Blog

Postado em em 9 de abril de 2021

Notas de Corretagem de Day Trade – Bolsa de Valores

Notas de Corretagem de Day Trade

Nesta aula vamos atender à pedidos e inserir notas de corretagem de day trade na nossa planilha para deixá-la ainda mais completa!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Estamos na décima sexta da nossa Série Controles para Bolsa de Valores, onde estaremos lidando com notas de corretagem de day trade, algo pedido por vocês!

Nesse post você vai aprender:

  • Como colocar as movimentações na planilha de controle (day trade)
  • Incluindo o resultado da ação day trade na nossa aba de movimentações!

Na última aula da série, a nossa aba de resumo da planilha ficou da seguinte forma:

Day trade (transação do dia, em inglês) nada mais é do que a estratégia de comprar e vender ações no mesmo dia. Ou seja, fazer operações de compra e venda de ações no prazo máximo de um dia, ou de um mesmo pregão.

Para o nosso controle de ativos você tem a possibilidade de criar uma aba para as operações de Day Trade, ou pode colocar na aba de notas.

Optando por esse último caso, terá que criar um identificador, para que futuramente essa operação possa ser identificada com a macro. Ou seja, assim saberíamos o que é day trade e o que não é, para deixar tudo organizado.

Nós aqui vamos optar por fazer em uma aba separada, por questão de escolha e didática.

Vamos então duplicar a aba de notas, pressionando Ctrl com o teclado, clicando com botão esquerdo do mouse e arrastando para o lado. Ao soltar, teremos nossa aba duplicada. Vamos dar um duplo clique com botão esquerdo do mouse e renomeá-la.

Iremos apagar as linhas desnecessárias, e deixar apenas uma informação exemplo para Day Trade. Vamos excluir os valores e deixar apenas as fórmulas, como mostrado no vídeo.

A seguir podemos ver os exemplos usados na aula, para a aba de Day Trade:

Notas De Corretagem De Day Trade
Notas De Corretagem De Day Trade

OBS: repare aqui que o I.R.R.F. para operações Day Trade é de 1% em cima do lucro da operação, como mostrado no vídeo. Mas fique tranquilo que esse valor vai ser passado na nota de day trade, e você provavelmente não precisará fazer essa conta.

Vamos também incluir essas operações na aba de movimentações, para ver os efeitos dessas notas acontecerem, tanto em resultado, quanto em imposto, e como isso vai refletir no valor do nosso saldo de corretora (levemente, mas vai). Observe abaixo:

Notas de Corretagem de Day Trade
Movimentações Day Trade

E o reflexo disso na aba de resumo?

Não há! Concorda que tudo (quantidade) que compramos daquele ativo em day trade nós vendemos? Nada dessas quantidades ficou pendente, correto?

Então não teremos nada desse ativo em day trade na aba de resumo, a não ser que tenha algo sobrando dele vindo das nossas notas. Em day trade, tudo que é comprado, é vendido no mesmo dia.

O resultado da ação day trade se deve apenas ao seu lucro entre o que foi vendido e o que foi comprado, se positivo, e prejuízo, em cenário contrário. Mas nada será mostrado na aba de resumo porque as quantidades serão anuladas sempre (o que é comprado é vendido).

Portanto, nada foi modificado na nossa aba resumo. Observe:

Notas de Corretagem de Day Trade

Vamos então ajeitar as nossas abas, retirando as linhas de grade, para que elas fiquem mais apresentáveis e mais “limpas” visualmente. Iremos em Exibir > Linhas de grade (desmarcar), para cada aba.

Conclusão

Nós te ensinamos nessa aula como colocar as movimentações de day trade na planilha, de forma a incluindo o resultado da ação day trade na nossa aba de movimentações.

Nós organizamos as movimentações na planilha de controle para que tudo fique organizado conforme estamos fazendo nas aulas.

Deixamos a planilha mais limpa visualmente retirando as linhas de grade e preparando o design da planilha para começar a entender algumas automatizações nas próximas aulas!

Vamos continuar nossa série, então fique ligado! Até o próximo post! Não perca, lá no nosso canal do Youtube! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?


Vai começar o maior evento de Power BI da América Latina! Quer participar? Preencha seu e-mail abaixo: