Blog

Postado em em 20 de maio de 2020

Ranking no Excel com as fórmulas PROCV e MAIOR

Na publicação de hoje vamos ver como construir um ranking no Excel (que pode ser utilizado para TOP 3, TOP5, TOP 10…) de forma fácil e prática!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que é um Ranking no Excel?

Um top 10 nada mais é do que um ranking de uma informação ordenada do maior para o menor, ou seja, teremos as 10 melhores informações, podem ser pontos, faturamentos, preços, entre outras possibilidades. O importante é saber que se trata de um ranking no excel dos melhores, lembrando que pode ser um top 3,5, 10 vai depender da aplicação e análise.

 

Quando utilizar um TOP 10?

Um top 10 (ou qualquer outro de sua escolha) será utilizado para representar de forma reduzida as melhores informações com o intuito de facilitar uma análise desses dados, neste caso vamos verificar os faturamentos mensais, portanto será possível verificar de forma rápida e eficiente os 10 meses que mais faturaram.

Desta forma é possível tomar algumas decisões baseado nessas informações assim como fazer uma comparação com os outros melhores e verificar as diferenças entre eles, se há uma distância muito grande. Por fim, é possível fazer uma análise mais detalhada desses dados e tomar decisões baseadas nessas análises.

 

Como criar um Ranking no Excel?

Antes de iniciar a criação do Top 10 vamos analisar os dados que temos na tabela.

 

Tabela de dados

Tabela de dados

 

Esta é uma tabela de faturamentos mensais de uma empresa fictícia e vai de janeiro de 2017 até dezembro de 2020, ou seja, temos 48 meses de dados para análise.

Feita essa análise rápida dos dados que temos vamos partir para a construção do ranking. Como queremos um top 10 vamos inserir os números de 1 a 10 para que possamos classificar cada um dos meses e faturamentos. Para incluir os números o usuário pode colocar o número 1 e 2, em seguida selecionar e arrastar até o número desejado ou preencher manualmente.

 

Iniciando a construção do ranking

Iniciando a construção do ranking

 

Desta forma já temos a quantidade de informações que vamos obter para esse ranking, como temos 10 valores teremos um top 10. O próximo passo que vamos executar é para encontrar o maior valor baseado no número do ranking, ou seja, vamos buscar o primeiro maior faturamento, o segundo maior faturamento até o décimo maior faturamento dentro da nossa tabela.

Para isso vamos utilizar a fórmula MAIOR, é uma fórmula bem simples possui apenas dois argumentos. O primeiro é o intervalo de dados e o segundo a o número do valor que queremos, isso quer dizer que podemos pegar o primeiro maior valor, o segundo maior, e assim por diante.

 

Fórmula MAIOR

Fórmula MAIOR

 

Como já temos o intervalo e os valores para o ranking já podemos utilizar essa fórmula para obter o ranking do faturamento.

 

Fórmula MAIOR preenchida

Fórmula MAIOR preenchida

 

É possível observar a fórmula MAIOR preenchida com a coluna A, que possui os faturamentos e a célula D2 que possui o valor referente ao ranking que vamos buscar, ou seja, neste caso queremos o primeiro maior valor.

Depois de escrita a fórmula basta arrastar (utilizando o quadrado que fica no canto inferior direito da célula) a fórmula até a última célula.

 

Ranking de faturamento completo

Ranking de faturamento completo

 

Assim é possível verificar que temos todos os 10 maiores valores da tabela organizados.

O próximo passo é fazer a busca desse valor de faturamento dentro da tabela para que possamos retornar com o mês de referência de cada um dos faturamentos. Para essa busca vamos utilizar a fórmula PROCV.

 

Fórmula PROCV

Fórmula PROCV

 

Essa fórmula possui 4 argumentos. O primeiro deles é o valor a ser procurado, que no nosso caso é o valor de faturamento que temos no ranking.

O segundo é a matriz em que vamos procurar, neste caso serão as colunas A e B, pois são onde temos os valores de faturamento e dos meses.

O terceiro é a coluna em que vamos retornar o valor encontrado, que neste caso é 2, pois é a segunda coluna desse intervalo.

O último argumento é muito importante, pois na fórmula do PROCV ele define se o usuário quer uma busca exata ou se aceita aproximações. São raros os casos em que vamos utilizar com aproximações, normalmente queremos que a fórmula busque valores exatos e isso é muito importante para evitar erros. Então neste último argumento vamos escolher FALSO ou 0 para a busca exata.

Resumindo, vamos procurar o valor de faturamento do ranking na coluna A e vamos retornar a informação da mesma linha da coluna B (que é a segunda coluna), desta forma vamos procurar o faturamento e vamos obter o mês de referência dele.

 

Fórmula PROCV preenchida

Fórmula PROCV preenchida

 

Essa é a fórmula a ser utilizada, vamos sempre buscar o valor de faturamento que já foi ranqueado anteriormente, agora basta arrastar a fórmula para as outras células e teremos o nosso Top 10 de faturamento mensal.

 

Top 10 completo com faturamentos e meses de referência

Top 10 completo com faturamentos e meses de referência

 

Lembrando que como estamos utilizando fórmulas caso o usuário insira mais informações ou faça alguma alteração de dados o Excel vai atualizar esses valores automaticamente.

Nesta aula foi possível aprender a criar um top 10 fazendo um ranking dos maiores faturamentos utilizando as fórmulas MAIOR e PROCV.

Está precisando de um curso de Excel, VBA ou Power BI no Rio de Janeiro ou em Niterói? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?