Blog

Postado em em 18 de setembro de 2022

Mitos e Verdades do Power BI – Não Tenha Mais Dúvidas!

Hoje eu quero falar sobre os mitos e verdades do Power BI para que você não tenha dúvidas sobre esse programa e quando usar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Mitos e Verdades Sobre o Power BI

Hoje eu quero falar de algumas dúvidas sobre Power BI que muitas pessoas acabam tendo, mas não sabem se são verdades ou não.

São perguntas sobre Power BI que podem ser simples, mas que acaba causando dúvida em quem ainda não utiliza ou não conhece o Power BI.

Mitos Sobre o Power BI

Esses são alguns mitos e dúvidas que as pessoas têm sobre o Power BI que você pode ter também, mas hoje vamos tirar todas essas dúvidas para que você saiba se o Power BI é ou não pra você!

Preciso Saber Excel para Aprender Power BI?

Essa é uma dúvida muito comum no Power BI, mas você não precisa saber nada de Excel para poder aprender Power BI.

Mesmo que não saiba absolutamente nada de Excel você consegue aprender e utilizar o Power BI tranquilamente.

Saber Excel para Aprender Power BI Ajuda?

Em parte, sim, pois a questão de tratamento de dados e utilização de fórmulas são parecidas, mas não necessariamente iguais.

Então ter um conhecimento em Excel te ajuda a entender melhor as ferramentas do programa e deixar o aprendizado mais rápido.

Mas vale lembrar que temos diferenças, principalmente em relação as fórmulas, dentro do Excel nós podemos selecionar células específicas para fazer os cálculos, já no Power BI nós fazemos os cálculos com as colunas inteiras.

Power BI vai Substituir o Excel?

Essa é outra dúvida muito comum sobre o Power BI, e a resposta é não. São dois programas diferentes e um não substitui o outro, na verdade eles acabam se complementando.

Pois na grande maioria dos casos você vai ter uma base de dados em Excel e vai trazer esses dados para dentro do Power BI.

Então pode fazer seu tratamento de dados e utilizar tranquilamente essas informações dentro do Power BI.

Boa parte dos programas que exportam dados tem a opção de exportar para Excel, onde você já pode fazer o tratamento de já criar o que precisa diretamente no Excel ou pode enviar para o Power BI para fazer análises mais detalhadas com diferentes gráficos e uma apresentação um pouco melhor!

Power BI Serve para Qualquer Área?

Essa é outra pergunta que é muito comum e com razão, até porque boa parte dos exemplos que temos são mais voltados a vendas, estoques, logística.

Mas o Power BI pode ser utilizado em qualquer área, literalmente em qualquer área. Para você de fato ter certeza de que pode ser aplicado em qualquer área pode acessar o link abaixo:

https://community.powerbi.com/t5/Data-Stories-Gallery/bd-p/DataStoriesGallery

Esse link é da galeria da própria Microsoft, lá você vai visualizar dezenas de dashboards em diversas áreas, é até uma dica para você que está sem ideias para ter novas ideias de design.

Outra coisa muito interessante é que você já pode interagir com esses dashboards, então vai conseguir ver no detalhe cada um deles!

Business Intelligence é Muito Difícil?

Não, na verdade é algo que você provavelmente já fez, mas não sabia que era de fato BI. Quando você organiza os dados, faz uma análise e ajusta eles em um relatório ou dashboard já está fazendo BI.

Pois com isso você vai fazer uma análise desses dados para tomar suas decisões em relação aos resultados que obteve.

Então o BI nada mais é do que você organizar todas as informações de uma forma mais eficiente e visual para que possa tomar decisões da melhor forma possível.

E você provavelmente já fez isso várias vezes, então não é um bicho de sete cabeças!

Preciso de um Super Computador para Usar o Power BI?

Não precisa de um super computador para rodar o programa, mas ele tem alguns requisitos mínimos.

Então tem o mínimo para conseguir rodar, mas é claro que tem uma configuração ideal. Nós temos uma publicação aqui que mostra esses requisitos, você pode acessá-la no link abaixo:

https://www.hashtagtreinamentos.com/requisitos-minimos-power-bi

Preciso de uma Conta para Usar o Power BI?

Sim e Não! Por que temos duas respostas? É que para utilizar o programa no seu computador você não precisa de uma conta.

Só que se você quiser utilizar os recursos do Power BI online de publicação de relatório online, compartilhamento e outros recursos você vai precisar de uma conta corporativa.

Então não é a sua conta comum da Microsoft, você vai precisar de uma conta corporativa para poder utilizar esses recursos.

https://www.hashtagtreinamentos.com/conta-corporativa-no-power-bi

Nesse link nós mostramos o passo a passo para criar a conta corporativa de forma gratuita, então não vai precisar fazer nenhum pagamento.

Preciso Comprar Licença para Usar o Power BI?

Não, como falamos no tópico anterior você só vai precisar de uma conta corporativa se for utilizar esses recursos “extras”, caso contrário vai poder utilizar normalmente sem nem precisar fazer o login no seu Power BI.

Só que depois do seu período de teste se a sua empresa quiser continuar com o uso do Power BI terão que verificar qual o melhor pacote da Microsoft atende suas necessidades na empresa.

Power BI só Serve para Fazer Gráficos?

Não! Como falamos anteriormente você vai conseguir fazer o tratamento da sua base de dados, pode fazer o relacionamento dela, pode criar medidas (cálculos), pode criar colunas…

Pode fazer diversas análises, e para visualizar essas análises e resultados você tem a opção de utilizar tabelas, matrizes, cartões, gráficos (que são muitos).

Sempre falam de gráficos porque é a maneira mais fácil de visualizar informações, é muito mais fácil e simples visualizar um gráfico do que uma tabela com milhares de informações linha a linha não é mesmo?

Por isso que geralmente temos muitos gráficos em dashboards, pois eles facilitam a visualização e a análise dos dados, mas isso não te impede de fazer uma análise apenas com tabelas ou algo do tipo.

Conclusão – Mitos e Verdades do Power BI

Essas foram algumas das dúvidas comuns sobre o Power BI que muitas pessoas têm e acabam com receio de experimentar a ferramenta por conta dessas dúvidas.

Agora que você já sabe quais são os mitos já pode começar a utilizar o Power BI e criar seus relatórios e dashboards para impressionar!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!