Blog

Postado em em 25 de novembro de 2021

Série Tabela Dinâmica Aula4

Hoje vamos para a Série Tabela Dinâmica Aula4 onde vou te mostrar um dashboard que pode ser construído apenas com tabela dinâmica!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Série Tabela Dinâmica Aula4

Como você já deve ter visto nas últimas aulas, já sabemos como construir uma tabela dinâmica, sabemos como utilizar a conexão da segmentação de dados para fazer conexões de relatório.

Com isso você já está pronto para criar o seu primeiro dashboard no Excel, que vai ser composto de tabelas dinâmicas, ou seja, vamos pegar as informações delas para construir esse dashboard.

Como Fazer a Construção de Dashboard

A ideia dessa aula é que você consiga construir um dashboard como o exemplo abaixo utilizando apenas as informações da tabela dinâmica.

Dashboard no Excel
Dashboard no Excel

Você vai notar que todos os gráficos e dados principais na parte superior serão criados a partir dos valores das tabelas dinâmicas como aprendemos nas aulas anteriores.

Então vamos pegar cada informação e já trazer para o dashboard, assim como vamos fazer com os gráficos.

Veja que trouxemos até a segmentação de dados na parte superior do dashboard.

Nessa segmentação o usuário vai poder selecionar o tipo de curso que quer visualizar e todas as informações do dashboard vão atualizar para esse curso.

Exatamente como funciona na segmentação da tabela dinâmica, só que nesse caso nós vamos filtrar mais de uma tabela ao mesmo tempo para que todas as informações sejam do mesmo curso.

Um ponto bem interessante que nós vamos abordar é como colocar essa segmentação de dados em um formato diferente para que se adapte ao dashboard que quer construir.

Estilos da segmentação de dados
Estilos da segmentação de dados

Dentro da guia Segmentação temos os estilos da segmentação de dados, dessa forma você pode escolher alguns estilos já prontos ou você pode personalizar do jeito que precisar.

Então vai poder personalizar toda a segmentação de dados, caso precise de um contorno diferente, cores específicas…

Isso quer dizer que de acordo com o estilo do seu dashboard você pode fazer as mudanças tanto na segmentação de dados, quanto nos gráficos, no fundo, nas imagens…

A parte do fundo e as partes onde colocamos os gráficos e as informações são apenas formas que podemos inserir dentro do próprio Excel.

Basta ir até a guia Inserir e depois em Formas. Nesse caso você vai poder escolher diferentes formas não necessariamente retângulos, pode escolher com cantos arredondados, círculos…

As formas vão do gosto e da sua necessidade quando for construir o dashboard, não tem um modo certo de fazer, nessa parte vai poder utilizar sua criatividade para impressionar com a sua apresentação.

Prévia da construção de um dashboard
Prévia da construção de um dashboard

Aqui nós temos já a alteração da segmentação de dados, temos o fundo (que é uma forma retangular) e temos o gráfico que foi tirado de uma das tabelas dinâmicas.

Então agora basta você criar tanto os gráficos quanto as análises que deseja para colocar no seu dashboard.

Assim pode ter o mesmo resultado que mostramos logo no início da publicação.

DICA: Você deve ter notado que no dashboard mostrado nós temos algumas informações de valores. Isso foi feito de forma muito simples, você vai simplesmente criar uma forma e dentro da caixa de fórmula dela vai igualar ela a célula que vai pegar aquela informação. Assim toda vez que o valor for alterado essa forma também terá seus valores alterados.

Conclusão da Série Tabela Dinâmica Aula4

Nessa aula nós finalizamos a nossa série tabela dinâmica no Excel e com essas informações de tabela dinâmica você já vai poder dar o seu primeiro passo para a criação do seu Dashboard.

Só com tabela dinâmica você viu que já consegue construir um dashboard incrível e tudo sem ter a “cara” de Excel, então fica mais profissional e os dados ficam mais visíveis.

Agora fica como desafio para você construir um dashboard igual ao mostrado inicialmente somente com as informações que mostramos nas aulas.

OBS: Mas nada te impede de olhar outras aulas aqui no blog para poder criar seu dashboard ainda melhor!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!