Hoje vamos continuidade a Série Processos Seletivos e Provas de Excel Aula5 para te ensinar como utilizar a tabela dinâmica no Excel!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Na aula de hoje nós vamos falar de uma ferramenta muito importante dentro do Excel e que vai te ajudar muito em processos seletivos.
Essa ferramenta é a Tabela Dinâmica no Excel. Ela é uma ferramenta muito versátil e muito útil, pois permite com que você possa criar resumos gerencias de uma forma fácil e rápida!
A tabela dinâmica no Excel é uma ferramenta que vai te ajudar bastante, principalmente pelo fato de que você vai conseguir fazer diversas análises sem utilizar uma função se quer.
Então é uma maneira fácil e rápida de criar suas análises sem precisar de funções ou fórmulas de outro mundo.
Você vai ver como fica mais simples fazer análises da sua tabela gigante utilizando a tabela dinâmica, pois você vai poder escolher quais as informações quer visualizar.
E o próprio Excel já vai fazer alguns cálculos de forma automática sem que você tenha trabalho.
Temos algumas perguntas para serem respondidas utilizando a tabela dinâmica, claro que você consegue respondê-las sem utilizar a tabela dinâmica.
Mas isso pode ser mais trabalhoso se for feito de forma manual, então a tabela dinâmica vai auxiliar nesse procedimento.
Para poder criar uma tabela dinâmica é simples, você vai selecionar as informações da sua base de dados e depois pode ir até a guia Inserir e por fim selecionar a opção Tabela Dinâmica.
Ao criar a tabela você vai notar que ela não está de fato construída, ou seja, não tem nenhuma informação.
Isso é porque você vai ter que construir da maneira que quiser utilizando as informações do cabeçalho para dar forma a sua tabela.
No canto lateral direito você vai notar que tem os Campos da Tabela Dinâmica. Para construir a sua tabela dinâmica o que você vai ter que fazer é arrastar essas informações para um dos 4 campos da tabela dinâmica.
Se nós colocarmos Produto no campo Linhas e Valor no campo Valores nós já vamos ter uma tabela dinâmica com o resumo dos produtos e os valores de todos eles.
Então só com isso você já tem a soma de todos os valores desses produtos sem precisar fazer o cálculo da soma ou utilizar SOMASES por exemplo, que vimos na aula 2.
Agora imagine que você queira saber o valor desses produtos, mas por região. Para isso basta colocar a sua coluna de Região dentro do campo de Colunas.
Então é uma maneira muito fácil de criar e modificar sua tabela dinâmica para transformar na visualização que você quiser.
Não vai precisar ficar limitado a uma única análise, pode sempre modificar essas informações para alterar essa tabela.
Isso mostra que você não tem limites para criar sua tabela dinâmica para suas análises e consegue mudar essas análises com apenas alguns cliques.
Dessa forma você pode brincar com a tabela dinâmica para chegar ao resultado que precisa sem ter que ficar colocando funções e criando fórmulas para ter essa análise específica.
E nada te impede de criar mais tabelas para deixar suas análises do jeito que precisa e até criar um dashboard com essas análises se for necessário!
Nessa aula eu te mostrei como fazer tabela dinâmica no Excel e como você pode facilmente modificar sua análise com poucos cliques do mouse.
Vou deixar como desafio as perguntas que estão no arquivo para que você possa explorar a tabela dinâmica e conseguir responder essas perguntas sem precisar fazer nenhum cálculo!
Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?