Blog

Postado em em 12 de novembro de 2022

Python é Lento? Descubra Agora se é Real ou Mito!

É possível que você já tenha ouvido falar que o Python é lento. Hoje eu quero te mostrar se é ou não lento e o porquê desse mito!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Python é Lento?

Essa é uma pergunta muito comum, então você já pode ter ouvido alguém falar que o Python é lento, que é uma linguagem de programação lenta.

Mas será que isso é verdade? Hoje eu quero te mostrar se o Python é de fato lento ou se isso é um mito!

Python Não é Lento

Bem o Python não é lento, mas de onde vem esses comentários de que o Python é uma linguagem lenta?

O ponto é que o Python é uma linguagem interpretada, então ele foi escrito em outra linguagem e para facilitar, ele pega o que você escreveu e transforma (interpreta) para essa outra linguagem para executar os comandos.

Então ele meio que traduz o que você escreve para outra linguagem, isso facilita na hora de utilizar o Python, pois a torna uma linguagem mais fácil tanto de ler quanto de programar.

É provável que o Python que você tenha instalado no seu computador seja escrito na linguagem C, então a diferença entre C e Python na hora de rodar o código vai existir.

Já que o Python vai precisar interpretar o que você escreveu para essa linguagem e só então rodar o código. Então se comparar o mesmo código em Python e em C você vai notar que o C é mais rápido.

Aqui eu posso te dizer que o Python é uma linguagem de mais alto nível enquanto o C é uma linguagem de baixo nível.

Isso não quer dizer que uma é melhor ou pior, só que quanto mais baixo o nível, mais próximo da linguagem de máquina, então mais rápido vamos conseguir executar os comandos.

Pense na língua portuguesa e no inglês por exemplo, se você for conversar com alguém em português vai entender mais rápido, mas se for conversar com alguém em inglês e precisar de um tradutor (interprete) isso vai demorar um pouco a mais, mas vai conseguir entender da mesma maneira.

Nesse caso o português seria uma linguagem de baixo nível, pois já está mais próximo do que você conhece, já o inglês precisa ser interpretado para que você entenda, então vamos ter um delay nesse processo.

Esse foi só um exemplo para que você consiga entender essa questão da linguagem de baixo nível e alto nível.

O interessante é que a linguagem de alto nível por estar mais longe da linguagem de máquina ela acaba sendo mais fácil de escrever e entender, mas se formos comparar de fato a velocidade das duas, você praticamente não vai perceber.

Em 99% dos casos você não vai notar que um código foi mais rápido do que o outro, considerando uma linha de código que será executada pelo computador.

Aqui vale ressaltar que se o código que estiver utilizando estiver lento, muito provavelmente não é por culpa do Python, pode ter sido outro processo que fez dentro do código ou algum outro problema.

Agora que você sabe que o Python não é lento e é uma linguagem mais fácil de ser escrita, acaba sendo mais fácil e rápido criar suas aplicações.

Então se você ainda não sabe o que é Python e veio para saber se deve ou não aprender Python eu vou deixar aqui alguns conteúdos que temos no blog.

Esses conteúdos vão te ajudar muito a entender o Python e como ele é utilizado nas empresas, você vai ver que existem empresas gigantes que utilizam essa linguagem de programação!

Conclusão

Nessa aula eu quis te mostrar que o Python não é de fato lento, é apenas uma linguagem de mais alto nível que o torna mais fácil de programar.

Além disso o Python é muito eficiente, ele serve para ciência de dados, big data, inteligência artificial, análise de dados…

Temos inúmeras áreas utilizando Python, então não é por ser uma linguagem de alto nível que é uma linguagem ruim ou menos utilizada, pelo contrário.

Você vai ver no post que deixei sobre as empresas que usam Python, que a maior parte você conhece. Fora as outras empresas que utilizam essa linguagem!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!