Python, que ensina os pilares do uso da linguagem para automação em sites. É possível usar também em aplicações de SEO, bem como em análise de dados envolvendo questões técnicas dos sites.

Então, você aprende apenas o básico que precisa (os fundamentos) para entender esse assunto até seu objetivo final. No fim, você terá um projeto pronto. 

Na Hashtag Treinamentos, você dispõe de um curso prático sobre esse assunto. 

Inscreva-se e acesse as aulas do projeto

Projeto de Análise de Dados com Python

Temos também na Hashtag um curso sobre análise de dados. Essa é uma demanda muito importante para todas as pessoas que estudam a linguagem, visto que é das aplicações mais famosas. 

Ao estudar de forma prática e gratuita com nosso curso, você consegue evoluir e aprender as bases da análise de dados para se tornar uma grande referência em Python.

Inscreva-se e acesse as aulas do projeto

4. Python Tutorial – w3resource

O w3resource traz alguns tutoriais mais simples, com uma explicação muito clara e intuitiva. Assim, mostra o caminho e permite que o programador entenda melhor como funciona a linguagem, seus aspectos mais importantes e basilares e mais. 

Sites e recursos para aprender Phyton
sites e recursos para aprender Python

5. Grepper – códigos prontos em Python

O Grepper é uma ótima plataforma que traz uma proposta inovadora e inusitada: funciona praticamente como um motor de busca com resultados de códigos prontos para soluções específicas.

Ou seja, o estudante acha soluções prontas para problemas comuns que outras pessoas já enfrentaram no Python em segundos. Existe o site, com uma ferramenta de busca na qual você pode encontrar o quer com as palavras-chave; ademais, existe uma extensão para que os resultados apareçam na página de resultados do Google. 

Assim, é um site de Python com códigos prontos para você usar e incorporar seus projetos a fim de ganhar tempo e resolver os bugs.

6. Kaggle: competições em Data Science

O Kaggle é um dos sites mais conhecidos quando se fala em estudar Python em sites. Se destaca por ser uma comunidade de aprendizado de Data Science, em geral, que é muito focada em Python (pois a linguagem é muito usada nesse universo). 

Além disso, o Kaggle é muito bom para quem busca datasets e bases de dados fáceis para serem estudadas. São bases bem estruturadas para treinar a análise e a modelagem de soluções de inteligência artificial.

Mas não para por aí. O Kaggle é também um site para codificar, com um notebook embutido. Ademais, oferece fórum, cursos e também uma plataforma para competições para programadores Data Science.

Ou seja, é um site de Python completo para quem deseja aprender e evoluir na linguagem de forma gratuita e simples. 

7. Hashtag Programação: artigos e vídeos

O blog da Hashtag Programação é outra grande opção para quem deseja aprender Python de maneira rápida e intuitiva. Temos uma série de artigos com soluções e respostas para dúvidas, bem como muitos vídeos que ajudam pessoas em todos os níveis.

O foco é elucidar o assunto e permitir que as pessoas consigam evoluir na linguagem e aprender o que precisam para se tornarem grandes programadores. Independentemente da área de estudo, temos uma base rica de conteúdos para te ajudar a aprender Python.

Conclusão – Sites e Recursos para Aprender Python

Aprender Python em sites é uma ótima ideia. O que não faltam são opções interessantes para evoluir na linguagem a partir de tutoriais, minicursos e competições.

Como vimos, as opções da Hashtag Treinamentos incluem os minicursos que oferecemos e a base com artigos e vídeos para te ajudar no que você precisa enquanto estiver evoluindo nesse universo.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

 

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!