Blog

Postado em em 26 de novembro de 2020

Planilha com Cara de Site (3 Dicas de Design para suas Planilhas)

Planilha com Cara de Site

Vou te apresentar 3 dicas de design para você usar em seu Excel para que você aprenda como construir uma planilha com cara de site.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é uma planilha com cara de site ou planilha com cara de software?

Nada mais é do que uma apresentação de uma planilha em Excel de uma forma mais profissional para fazer o Excel com cara de site e fazer essa planilha Excel mais bonita, dessa forma tiramos aquela visualização de Excel cheio de grades e menus e passamos a ter uma planilha profissional.

Quando utilizar a planilha com cara de sistema?

Esse tipo de planilha será utilizado quando o usuário quiser alterar o design de planilhas Excel do modo tradicional que todos conhecem com menus, linhas de grade, títulos, entre outras ferramentas, para um design mais profissional onde já não teremos essa cara de Excel.

Como fazer uma planilha parecer um site?

Antes de iniciar faremos a utilização de um dashboard que já construímos no nosso canal, caso tenha interesse em saber como ele foi construído do zero vamos disponibilizar a aula em vídeo onde foi feito o passo a passo para a construção desse dashboard incrível.

Vamos apresentar 3 dicas de design para que o seu Excel tenha uma cara de site, ou seja, um aspecto profissional ao invés do simples aspecto de Excel que todos já estão acostumados, então essas dicas serão muito úteis para se destacar na apresentação dos trabalhos.

Dica 1 – Como fazer com que o dashboard fique em toda a tela (seja do computador, televisão etc.)

O primeiro passo é criarmos uma planilha (basta clicar no + lá embaixo na parte de planilhas para criá-la). Com isso teremos a planilha básica que é como começamos qualquer projeto no Excel.

Planilha inicial
Planilha inicial

Aqui temos que nos atentar ao zoom que está nessa planilha, veja que temos isso no canto inferior direito da tela. Já está em 100% e é neste valor que vamos deixar. Em seguida vamos até a guia Exibir para desmarcar as caixas de Barra de Fórmulas, Linhas de Grade e Títulos.

Desmarcando as opções na guia Exibir
Desmarcando as opções na guia Exibir

Com isso já temos uma cara bem diferente para o Excel do que tínhamos anteriormente.

Resultado da remoção dos itens visuais
Resultado da remoção dos itens visuais

Feito isso vamos até a guia Inserir e criar um retângulo do tamanho de toda a planilha.

Inserindo um retângulo na planilha
Inserindo um retângulo na planilha

OBS: Cuidado para não arrastar além do tamanho, pois o Excel vai permitir que isso aconteça e vai ativar a barra de rolagem, então o retângulo ficará maior do que a tela que precisamos visualizar.

Feito isso podemos ir até a opção que fica à direita da opção de minimizar o programa e selecionar a opção Ocultar a Faixa de Opções Automaticamente.

Ocultando a faixa de opções
Ocultando a faixa de opções

Com isso vamos ganhar mais espaço ainda dentro da planilha e vamos ter que arrastar mais um pouco o retângulo para que preencha toda a tela.

Planilha após ocultar a faixa de opções - Planilha com Cara de Site
Planilha após ocultar a faixa de opções

Depois de fazer esse último ajuste podemos voltar com as opções iniciais de linhas de grade, títulos, barra de fórmulas e mostrar as guias e comandos. Podemos também reduzir o zoom para 80% ou 70% para trabalhar em cima desse tamanho.

Voltando as configurações inicias
Voltando as configurações inicias

Agora o usuário fará a construção do seu dashboard dentro desse espaço delimitado para que quando retire tudo o que já retiramos anteriormente seja possível visualizar todas as informações em toda a tela sem a necessidade de ter espaços em branco atrapalhando.

IMPORTANTE: Dependendo do tamanho da tela que esteja utilizando o tamanho desse retângulo vai variar, então não precisa se basear na coluna e linha que ele tem no momento e sim nos passos que acabamos de seguir. Neste exemplo é uma tela de notebook, então vejam que o tamanho do dashboard já é mais esticado ao invés de se assemelhar a um quadrado por exemplo.

Então com essas configurações o usuário já terá o modelo de tamanho que precisa organizar suas informações para que todas fiquem a mostra sem cortes na hora da apresentação.

Dica 2 – Ícones do Excel (disponível nas versões mais recentes do Excel, versão 2019 e Office 365)

Essa é uma dica muito útil, pois permite com que as apresentações fiquem mais profissionais do que somente com a utilização de informações do Excel.

Nesta ferramenta de Ícones, que pode ser encontrada na guia Inserir dentro da parte de Ilustrações, permite com que o usuário coloque ícones que estejam relacionados ao que será apresentado sem que tenha que pegar imagens da internet ou de outra fonte.

Opção de ícones
Opção de ícones

Ao selecionar essa opção teremos diversas opções de ícones para inserir dentro do dashboard e deixá-lo com um aspecto ainda melhor.

Opções de ícones - Planilha com Cara de Site
Opções de ícones

São diversos ícones que o usuário pode escolher para complementar o seu dashboard e ainda tem a opção de escolher por categorias para facilitar a busca do que precisa.

Inserindo o ícone dentro do Excel
Inserindo o ícone dentro do Excel

A primeira opção muito interessante desses ícones é que o usuário pode alterar o tamanho deles dentro do Excel sem perder nenhuma qualidade, ou seja, não será necessário buscar diferentes imagens na internet para se adequar ao tamanho desejado.

Outra opção muito importante é que como é uma imagem do próprio Excel nós temos a possibilidade de formatá-la dentro da guia Formato do Gráfico. Isso quer dizer que podemos alterar preenchimento, cor, bordas, tudo o que fazemos em uma imagem ou forma dentro do programa.

Opções de formato para os ícones - Planilha com Cara de Site
Opções de formato para os ícones

Com isso podemos alterar esses ícones da mesma forma que fazemos com imagens e formas do Excel e posteriormente até combiná-los com alguma outra forma caso necessário.

Ícone após formatação
Ícone após formatação

Então uma possibilidade de combinação para expor melhor o ícone pode ser a seguinte, lembrando que isso vai depender de aplicação e necessidade do usuário.

Combinando com outras formas - Planilha com Cara de Site
Combinando com outras formas

Com isso o usuário pode complementar ainda mais seus dashboards fazendo essas formatações nos ícones e nas formas já existentes no programa.

Outra opção muito interessante que temos dentro da parte de formato de formas e ícones é a questão dos alinhamentos.

Ferramentas de alinhamento
Ferramentas de alinhamento

Eles permitem com que o usuário consiga alinhas as formas de forma eficiente sem a necessidade de ter que fazer isso manualmente ou no olho, então fica muito mais fácil ajustar o dashboard para que ele fique correto e igualmente espaçado.

Dica 3 – Como construir o ambiente para inserir dados

Nesta parte vamos aprender a como construir esses retângulos com cantos arredondados com essa faixa na parte superior, que é algo bem parecido com o que temos dentro do Power BI.

Dashboard completo (exemplo) - Planilha com Cara de Site
Dashboard completo (exemplo)

O primeiro passo é a criação do retângulo com cantos arredondados que se encontra na guia Inserir dentro da parte de Formas.

Selecionando o retângulo com cantos arredondados
Selecionando o retângulo com cantos arredondados

Vamos criar esse retângulo, remover o contorno dele e colocar uma cor mais clara para destacar do fundo que temos.

Forma criada - Planilha com Cara de Site
Forma criada

Esse círculo amarelo que temos dentro dessa forma é para que o usuário consiga ajustar o tamanho do arredondamento das bordas, então pode aumentar ou diminuir de acordo com sua necessidade.

Agora que temos essa forma selecionada do tamanho desejado vamos segurar a tecla CTRL e arrastá-la, desta forma seremos capazes de criar uma cópia dessa forma que será utilizada para fazer a parte superior onde teremos o título.

OBS: Já vamos alterar a cor dessa cópia para facilitar a visualização durante o procedimento.

Inserindo a segunda forma
Inserindo a segunda forma

IMPORTANTE: O usuário pode utilizar as ferramentas de alinhamento que vimos na dica anterior para auxiliar no posicionamento dos retângulos.

Aqui estamos fazendo o ajuste do segundo retângulo para ficar somente na parte superior, no entanto é possível ver que ao movimentar esse retângulo ele fica transparente e que as bordas dele não estão do mesmo formato que as bordas do retângulo maior.

Para corrigir isso é que vamos utilizar aquele círculo amarelo, para ajustar os tamanhos e deixá-los iguais para que fiquem corretamente sobrepostos.

Alinhando os arredondamentos das formas - Planilha com Cara de Site
Alinhando os arredondamentos das formas

Agora temos esse retângulo com a parte de cabeçalho quase completa, no entanto não queremos essa parte arredondada na parte inferior, então vamos fazer uma cópia desse retângulo e deixá-lo sem bordas para encaixar logo abaixo dele.

Inserindo uma nova fórmula sem arredondamentos
Inserindo uma nova fórmula sem arredondamentos

Feito isso teremos um aspecto de que temos apenas uma faixa na parte superior para colocar o cabeçalho do que estiver sendo apresentado nessa área. Para finalizar podemos selecionar esses 3 retângulos e utilizar a ferramenta de Agrupar.

Opção para agrupar as formas
Opção para agrupar as formas

Desta forma ao arrastar as formas elas ficarão sempre juntas e o usuário não irá precisar se preocupar em sempre ficar alinhando essas formas.

Replicando as formas - Planilha com Cara de Site
Replicando as formas

Em seguida o usuário poderá replicar essas formas para aplicar no seu relatório, lembrando que a espessura dessa faixa pode ser menor para ficar mais agradável a visualização.

Fizemos em um tamanho maior para facilitar o entendimento e visualização dos detalhes. Isso quer dizer que essa forma que parece única dentro de um gráfico foi construída a partir de 3 outras formas.

Realçando as 3 diferentes formas
Realçando as 3 diferentes formas

Com isso o usuário já será capaz de construir as áreas específicas para colocar suas informações e já tem o tamanho adequado para mostrar todas os seus dados de acordo com o dashboard pronto que deixamos como exemplo.

Exemplo de aplicação no dashboard - Planilha com Cara de Site
Exemplo de aplicação no dashboard

Nessa aula foi possível aprender 3 dicas para preparar seu Excel para parecer um site, então por esse dashboard as pessoas não diriam que ele foi feito em Excel, pois não tem as ferramentas ou os visuais padrões do Excel.

Então essa é uma excelente forma de impressionar o seu chefe, agora basta pegar aquela planilha do trabalho e dar uma cara de site para ela.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Faça sua pré-matrícula gratuita no Excel Impressionador agora e libere aulas exclusivas de Excel!