Blog

Postado em em 12 de novembro de 2019

PROCX – Substituindo o PROCV e PROCH pela nova fórmula do Excel!

Nessa publicação vou te mostrar rapidamente como utilizar a nova fórmula do Excel, a função PROCX. Ela veio com tudo para substituir o PROCV e PROCH!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a fórmula PROCX?

PROCX é uma nova fórmula do Excel que veio para substituir as fórmulas PROCV e PROCH, pois ela sozinha consegue fazer as pesquisas que essas duas fórmulas fazem, portanto temos uma facilidade maior para fazer buscar e sem algumas limitações dessas duas fórmulas que muitas vezes impediam o usuário de fazer certo tipo de procura.

Quando utilizar a fórmula PROCX?

Essa fórmula será utilizada com o mesmo propósito das fórmulas PROCV e PROCH, ou seja, será utilizada como uma fórmula de procura, mas podendo ser na horizontal ou na vertical. Lembrando que essa fórmula tem algumas funções a mais dessas duas, ou seja, além de fazer a mesma função tem funções extras.

Como utilizar a essa nova função?

Neste exemplo vamos verificar a utilização dessa fórmula como PROCV, PROCV invertido, ou seja, quando os dados que estamos procurando estão à esquerda da coluna analisada (que é algo que não é permitido pela fórmula PROCV) e por fim essa fórmula como PROCH.

Caso o aluno ainda não tenha um conhecimento sobre as fórmulas PROCV, PROCH e PROCX (funções específicas da fórmula). Podem acessar os links abaixo para que consigam acompanhar a aula e entender melhor o funcionamento do PROCX para substituir essas fórmulas.

https://www.hashtagtreinamentos.com/procv-aprenda-de-uma-vez-por-todas/

https://www.hashtagtreinamentos.com/proch-como-usar-a-formula-proch-no-excel/

https://www.hashtagtreinamentos.com/procx-no-excel/

1º Exemplo

Para o primeiro exemplo temos a seguinte tabela, que iremos utilizar a fórmula PROCX como a fórmula PROCV para efetuar uma busca na vertical.

Tabela inicial para busca vertical

Tabela inicial para busca vertical

Nesta tabela é possível observar que temos uma lista de funcionários com seus respectivos cargos e logo ao lado teremos a busca do funcionário que se encontra na célula E1 (que possui uma validação de dados para selecionar qual funcionários procuraremos). Na célula logo abaixo (célula E2) vamos retornar o cargo do funcionário procurado com a fórmula PROCX.

Fórmula PROCX para busca vertical de cargo

Fórmula PROCX para busca vertical de cargo

Essa é a fórmula que será utilizada para procurar o funcionário. Abaixo temos a explicação do que será colocado em cada um dos argumentos.

Pesquisa_valorCélula E1 – Será o valor procurado dentro de um intervalo.

Pesquisa_matrizColuna A – É o intervalo onde vamos procurar o funcionário indicado pelo argumento pesquisa_valor.

Matriz_retornoColuna B – É o intervalo onde vamos retornar o cargo do funcionário, ou seja, baseado no funcionário e na posição onde ele está o Excel irá retornar exatamente a mesma linha, mas na coluna de cargos, que corresponde exatamente ao cargo do funcionário procurado.

Resultado da fórmula PROCX, busca vertical

Resultado da fórmula PROCX, busca vertical

O resultado é exatamente o que teríamos se utilizássemos a fórmula PROCV, no entanto de uma forma mais fácil, pois aqui temos uma separação da coluna onde estamos procurando e da coluna onde queremos o resultado. Diferente do que acontece no PROCV que temos que selecionar toda a tabela e em seguida indicar em outro argumento qual será essa coluna.

2º Exemplo

Para o segundo exemplo vamos mostrar algo que é uma limitação de fórmula PROCV e conseguimos fazer normalmente com a fórmula PROCX.

Tabela para procura vertical com colunas invertidas

Tabela para procura vertical com colunas invertidas

É possível observar que neste caso temos as colunas A e B trocadas, ou seja, queremos procurar o funcionário na coluna B e retornar o seu cargo que se encontra na coluna A. Utilizando a fórmula PROCV isso não é possível, pois o resultado que será retornado deve estar obrigatoriamente a direita da coluna de procura, isso quer dizer que a coluna de cargo deveria estar ao lado direito da coluna funcionário.

Como é uma limitação da fórmula PROCV, caso o usuário queira utilizar essa fórmula para retornar o cargo do funcionário ou teria que utilizar a combinação de ÍNDICE e CORRESP ou teria que trocar as colunas de lugar para que isso seja possível.

No entanto como estamos trabalhando com a fórmula PROCX, nada disso será necessário, pois como foi dito anteriormente temos dois argumentos um para a coluna/linha de procura e um para a coluna/linha de resultado, então não importa a ordem que essas colunas/linhas estão.

Fórmula para busca vertical com colunas invertidas

Fórmula para busca vertical com colunas invertidas

Neste caso trocamos apenas os argumentos, pois como as colunas estão em lugares diferentes temos que indicá-las corretamente.

Resultado da fórmula PROCX para com colunas invertidas

Resultado da fórmula PROCX para com colunas invertidas

Como era de se esperar temos exatamente o mesmo resultado e sem nenhuma restrição quanto a posição das colunas de procura e resultado. Então essa fórmula acaba sendo bem mais útil e mais prática do que a fórmula PROCV, pois não há necessidades de alterar colunas ou até mesmo utilizar uma combinação de fórmulas para conseguir o resultado esperado.

3º Exemplo

Neste último exemplo vamos ver a utilização da fórmula PROCX como PROCH, ou seja, a utilização desta fórmula com a procura horizontal.

Tabela para procura horizontal

Tabela para procura horizontal

Nesta tabela é possível observar que nossos dados agora estão em linha ao invés de coluna, então temos os funcionários na linha 1 e o salário na linha 2. Então o que vai mudar na fórmula agora é apenas o intervalo em que nossos dados estão, a mudança será de coluna para linha.

Fórmula PROCX para busca horizontal

Fórmula PROCX para busca horizontal

Veja que a fórmula é exatamente a mesma, somente o intervalo onde os dados estão que muda. O intervalo de pesquisa dos dados é a linha 1 enquanto a o intervalo do resultado será a linha 2.

Resultado da fórmula PROCX para busca horizontal

Resultado da fórmula PROCX para busca horizontal

Desta forma conseguimos obter o resultado do salário do funcionário utilizando novamente a fórmula PROCX, ou seja, mesmo nas procuras horizontais podemos utilizar essa fórmula sem nenhuma dificuldade ou ter que trocar a fórmula ou utilizar outra combinação de fórmulas para fazer essa procura.

Essa fórmula acaba sendo muito útil, pois substitui duas fórmulas e é mais fácil de utilizar, pois não tem as restrições dessas duas fórmulas.

Você já viu nossos conteúdos gratuitos que disponibilizamos além de nosso curso de excel? Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!