Blog

Postado em em 18 de outubro de 2019

PROCX no Excel – A nova fórmula que veio para substituir o PROCV!

Nessa publicação vou te explicar tudo sobre essa nova fórmula: PROCX no Excel! Você vai ver porque ela veio com tudo para substituir a PROCV!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

Caso você queira uma publicação sobre a fórmula PROCV para comparar, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/procv-aprenda-de-uma-vez-por-todas/

O que é o PROCX no Excel?

PROCX é uma nova função do Excel que veio para facilitar a utilização das funções PROCV e PROCH, pois essas funções têm um problema, que o dado procurado precisa estar na primeira coluna/linha da matriz selecionada e os dados só podem ser buscados para direita (no caso do PROCV) e para baixo (no caso do PROCH), essa restrição acaba dificultando o uso dessas funções porque algumas vezes o usuário tem que fazer modificações de colunas/linhas, ou criar colunas/linhas auxiliares só para que essa função funcione.

Essa função tem alguns modos que não temos no PROCV ou PROCH que são: Modo Correspondência, Modo Pesquise e Se Não Encontrado. Então além de poder substituir essas duas funções em uma única temos alguns modos para melhorar a utilização dentro do Excel.

 

Quando utilizar essa fórmula?

Vamos utilizar o PROCX sempre que precisarmos fazer alguma busca que faríamos com o PROCV ou PROCH. Neste caso não será mais necessário também a utilização da combinação das funções ÍNDICE e CORRESP para poder obter a procura de forma geral como era feito anteriormente.

 

Como utilizar o PROCX no Excel?

Vamos ver alguns exemplos para aprender a utilizar essa nova função dentro do Excel, vamos começar com o PROCX propriamente dito e entender o que são cada um dos seus argumentos.

 

Tabela inicial para utilização do PROCX

Tabela inicial para utilização do PROCX

 

Para o primeiro Exemplo temos uma tabela a esquerda que contém vários dados de código, venda, grife e marca de alguns produtos (essa tabela possui mais de 300 linhas). Ao lado dela temos uma tabela menor onde faremos a busca do valor de venda baseado no código do produto descrito.

 

Argumentos da fórmula PROCX

Argumentos da fórmula PROCX

 

Vamos primeiramente descobrir o que são cada um dos argumentos dessa função.

Pesquisa_valor – É o dado que estamos procurando, neste caso será um dos códigos da coluna F.

Pesquisa_matriz – É a matriz onde vamos buscar esse valor que estamos procurando, como estamos procurando pelo código nossa matriz será a coluna A ou o intervalo de A1 até a última célula preenchida.

Matriz_retorno – É a matriz onde teremos o dado que estamos buscando, como queremos o valor de venda referente ao código procurado basta selecionar a coluna B, pois nela temos os valores de venda.

Resumindo essa função facilita bastante a procura, pois temos uma matriz onde vamos pesquisar e outra onde vamos obter o resultado, então será feita uma relação entre as duas para obter esse resultado.

 

Fórmula PROCX com os argumentos preenchidos

Fórmula PROCX com os argumentos preenchidos

 

Essa será a fórmula utilizada para encontrar o valor de venda referente ao código procurado. Caso o usuário queira a grife ou a marca basta modificar onde temos a coluna B selecionada para coluna C ou D.

 

Resultado da fórmula PROCX

Resultado da fórmula PROCX

 

Temos o resultado de venda para esse código, agora basta copiar a fórmula para as outras células que teremos os outros resultados.

 

Copiando a fórmula para as outras células

Copiando a fórmula para as outras células

 

Agora temos todos os resultados dos códigos procurado utilizando a função PROCX. Foi possível observar que é uma ferramenta bem simples de se utilizar e retorna o mesmo resultado se utilizarmos a função PROCV.

Na segunda aba da planilha vamos aprender sobre o Modo Correspondência que é um dos argumentos opcionais dessa função. A planilha abaixo será utilizada para exemplificar esse modo.

 

Tabela para utilização do Modo Correspondência

Tabela para utilização do Modo Correspondência

 

Na célula E8 será utilizado o mesmo procedimento que acabamos de ver, ou seja, vamos utilizar a função PROCX da mesma maneira para encontrar o valor de venda do funcionário em questão. Ao fazer isso vamos utilizar novamente a fórmula PROCX na célula E9, mas agora vamos procurar o valor de venda na tabela de classificação.

 

Opções do Modo Correspondência

Opções do Modo Correspondência

 

Para isso vamos utilizar os 3 primeiros argumentos que já sabemos como funcionam, ou seja, vamos procurar o valor de venda, das células D2 até D5 e queremos um resultado que esteja entre as células E2 e E5. É possível observar que depois do terceiro argumento temos mais 3 argumentos que são opcionais, por isso estão entre colchetes []. Vamos trabalhar nesta parte com o Modo Correspondência.

Temos opções dentro desse modo, no entanto vamos trabalhar apenas com 3 delas, a última não terá muita aplicação por isso ficará de fora.

0 – Correspondência Exata – Isso é o padrão quando colocamos apenas os 3 primeiros argumentos, a fórmula irá procurar exatamente o que está no argumento pesquisa_valor.

-1 – Correspondência Exata ou Próximo Item Menor – Aqui vamos analisar o primeiro valor menor do que o valor que temos, neste caso a Danielle seria classificada em bom, pois o menor valor mais próximo de sua venda foi 7.000.

1 – Correspondência Exata ou Próximo Item Maior – É exatamente o oposto da anterior, vamos pegar o primeiro valor maior mais próximo ao valor analisado, que neste caso seria 9.000 então essa vendedora teria uma classificação como ótimo.

Então com esse modo é possível ainda fazer uma classificação utilizando a aproximação de valores o que não era possível fazer com a fórmula PROCV, portanto temos uma fórmula muito mais completa.

Vamos agora verificar o funcionamento do Modo Pesquisa utilizando outra tabela como exemplo.

 

Tabela para utilização do Modo Pesquisa

Tabela para utilização do Modo Pesquisa

 

Na fórmula PROCV o Excel para de procurar assim que achamos o primeiro valor procurado, no entanto com esse modo podemos escolher por onde vamos começar a pesquisa, se é de cima para baixo ou de baixo para cima.

 

Opções do Modo Pesquisa

Opções do Modo Pesquisa

 

Aqui temos 4 opções para o modo de pesquisa, mas vamos trabalhar somente com as duas primeiras opções.

1 – Pesquisar do primeiro ao último – Essa opção seria a padrão do PROCV, ou seja, o Excel vai buscar de cima para baixo e vai parar no primeiro valor correspondente a procura.

1 Pesquisar do último ao primeiro – Essa opção é oposta, vai pesquisar do último ao primeiro, ou seja, dessa forma conseguimos saber qual foi a última aparição desse dado e qual é o seu status.

É possível observar que para chegar ao modo de pesquisa temos que passar pelo modo de correspondência, neste caso queremos uma correspondência exata do nome do funcionário então podemos colocar 0 (zero) ou nada no modo correspondência para que a pesquisa seja exata.

Como queremos buscar a última vez em que o nome da funcionária aparece para verificarmos seu status durante o ano, vamos utilizar a opção -1.

 

Resultado da pesquisa

Resultado da pesquisa

 

Neste caso temos que a última vez em que a funcionária Sandra Mendez apareceu seu status está como finalizado. Então esse modo é muito importante quando temos que obter a primeira ou última ocorrência de um determinado dado.

Por fim vamos para o último modo que é Se Não Encontrado, para isso vamos utilizar a seguinte tabela pesquisando os dados da tabela a direita.

 

Tabela para utilização do modo Se Não Encontrado

Tabela para utilização do modo Se Não Encontrado

 

Vamos primeiramente utilizar somente os 3 argumentos da fórmula PROCX para verificar cada um dos códigos e encontrar o valor da venda de cada um deles.

 

Resultado do PROCX comum para os códigos

Resultado do PROCX comum para os códigos

 

É possível observar que dois dos códigos procurados não foram encontrados, ou seja, eles não estão na lista que estamos procurando. Agora vamos utilizar a opção Se Não Encontrado para inserir um valor ou uma mensagem quando não encontrarmos o valor procurado.

 

Modo Se Não Encontrado colocando uma mensagem para o caso de não encontrar o código procurado

Modo Se Não Encontrado colocando uma mensagem para o caso de não encontrar o código procurado

 

Lembrando que ao não colocar nada nos outros modos temos as opções padrões que é a correspondência exata e a procura de cima para baixo. Então no último argumento podemos colocar a mensagem de Não Encontrado para que ao invés de mostrar #N/D que significa um erro, podemos dizer o que aconteceu para que o usuário saiba de fato que o código não foi encontrado.

 

Resultado utilizando o modo Se Não Encontrado

Resultado utilizando o modo Se Não Encontrado

 

Ao arrastar a fórmula para as outras células deixamos de ter o erro e temos agora uma mensagem indicando o que aconteceu com cada um dos códigos, não foram encontrados, pois não estão na lista.

Então aprendemos que a fórmula PROCX é realmente muito útil e bem mais funcional do que a fórmula PROCV, então será muito mais utilizada do que ela e não tem restrições como o PROCV.

 

EXTRA – Como Habilitar a função PROCX?

Vamos aprender nessa parte como habilitar a função PROCX no seu Excel, para esse passo é imprescindível que o usuário tenha a versão Microsoft Office 365. Essa versão o usuário poderá obter no site da Microsoft.

Tendo a versão Microsoft Office 365 basta ir até a guia Arquivo e em seguida selecionar a opção Conta.

 

Acessando a opção de Conta do Excel

Acessando a opção de Conta do Excel

 

Aqui o usuário irá clicar em Office Insider e vai clicar em Alterar Nível. Feito isso será aberta uma janela para que o usuário possa se inscrever e escolher o nível do Office.

 

Janela para ingressar no Office Insider

Janela para ingressar no Office Insider

 

Feito isso basta clicar em OK e voltar para a tela de Conta. Ainda nesta tela o usuário terá que clicar em Opções de Atualização e por fim clicar em Atualizar Agora.

Ao finalizar a atualização o Excel irá solicitar para fechar o programa e quando abrir novamente a função estará disponível.

 


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?