Blog

Postado em em 1 de outubro de 2020

Plano de fundo no Power BI (Passo a Passo)

Plano de Fundo no Power BI

Nessa publicação vou te mostrar qual o passo a passo que você para conseguir criar um Plano de Fundo no Power BI para seu relatório!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Por que criar plano de fundo no Power BI?

Criar plano de fundo no Power BI faz com que a visualização dos nossos relatórios montados fiquem mais elegantes, e consequentemente fazendo com que nossos relatórios fiquem mais interessantes ainda.

Como fazer plano de fundo para relatório no Power BI?

Para melhorar design de dashboard no Power BI, podemos usar o artifício de inserir uma imagem de fundo que complemente bem os gráficos prontos no nosso relatório.

Para isso, devemos utilizar qualquer imagem do computador. Nós recomendamos que você crie uma imagem personalizada no Power Point, ou em qualquer outro programa que consiga fazer essa personalização para que encaixe perfeitamente com os gráficos e as cores que você utilizou nos seus relatórios.

Para efeito de exemplo, seguiremos com a montagem e sugestão de uso do Power Point, como vocês podem ver no vídeo, onde construímos uma imagem formada por 3 retângulos, sendo dois em azul, e um em branco (todos com efeito gradiente), e uma caixa de texto que sirva de título.

Fique atento para a paleta de cores que você escolherá, e opte por cores que se complementam e sejam parecidas com as cores utilizadas nos seus gráficos no Power BI. A correta escolha da paleta de cores é importante porque pode ajudar bastante o aspecto visual dos seus relatórios e é algo bem simples de fazer.

Personalize da forma que você achar melhor! Abaixo mostramos como seria a imagem a ser inserida no exemplo do vídeo:

Como Fazer Layout De Painéis No Power BI

Como Fazer Layout De Painéis No Power BI

Para inserir essa imagem como plano de fundo no Power BI, devemos na guia Relatório do Power BI clicar na parte em branco do nosso relatório (fora dos gráficos), para fazer uma mudança no layout da página, e não dos gráficos.

Em seguida iremos no menu de visualizações, clicar no “pincel de tinta”, que nos permite personalizar o que temos no nosso relatório. Procuraremos e entraremos na opção de “Segundo plano da página”.

Background Do Power BI

Background Do Power BI

Com esse submenu aberto, iremos clicar (intuitivamente) no botão de “Adicionar imagem”, e escolher a pasta onde se encontra a imagem a ser utilizada como plano de fundo. Repare que, ao escolher, nada acontece. Mas por que?

O Power BI, por padrão, coloca a transparência da imagem inserida como 100%. Devemos diminuir a transparência a ponto da nossa imagem de fundo aparecer no nosso relatório (pode optar por 0% ou um pouco mais). Ao fazer isso, você verá que a nossa imagem apareceu com sucesso. Observe:

Criando Um Template No Power BI

Criando Um Template No Power BI

Hoje então aprendemos a inserir um plano de fundo no relatório do Power BI, a deixar seus relatórios mais elegantes e a melhorar seus visuais para apresentações. Ficamos por aqui, até a próxima!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: