Blog

Postado em em 14 de julho de 2021

Painel de Filtro no Power BI – INCRÍVEL com Passo a Passo!

Painel de Filtro no Power BI

Nessa aula vamos te mostrar como criar um Painel de Filtro no Power BI incrível que vai te ajudar muito e deixar seu relatório muito mais visual!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Fala Galera! Nessa aula nós vamos te mostrar como criar um painel personalizado de filtros no Power BI maneiríssimo!

Vamos te mostrar como alterar a visualização do dashboard para que você possa mostrar o painel de filtro no Power BI sempre que clicar em um botão.

Isso será feito na parte de indicadores e painel de seleção para criar essas “imagens” do dashboard com e sem esse painel de filtro.

Nesse painel nós vamos inserir uma segmentação de dados no Power BI com data e centro de custo para facilitar a visualização e análise dos dados.

Elaboração do filtro

1) Ícones

Criamos os ícones do filtro e de fechar o filtro, usando ícones disponibilizados nos arquivos de aula, adquiridos diretamente do site Flaticon.

2) Retângulo e segmentações de dados

Inserimos uma forma retangular que vai ser um “quadro” que vai conter os nossos filtros/segmentações de dados.

No vídeo mostramos como fazer isso, passo a passo, e no arquivo “do zero” disponibilizado já colocamos os retângulos e os filtros de segmentação de dados.

Seleção e Indicadores

Na guia Exibição da primeira aba do Power BI (Relatório), vamos selecionar Exibição e Indicadores, para abrir ambos os painéis de visualizações e indicadores. Observe:

Deveremos entender o indicador como uma “foto” de como está o painel naquele exato momento.

Nessa foto, incluem-se os visuais criados através de gráficos e números resultantes das visualizações. Assim, se criamos um indicador para representar uma fotografia daquele momento do relatório, devemos optar por quais visualizações queremos mostrar naquela foto.

Então, a partir daqui vamos selecionar em ocultar/mostrar as visualizações que queremos, nos ícones de “olhos” no painel de seleção.

A ideia aqui é:

  • para o ícone de “fechar” criar um indicador que indique todas as visualizações visíveis, menos as do quadro vermelho, a própria imagem de fechar e as duas segmentações de dados criadas (data e centro de custo), que irá indicar o fechamento do nosso “filtro”
  • para o ícone de “abrir o filtro” criar um indicador que mostre todas as visualizações incluindo essas 4, que irá indicar a abertura do nosso “filtro”.

Indicador “Original” vai representar o filtro fechado e Indicador “Com Filtro” vai representar o filtro aberto

Atribuir os indicadores aos ícones importados de filtro e de fechar

Para que os indicadores sejam ativados, precisamos atribuí-los aos botões, para que os cliques nesses botões se traduzam em ações.

Para isso, precisamos:

  • Clicar na forma/ícone inserido
  • Ir na propriedade Ação
  • Ativá-la
  • Configurar para Tipo: Indicador
  • Selecionar o indicador específico

Assim, agora poderemos ativar os indicadores ao clicar pressionar Ctrl e clicar com o botão esquerdo do mouse no aplicativo do Power BI, e no relatório publicado (web) apenas clicando com botão direito.

Desativando “dados” do indicador

Ao tirar uma fotografia do painel naquele dado momento, gravamos como estão os visuais, os filtros aplicados, e consequentemente os números apresentados nos cartões e nos gráficos.

Para que o “print” leve em consideração o filtro aplicado no nosso “quadro” de segmentação criado e não o perca, precisamos desativar a sincronização de dados do indicador. Dessa forma:

  • Com o painel de indicadores aberto
  • Clicar nos “…” ao lado direito do nome do indicador
  • Clicar em Dados (repare que por padrão ele vem habilitado)

Nesse caso precisaremos desmarcar os “dados” nos dois indicadores, porque

Desmarcando-o, podemos ver que, ao abrir ou fechar o painel, as “fotografias” não voltam aos números sem nenhum filtro aplicado e os filtros não voltam para o cenário “original” (ano 2019, filtros desmarcados).

Agora todo filtro feito ficará “guardado” ao abrir ou fechar o painel de filtros criado, e os gráficos e visuais numéricos vão “guardar” também as informações.

Conclusão do Painel de Filtro no Power BI

Você aprendeu nessa aula a fazer um painel personalizado de filtros no Power BI maneiríssimo!

Utilizamos do painel de seleção, painel de indicadores, inserir imagens e formas!

Passamos por conceitos simples mas que deixam o visual do seu relatório muito legal ao final do processo!

Até o próximo post! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Excel, VBA e Power BI! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo atualmente? Inscreva-se no Intensivão de Python agora mesmo!