Hoje vamos continuar a Série Processos Seletivos e Provas de Excel Aula3 para te mostrar como utilizar a função SE que é muito utilizada.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Na terceira aula de processos seletivos e provas de Excel (Provas de Excel Aula3) eu quero te mostrar como usar a função condicional no Excel, a famosa função SE!
Se você ainda não utilizar a função SE não se preocupe que hoje você vai aprender como usá-la e como usar a função SE aninhado.
Essa é uma função muito conhecida e muito utilizada, então você provavelmente já ouviu falar nessa função.
Mesmo que não saiba como ela funciona já deve ter ouvido falar nela. A função dela é fazer uma comparação, seja de textos ou valores.
E a partir do resultado dessa verificação vamos ter 2 possíveis resultados: verdadeiro ou falso. Isso quer dizer que com uma função SE nós vamos ter 2 possíveis resultados.
Vamos ao exemplo da função SE para que você veja como é simples utilizar essa função.
Nesse exemplo inicial nós temos uma tabela de produtos e estoque só que a ideia é classificarmos o status de cada produto de forma automática com a função SE.
Então o nosso objetivo é classificar em Seguro e Risco de acordo com o valor de estoque, então se o estoque for acima de 35.000 nós vamos ter o status Seguro, caso contrário será um Risco.
Essa função possui 3 argumentos e são bem simples de usar e entender.
Teste Lógico – É o teste que vamos fazer, neste caso é para verificar se a célula de estoque é maior do que 35.000.
Valor se Verdadeiro – Aqui nós vamos ter o resultado que será exibido caso o nosso teste seja verdadeiro, então se o valor de estoque for acima de 35.000 queremos que apareça o status Seguro, que está na célula F4.
Valor se Falso – Caso a nossa comparação seja falsa nós vamos retornar o segundo resultado, que é o status Risco.
OBS: Você deve ter notado que dentro da função nós podemos tanto escrever quanto selecionar as células para fazer as comparações ou trazer os resultados.
IMPORTANTE: Aqui você vai notar que nós só fizemos 1 comparação, pois se o estoque não estiver acima de 35.000 ele só vai poder estar abaixo, então, por esse motivo, não vamos precisar verificar se o estoque é menor do que 35.000.
IMPORTANTE 2: Um ponto muito importante nesse tipo de função é fazer o trancamento (utilizando $ ou o atalho F4), pois quando você for arrastar a fórmula ou até mesmo copiar, você não vai querer que as referências de status se movam. Isso quer dizer que se arrastar ou copiar a fórmula vai ter como resultado sempre as células F4 e F5, agora se elas não estiverem trancadas essa referência vai se alterando para F5 e F6, F6 e F7. E com isso você vai perceber que não vai estar mais trazendo os valores corretos.
Nesse segundo exemplo nós temos 4 tipos de status, e agora? Como você acha que é possível utilizar a função SE considerando que nós temos apenas 2 resultados na função?
Isso vai ser possível ao juntar mais de uma função SE, que seria o SE aninhado. Mas como isso funciona?
É algo relativamente simples, o que nós vamos fazer é inserir uma outra função SE em um dos resultados, ou seja, ao invés de termos 2 resultados apenas.
Nós vamos ter, por exemplo, o resultado para verdadeiro e dentro do resultado que seria falso, vamos inserir outra função SE, com isso nós vamos acrescentar mais 1 possível resultado.
Isso quer dizer que a cada nova função SE inserida dentro de outra nós vamos ter 1 novo possível resultado.
Então nesse caso em que queremos 4 tipos de status nós vamos utilizar 3 funções SE uma dentro da outra.
Você vai notar que o tamanho da sua fórmula vai aumentar, mas isso é por conta das novas funções que estamos acrescentando.
OBS: Vale ressaltar que vamos começar sempre do menor valor ou do maior valor, para seguir a ordem crescente ou decrescente. Assim a sua comparação sempre vai ficar correta dentro da fórmula.
Essa junção de funções vai poder te ajudar quando você tiver mais resultados a serem mostrados, no entanto acaba não sendo muito viável quando essa quantidade fica muito grande.
Então se tiver a versão mais recente do Excel você pode também utilizar a função SES que facilita um pouco esse processo.
Nessa aula eu te mostrei como você usar a função SE e como usar a função SE aninhado para que você possa ter mais resultados.
Vale lembrar que essa é uma função muito útil e vai te ajudar muito quando estiver construindo seus projetos e relatórios, e claro em um processo seletivo!
Agora deixo com você a tarefa de praticar tanto a função SE quanto a parte de inserir mais de uma função dentro da outra!
Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.