O que fazer quando temos uma mudança de base no Power BI? Neste post vamos explicar como resolver esse problema de alteração de caminho dos arquivos!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Você já deve ter se deparado com problemas nos seus relatórios quando ocorre a mudança dos arquivos de base dele mudam de local no computador, certo?
Nesse post vamos aprender como fazer a mudança de bases no Power BI de forma correta.
Importamos duas bases de dados para o Power BI, ou seja, duas planilhas em Excel que vão nos dar quatro tabelas. Colocamos elas em uma pasta, e depois mudaremos de local para mostrar como solucionar. Observe a importação das tabelas:
Ao mudar as bases de local (colocamos fora da pasta), para atualizar seus dados (clicando no ícone Atualizar), o seguinte aviso é dado:
1) Barra de Fórmulas
Isso resolve o problema! Mas se tivermos muitas tabelas/planilhas e locais diferentes em que elas estejam, o processo fica um pouco cansativo, concorda? Vamos então ver outras formas a seguir.
2) Mudar caminho do arquivo pela configuração de fonte de dados
Outra forma de fazer o ajuste é mudando o caminho na fonte de dados das tabelas inseridas num local específico do Power BI, com a interface mais amigável.
Caso alguém mude o arquivo de base (planilha) de local ou de nome, deveremos dizer para o Power BI qual é o “novo caminho” daquela planilha.
Para solucionar esse problema muito comum, precisamos ir, no Power Query, em Página Inicial (1) > Configurações da fonte de dados (2) > Alterar Fonte (3) > Procurar… (4) > Achar a planilha no seu computador > OK (5) > Fechar (6) > Atualizar visualização (7). Observe abaixo:
3) Criar parâmetro de caminho
Com o Power Query aberto, para criar um parâmetro devemos:
A partir daqui, temos esse parâmetro como se fosse uma variável, que pode ser alterada a qualquer momento, clicando no parâmetro no menu à esquerda (junto com as tabelas importadas), atualizando o caminho onde os arquivos estão e dando Enter.
Teremos que refazer a etapa 2 para cada fonte de dados utilizando o parâmetro, da forma abaixo:
Lembrando que aqui utilizamos o arquivo “Base de Dados.xlsx” como exemplo, e devemos fazer isso para todos os arquivos da pasta em questão, utilizando o parâmetro.
Feito isso, caso mudássemos os arquivos base de pasta, precisaríamos, no Power Query, clicar no menu à esquerda no Parâmetro (Caminho), inserir o caminho atualizado, e dar Enter. E todas as tabelas voltariam ao normal. Veja abaixo após todas as mudanças:
OBS: Para obter o caminho do arquivo inteiro de um arquivo, podemos, na caixa do Windows Explorer, da pasta em que estão as planilhas, clicar no arquivo desejado (no nosso exemplo, o da Aula 4). Com o arquivo selecionado (em 1), ir em Início (em 2) > Copiar caminho (em 3). Pronto, agora você tem copiado o caminho inteiro do arquivo, e pode passar para o VBA apenas colando (Ctrl+V).
Nesse post explicamos o passo a passo, de três formas diferentes, para corrigir esse problema de mudança de bases dentro do seu arquivo!
Esse é um problema comum dentro do Power BI: quando você altera a base de dados, o nome dela, da pasta, ou o caminho do arquivo de forma geral. Depois dessa aula, você sabe resolvê-lo.
Até o próximo post! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI! Um abraço!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?
Expert em VBA e Power BI da Hashtag Treinamentos. Auxilia no suporte aos alunos da Hashtag Treinamentos e na criação de conteúdos para os que acompanham nossos canais.