Blog

Postado em em 7 de dezembro de 2021

Provas de Excel Aula3 – Função SE e SE Aninhado

Hoje vamos continuar a Série Processos Seletivos e Provas de Excel Aula3 para te mostrar como utilizar a função SE que é muito utilizada.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Processos Seletivos e Provas de Excel

Na terceira aula de processos seletivos e provas de Excel (Provas de Excel Aula3) eu quero te mostrar como usar a função condicional no Excel, a famosa função SE!

Se você ainda não utilizar a função SE não se preocupe que hoje você vai aprender como usá-la e como usar a função SE aninhado.

Função SE no Excel

Essa é uma função muito conhecida e muito utilizada, então você provavelmente já ouviu falar nessa função.

Mesmo que não saiba como ela funciona já deve ter ouvido falar nela. A função dela é fazer uma comparação, seja de textos ou valores.

E a partir do resultado dessa verificação vamos ter 2 possíveis resultados: verdadeiro ou falso. Isso quer dizer que com uma função SE nós vamos ter 2 possíveis resultados.

Vamos ao exemplo da função SE para que você veja como é simples utilizar essa função.

Primeiro exemplo da função SE
Primeiro exemplo da função SE

Nesse exemplo inicial nós temos uma tabela de produtos e estoque só que a ideia é classificarmos o status de cada produto de forma automática com a função SE.

Então o nosso objetivo é classificar em Seguro e Risco de acordo com o valor de estoque, então se o estoque for acima de 35.000 nós vamos ter o status Seguro, caso contrário será um Risco.

Resolução do problema utilizando a função SE
Resolução do problema utilizando a função SE

Essa função possui 3 argumentos e são bem simples de usar e entender.

Teste Lógico – É o teste que vamos fazer, neste caso é para verificar se a célula de estoque é maior do que 35.000.

Valor se Verdadeiro – Aqui nós vamos ter o resultado que será exibido caso o nosso teste seja verdadeiro, então se o valor de estoque for acima de 35.000 queremos que apareça o status Seguro, que está na célula F4.

Valor se Falso – Caso a nossa comparação seja falsa nós vamos retornar o segundo resultado, que é o status Risco.

OBS: Você deve ter notado que dentro da função nós podemos tanto escrever quanto selecionar as células para fazer as comparações ou trazer os resultados.

IMPORTANTE: Aqui você vai notar que nós só fizemos 1 comparação, pois se o estoque não estiver acima de 35.000 ele só vai poder estar abaixo, então, por esse motivo, não vamos precisar verificar se o estoque é menor do que 35.000.

IMPORTANTE 2: Um ponto muito importante nesse tipo de função é fazer o trancamento (utilizando $ ou o atalho F4), pois quando você for arrastar a fórmula ou até mesmo copiar, você não vai querer que as referências de status se movam. Isso quer dizer que se arrastar ou copiar a fórmula vai ter como resultado sempre as células F4 e F5, agora se elas não estiverem trancadas essa referência vai se alterando para F5 e F6, F6 e F7. E com isso você vai perceber que não vai estar mais trazendo os valores corretos.

Provas de Excel Aula3
Segundo exemplo

Nesse segundo exemplo nós temos 4 tipos de status, e agora? Como você acha que é possível utilizar a função SE considerando que nós temos apenas 2 resultados na função?

Isso vai ser possível ao juntar mais de uma função SE, que seria o SE aninhado. Mas como isso funciona?

É algo relativamente simples, o que nós vamos fazer é inserir uma outra função SE em um dos resultados, ou seja, ao invés de termos 2 resultados apenas.

Nós vamos ter, por exemplo, o resultado para verdadeiro e dentro do resultado que seria falso, vamos inserir outra função SE, com isso nós vamos acrescentar mais 1 possível resultado.

Isso quer dizer que a cada nova função SE inserida dentro de outra nós vamos ter 1 novo possível resultado.

Então nesse caso em que queremos 4 tipos de status nós vamos utilizar 3 funções SE uma dentro da outra.

Provas de Excel Aula3
Resolução utilizando uma função dentro da outra

Você vai notar que o tamanho da sua fórmula vai aumentar, mas isso é por conta das novas funções que estamos acrescentando.

OBS: Vale ressaltar que vamos começar sempre do menor valor ou do maior valor, para seguir a ordem crescente ou decrescente. Assim a sua comparação sempre vai ficar correta dentro da fórmula.

Essa junção de funções vai poder te ajudar quando você tiver mais resultados a serem mostrados, no entanto acaba não sendo muito viável quando essa quantidade fica muito grande.

Então se tiver a versão mais recente do Excel você pode também utilizar a função SES que facilita um pouco esse processo.

Conclusão de Provas de Excel Aula3

Nessa aula eu te mostrei como você usar a função SE e como usar a função SE aninhado para que você possa ter mais resultados.

Vale lembrar que essa é uma função muito útil e vai te ajudar muito quando estiver construindo seus projetos e relatórios, e claro em um processo seletivo!

Agora deixo com você a tarefa de praticar tanto a função SE quanto a parte de inserir mais de uma função dentro da outra!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!