Blog

Postado em em 7 de junho de 2019

Planilha de previsão no Excel

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a ferramenta Planilha de Previsão que fica dentro dos Testes de Hipóteses do Excel.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a Planilha de Previsão no Excel?

É uma ferramenta que a partir de dados históricos nos possibilita projetar períodos no futuro. Por exemplo, tendo as datas e os valores de vendas podemos retornar uma estimativa através de uma análise estatística desse histórico. No caso que veremos, temos uma tabela com duas colunas, a primeira é referente às datas, indo de janeiro até junho (primeiro semestre do ano), enquanto a segunda coluna tem a quantidade vendida por dia durante esse período.

Tabela de dados históricos
Tabela de dados históricos

Tendo esses dados é possível fazer uma análise de como será o segundo semestre utilizando essa ferramenta.

Quando utilizar essa ferramenta do Excel?

Essa ferramenta será utilizada sempre que quisermos obter uma estimativa de alguns dados tendo algumas informações como base, como é o caso do nosso exemplo. Queremos fazer uma análise de como será o segundo semestre das vendas tendo como base o primeiro semestre de vendas já registrado.

Como utilizar a Planilha de Previsão do Excel?

O primeiro passo para utilizar essa ferramenta é selecionar todos os nossos dados. Para isso podemos utilizar o atalho CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO tendo algum dado da tabela selecionado.

Tabela de dados históricos selecionada
Tabela de dados históricos selecionada

Feito isso, basta ir até a guia Dados e em seguida selecionar a opção Planilha de Previsão.

Guia Dados - Teste de Hipóteses
Guia Dados – Teste de Hipóteses

Ao selecionar essa opção uma nova janela será aberta mostrando um gráfico de duas cores. A cor azul representa os dados que foram fornecidos para a criação da previsão, ou seja, os dados que temos na nossa tabela. A cor laranja representa a previsão que nos foi dada baseado nos dados que já tínhamos.

Janela da Planilha de Previsão
Janela da Planilha de Previsão

É possível observar que o Excel nos permite modificar a data do Término da Previsão, portanto podemos escolher uma data futura, como por exemplo até o mês de dezembro.

Opção de data na Planilha de Previsão
Opção de data na Planilha de Previsão

É importante ressaltar que neste caso só podemos ir até o dia 28 de dezembro. Isso acontece porque essa ferramenta nos permite fazer uma previsão baseado nos dados que já temos, então se tivermos uma tabela contendo 5 dias de vendas só podemos fazer a previsão dos 5 próximos dias.

Isso quer dizer que a nossa ferramenta tem um limite. Esse limite é exatamente a quantidade de dados que já possuímos, por esse motivo neste caso só podemos ir até o dia 28 de dezembro.

Então, ao selecionar essa data podemos observar que a parte laranja do gráfico vai até o final do ano com a previsão baseada nos dados anteriores.

Pré-visualização da previsão
Pré-visualização da previsão

Logo abaixo da opção de Término da Previsão temos um botão para abrir mais Opções. Nesta parte podem ser feitas mais alterações em relação a previsão.

A opção de Intervalo de Confiança nos diz que em 95% das vezes o comportamento dessas vendas vai variar nessas faixas laranjas mais finas (superior e inferior). A linha do meio é a projeção mais segura, no entanto temos faixas de erro que vão tanto para cima quanto para baixo. Esse valor pode ser alterado pelo usuário, no entanto quanto menor essa porcentagem menor o intervalo entre as linhas superiores e inferiores e quanto maior a porcentagem maior a distância entre elas.

É possível também alterarmos o tipo de gráfico de linha para colunas clicando no botão superior da janela.

Tipo de gráfico na planilha de previsão
Tipo de gráfico na planilha de previsão

Caso queira acessar outras publicações sobre gráficos no Excel, basta ir em:
https://www.hashtagtreinamentos.com/graficos-como-criar-graficos-no-excel/
https://www.hashtagtreinamentos.com/grafico-com-2-eixos/

Ao clicar nas barras o gráfico muda um pouco a visualização, no entanto as informações obtidas são exatamente as mesmas, ele fica apenas um pouco mais visual.

Gráfico de colunas
Gráfico de colunas

Feitas as modificações, podemos clicar no botão Criar para que o gráfico seja criado dentro do Excel. Feito isso, o Excel irá criar o gráfico desejado e irá criar uma nova tabela com duas colunas extras, que são: Previsão (Venda) e Intervalo de Confiança (Venda).

Planilha de previsão pronta
Planilha de previsão pronta

A tabela criada contém os dados iniciais que tínhamos mais os dados da previsão que foi gerada. Todos os dados da previsão possuem as duas colunas extras preenchidas com os valores da previsão e do intervalo de confiança para cada venda. Esses dados foram todos colocados em uma nova aba criada automaticamente para alocar essas informações.

É possível observar que temos preenchidos as previsões e juntamente com elas o intervalo de confiança, que vai sempre aumentando, o que quer dizer que quanto maior o período analisado, maior a chance de termos um desvio. Isso quer dizer que quanto mais distante do início da nossa previsão maior esse intervalo.

Tabela da planilha de previsão
Tabela da planilha de previsão

Portanto, essa ferramenta nos possibilita fazer uma previsão de uma quantidade limitada de dias baseado nos dados que já possuímos para fazermos uma análise futura de como esses dados vão se comportar durante esse período. É uma ferramenta útil e bem fácil de usar.