Blog

Postado em em 15 de julho de 2019

PROCV – Aprenda de uma vez por todas!

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a fórmula PROCV com exemplos bem práticos e fáceis de entender! Você vai ver que é uma fórmula super simples!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é PROCV?

PROCV é uma função do Excel que permite ao usuário fazer uma procura na vertical de alguma informação, seja ela número ou texto. Desta forma, é possível, a partir de um valor, encontrar uma informação em uma tabela que esteja relacionado com esse valor procurado.

Essa procura é muito útil quando temos uma tabela muito grande e precisamos procurar informações nela. Fazer isso de forma manual é muito trabalhoso e toma muito tempo.

Quando utilizar essa função?

Vamos utilizar o PROCV quando queremos encontrar uma informação relacionada ao dado que temos inicialmente. Neste caso, vamos procurar, em uma tabela pequena para facilitar a demonstração, o código de uma venda, para que a partir dele possamos obter o valor de venda daquele código em específico.

 

Tabela com o resultado final

Tabela com o resultado final

 

Como usar o PROCV?

Para usarmos a função PROCV vamos começar escrevendo-a na célula G2 e verificar quais são os argumentos necessários para que essa função funcione.

 

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

 

Essa função possui 4 argumentos, que são: valor procurado, matriz tabela, número do índice da coluna e o tipo de procura.

Valor_procurado – Esse argumento é o valor que será procurado na tabela, no nosso exemplo o valor que vamos procurar dentro da tabela se encontra na célula F2.

Matriz_tabela – Aqui vamos colocar toda a tabela que contém as informações que vamos procurar, neste caso nossa tabela vai da célula A1 até D18.

Núm_índice_coluna – É o número da coluna que queremos retornar o dado, ou seja, como queremos obter a informação de venda relacionada ao código procurado vamos colocar o número 4 que é exatamente a coluna que possui essa informação.

Procurar_intervalo – Faz referência ao tipo de procura que será feita, pode ser uma busca com correspondência exata (FALSO ou 0) ou pode ser com uma correspondência aproximada (VERDADEIRO ou 1). Neste caso, como estamos procurando por algo específico vamos colocar a correspondência exata.

Sabendo dessas informações teremos a seguinte função.

 

Fórmula completa com todos os argumentos

Fórmula completa com todos os argumentos

 

Como todos os argumentos preenchidos basta pressionar a tecla ENTER para obter o resultado.

 

Resultado final baseado no código a esquerda

Resultado final baseado no código a esquerda

 

Então, toda vez que o código na célula F2 for alterado a fórmula vai ser atualizada e vai pegar automaticamente o valor de venda do código em questão.

 

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

 

Portanto, temos uma fórmula que se atualiza automaticamente para buscar um dado específico em uma tabela. Isso evita com que o usuário tenha que fazer uma busca manual que demanda tempo, especialmente se a tabela for muito grande. Essa é uma fórmula muito utilizada no Excel pela sua funcionalidade e é uma função intermediária do Excel.

Neste caso, é possível acrescentar as outras 3 informações utilizando a mesma função, o único argumento que seria alterado para cada uma dessas informações seria o núm_índice, que é a coluna na qual aquele dado será obtido.

Para outras publicações sobre PROCV, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/procv/


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?