Blog

Postado em em 9 de junho de 2021

Como Calcular o Quartil no Excel Passo a Passo! [+ EXEMPLO]

Você já ouviu falar em Quartil? O termo representa uma fórmula extremamente importante para o dia a dia profissional. Mas, afinal de contas, como calcular Quartil no Excel?

É exatamente isso o que nós vamos aprender neste conteúdo. Para adiantar detalhe por detalhe do que você verá por aqui, separamos tudo em tópicos abaixo. Veja só: 

  • O Que É Um Quartil?
  • Quais as Funções de Quartil Disponíveis no Excel?
  • Função Quartil
  • Função Quartil.Inc
  • Função Quartil.Exc
  • Como Calcular o Quartil no Excel?
  • Exemplo Prático de Cálculo do Quartil no Excel. 

Não dá para perder tanto conteúdo bacana, não é mesmo? 

Então, fique de olho por aqui, descubra os aspectos sobre Quartil e ganhe muito mais agilidade e qualidade para a sua rotina profissional! 

Quer aprender a mexer no Excel ainda hoje? Então, conheça o Curso Completo Online e com certificação de Excel da Hashtag Treinamentos!

O Que É Um Quartil?

O Quartil nada mais é do que uma fórmula frequentemente usada na área de estatística. 

Mas, afinal, para que ela serve? A função principal do Quartil no Excel é criar categorias, por exemplo, de valores de vendas de um determinado mês ou, ainda, de desempenho geral dos vendedores em um semestre. 

No fim de tudo, essa lógica serve bastante para fazer análises mais detalhadas e, claro, seguras sobre a produtividade dos colaboradores, das equipes e dos negócios no geral.

Quais as Funções de Quartil Disponíveis no Excel?

Dentro do Excel, o Quartil é dividido em diferentes funções. Ao todo, nós temos três opções. 

Confira quais são elas: 

  • Função Quartil
  • Função Quartil.Inc
  • Função Quartil.Exc

É exatamente isso o que aparece nas opções do Excel Quartil. Mas, quando vamos conferir a especificação de cada uma, vemos que o programa diz que todas têm a mesma utilidade. 

A explicação do Excel aparece assim para todos os casos: “retorna o valor mais próximo de um quartil especificado de um conjunto de dados.”

Então, qual o critério para escolher uma dentre as três alternativas? 

Geralmente, nos programas com versões mais antigas, você só encontra a primeira função disponível, ou seja, a Função Quartil mesmo. 

Já as versões mais novas mostram as três e você pode escolher qualquer uma delas. 

Como Calcular o Quartil no Excel?

Para calcular Quatil no Excel é simples. 

É possível digitar a função inteira em uma das linhas ou colunas do programa, por exemplo: =QUARTIL.INC ou, ainda, ir até o botão Inserir, localizado no menu e encontrar a função Quartil. 

Além disso, claro, é fundamental que você tenha todos os dados a serem analisados bem detalhados. 

Aqui, então, abrimos um parênteses para ressaltar o quanto a captação e armazenamento de dados e informações é importante para uma empresa. 

Procure fazer essas tarefas sempre! O próprio Excel com suas inúmeras possibilidades de funções e planilhas te ajuda com isso. 

Já para guardar as informações, especificamente, vale a pena usar o armazenamento na nuvem, por exemplo, que oferece maior segurança e, também, permite que os dados fiquem disponíveis para vários profissionais e equipes. 

Exemplo Prático de Cálculo do Quartil no Excel

quartil-excel-exemplo

Antes de falarmos sobre o exemplo prático de Quartil no Excel, você precisa saber que essa função consegue pegar um conjunto total de valores e dividi-los em grupos que correspondam a parcelas de:

  • 25%;
  • 50%;
  • 75%
  • 100%. 

Vamos ao exemplo prático para mostrar melhor isso…

Imagine que você tenha os dados sobre números de vendas de um mês e dos respectivos vendedores, ok?

Então, na planilha do Excel, você vai colocar na coluna A, os nomes dos vendedores. Já na coluna B, os valores das vendas. E a coluna C mostrará os grupos de vendas. 

Na coluna E, você pode calcular o Quartil. Em cada linha, escreva o seguinte: 

  • Quartil 1;
  • Quartil 2;
  • Quartil 3; 
  • Quartil 4. 

Em cada uma das linhas, é preciso usar a seguinte fórmula: =QUARTIL(matriz;número da categoria de Quartil).

Observação: a matriz é o total de valores de vendas de todos os profissionais. Vamos supor que esses dados estejam entre B1 a B50). Sendo assim, a sua matriz será B1;B50.

Já o número de categoria de Quartil no Excel é a porcentagem que você deseja obter. A número 1 é de 25%, a 2 é de 50%, a 3 de 75% e a 4 de 100%. 

Ao final, os seus números de vendas estarão divididos entre porcentagens de 25% a 100%. Isso ajuda em vários aspectos na análise da empresa, como: 

  • melhora do desempenho individual dos profissionais;
  • maior alinhamento entre as equipes;
  • definição ou reformulação de metas;
  • estudo sobre os indicadores-chave;
  • embasamento para tomada de decisões;
  • entre outros. 

Aproveite mais do Excel para a sua rotina de trabalho

quartil-excel-dicas

Nunca é demais lembrar do quanto o Excel é um “braço direito” para profissionais das mais diversas áreas. 

Além de reunir todos os dados importantes, o programa ainda facilita a análise de todas as informações dos times e, consequentemente, do desempenho dos negócios. 

Outro ponto muito importante é que, quanto mais uma pessoa sabe sobre Excel, maiores chances ela tem de se tornar mais produtiva, ajudar colegas profissionais e, claro, se destacar no mercado de trabalho

Ou seja, o Excel é realmente indispensável, não é? 

Quer aprender a mexer no Excel ainda hoje? Então, conheça o Curso Completo Online e com certificação de Excel da Hashtag Treinamentos!

Conclusão 

Você pode aprender muito mais a respeito de Quartil no Excel e tantas outras funcionalidades com o curso online de Excel da Hashtag Treinamentos! 

Todas as aulas foram pensadas para quem está em qualquer nível (básico, intermediário ou avançado) e deseja chegar no nível impressionador. 

Aprenda absolutamente tudo e seja um verdadeiro mestre das planilhas! 
Conte com toda a expertise da Hashtag Treinamentos!

Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo atualmente? Inscreva-se no Intensivão de Python agora mesmo!