Blog

Postado em em 22 de junho de 2020

Mesclar Consultas no Power BI utilizando o Power Query

Mesclar Consultas no Power BI

Você já precisou juntar várias tabelas que falavam sobre o mesmo assunto mas estavam separadas? A ferramenta de Mesclar Consultas no Power BI vai te salvar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é o Power Query?

O Power Query é um editor de consultas, ou seja, permite com que o usuário faça edições nas informações que possui antes de importar diretamente para o Power BI.

 

Quando utilizar o Power Query?

Vamos utilizar esse editor praticamente sempre que formos importar dados para o Power BI. O motivo é que com esse editor será possível fazer alterações e/ou correções nesses dados antes de importar para garantir que todas as informações estão de acordo com a necessidade do usuário.

 

Como Mesclar Consultas no Power BI?

Vamos aprender a como mesclar consultas (tabelas) dentro do Power Query. Isso é importante para quando o usuário precisa pegar uma informação de uma tabela e passar para outra.

O primeiro passo é iniciar com a importação de um arquivo, que neste caso será a Base Vendas. Para importar basta ir até a opção Obter dados ou selecionar diretamente a opção do Excel.

 

Opção para importar arquivos

Opção para importar arquivos

 

Feito isso basta escolher o arquivo que deseja importar. Após selecionar o arquivo o programa irá mostrar uma tela em que o usuário poderá selecionar as abas que deseja importar daquele arquivo, portanto terá que selecionar pelo menos uma delas para que possa importá-la.

 

Janela para seleção de dados

Janela para seleção de dados

 

Com isso temos 2 opções para prosseguir, a primeira em amarelo que é Carregar, já importa os dados da maneira que estão nessa pré-visualização, enquanto que a segunda opção, Transformar Dados que vamos utilizar praticamente sempre, pois permite com que o usuário faça alterações nesses dados., que é exatamente o que queremos.

 

Tabela (consulta) importada para o Power Query

Tabela (consulta) importada para o Power Query

 

Feito isso teremos a tabela importada dentro do ambiente Power Query, ou seja, não estamos dentro do Power BI, ele está na janela atrás do editor, isso quer dizer que são “programas” diferentes. Aqui o usuário poderá fazer alterações dentro da tabela antes de importar de fato para o Power BI.

É possível observar que somente por essas informações disponíveis na tabela não temos muitos detalhes sobre o produto ou sobre o cliente, é por isso que vamos importar outras duas tabelas para que possamos complementar essas informações.

Dentro do Power Query conseguimos também fazer a importação de novos dados, para isso basta ir até a opção Nova Fonte que se encontra dentro da guia Página Inicial.

 

Importanto arquivo dentro do Power Query

Importanto arquivo dentro do Power Query

 

Vamos então importar mais duas tabelas Cadastro Clientes e Cadastro Produtos. O procedimento é exatamente o mesmo, a única diferença é que aqui não teremos as 2 opções que tínhamos anteriormente de carregar e transformar dados. Isso acontece porque agora já estamos dentro do ambiente do Power Query, portanto já vamos abrir as novas tabelas dentro do editor.

 

Consultas importadas dentro do Power Query

Consultas importadas dentro do Power Query

 

É possível observar que temos as 3 consultas dentro do Power Query e ao selecionar qualquer uma delas será mostrado ao usuário os dados de cada uma delas. Neste caso vamos ter uma tabela com informações dos clientes e outra com informações dos produtos. Temos duas novas planilhas com informações mais detalhadas.

Para que o usuário possa obter uma informação de uma planilha e colocar na outra, primeiramente vamos selecionar a planilha que queremos que é a Base Vendas, em seguida basta ir até a guia Página Inicial e por fim selecionar a opção Mesclar Consultas.

 

Opção para Mesclar Consultas

Opção para Mesclar Consultas

 

Serão mostradas duas opções, a primeira as informações serão mescladas na tabela atual enquanto na segunda opção será criada uma nova tabela como cópia e inserida essas informações. Neste caso vamos escolher a primeira opção.

 

Janela para seleção das informações

Janela para seleção das informações

 

Vamos ter essa janela inicial mostrando a tabela que estamos inicialmente, logo abaixo teremos a opção de escolher de qual tabela queremos puxar alguma informação.

 

Selecionando as colunas que possuem informações em comum

Selecionando as colunas que possuem informações em comum

 

Para o próximo passo vamos selecionar as 2 colunas que contém informações em comum nas duas tabelas. Feito isso temos uma informação na parte inferior da janela mostrando que temos uma correspondência desses itens, por fim basta pressionar OK.

 

Mescla de informações criada em forma de coluna

Mescla de informações criada em forma de coluna

 

Como não informamos ao programa quais colunas queríamos ele traz os dados da seguinte maneira. Para escolher basta clicar nas duas setas logo ao lado do nome da coluna.

 

Selecionando as colunas desejadas

Selecionando as colunas desejadas

 

Aqui será possível escolher quais as colunas daquela tabela vamos querer mesclar na tabela atual, em seguida basta pressionar OK.

 

Inserção das colunas selecionadas na tabela atual

Inserção das colunas selecionadas na tabela atual

 

Feito isso as colunas serão mescladas a tabela atual com as informações corretas, pois foi feito o relacionamento entre duas colunas das tabelas que possuíam informações em comum.

Agora vamos repetir o mesmo procedimento entre a Base Vendas e Cadastro Produto para acrescentarmos mais informações a essa tabela.

 

Mesclando informações de outra tabela - Mesclar Consultas no Power BI

Mesclando informações de outra tabela

 

Para essa consulta vamos selecionar as colunas de SKU que possuem as informações em comum e em seguida vamos escolher as colunas que serão mescladas.

 

Selecionando as colunas desejadas - Mesclar Consultas no Power BI

Selecionando as colunas desejadas

 

Novamente vamos pressionar OK após escolher as colunas.

 

Colunas adicionadas a tabela atual

Colunas adicionadas a tabela atual

 

Com isso temos as consultas mescladas com as colunas desejadas pelo usuário, agora para complementar vamos aprender a criar uma Coluna Condicional, ou seja, a partir de uma condição vamos poder criar uma coluna com um resultado desejado.

Para isso vamos até a guia Adicionar Coluna e vamos selecionar a opção Coluna Condicional.

 

Adicionando uma coluna condicional

Adicionando uma coluna condicional

 

Ao selecionar essa opção será aberta uma janela para que o usuário possa configurar essa condição para criação da coluna.

 

Inserindo as informações para a criação da coluna - Mesclar Consultas no Power BI

Inserindo as informações para a criação da coluna

 

Aqui podemos inserir um nome para essa coluna e logo abaixo podemos inserir as informações condicionais. Neste caso vamos verificar se a informação na coluna de sexo for F vamos retornar o valor de 0,8 que seria um desconto de 20% no valor final, caso contrário vamos retornar 1, que seria sem desconto.

 

Resultado da coluna condicional

Resultado da coluna condicional

 

Agora para obter o valor final com desconto basta multiplicar as duas colunas, para isso basta selecionar as duas colunas de Preço Unitário e Valor Desconto e selecionar a opção Multiplicar dentro de Padrão.

 

Operação de multiplicação entre colunas

Operação de multiplicação entre colunas

 

Com isso teremos a multiplicação entre essas duas colunas.

 

Resultado da multiplicação - Mesclar Consultas no Power BI

Resultado da multiplicação

 

Nesta aula aprendemos a como mesclar informações utilizar o Power Query, como criar uma coluna condicional e como utilizar operações entre colunas para obter novas informações. Todas essas ferramentas são úteis para complementar e melhorar os dados que já temos para criar relatórios e dashboards mais completos.

Curso de Excel no Rio de Janeiro ou em Niterói não tem nem o que pensar, nossos mais de 13.000 alunos podem atestar a qualidade e a didática de nossos cursos!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?