Blog

Postado em em 5 de fevereiro de 2019

MÉDIASE – Como fazer a fórmula MÉDIASE no Excel?

Caso prefirao conteúdo de MÉDIASE no formato de vídeo-aula clique nesse link!

O que é MÉDIASE?

MEDIASE como o próprio nome já diz é uma função que faz a média de acordo com uma condição, ou seja, iremos definir uma condição para que possa ser feita a média baseada nela.

Quando usar MÉDIASE?

Essa função é utilizada quando precisamos da média de algum dado tendo uma condição a ser obedecida. Neste caso iremos utilizar uma tabela de vendedores de uma loja, então temos os nomes dos vendedores, o valor das vendas e o sexo dos vendedores. Aqui vamos fazer a média baseado no sexo dos vendedores, ou seja, a média do sexo feminino (F) e a média do sexo masculino (M). Desta forma podemos saber a média de vendas de cada um desses dois grupos.

Então para esse caso iremos fazer a média do valor das vendas tendo como condição o sexo dos vendedores.

Como usar MÉDIASE?

Para utilizar a MÉDIASE basta escrever =MÉDIASE que o Excel já irá mostrar a descrição da função e em seguida colocar o parêntese ou apertar a tecla TAB para selecionar a função.

Essa função nos pede três argumentos, sendo eles: intervalo, critérios e intervalo_média.

Intervalo: esse argumento é o intervalo do critério que vamos analisar, ou seja, como queremos a média dos valores relacionado ao sexo do vendedor, iremos selecionar o intervalo de sexo dos vendedores. Portanto nosso intervalo vai da célula C2 até a célula C7.

Critérios: esse argumento é a nossa condição para efetuar a média, nesse primeiro caso queremos saber a média de vendas do sexo feminino (F). Como o sexo está representado apenas por uma letra iremos colocar ela nos critérios, no entanto como é um texto temos que colocar esse critério entre aspas duplas.

Intervalo_média: esse é o último argumento e está relacionado ao intervalo que iremos utilizar para fazer a média, ou seja, baseado no intervalo e no critério já sabemos quais valores obter para fazer a média. Serão os valores que estão relacionados ao sexo feminino, pois esse é o nosso critério. Esse intervalo vai da célula B2 até a célula B7.

Essa é a nossa fórmula depois de pronta com todos os argumentos preenchidos, depois basta pressionar a tecla ENTER e observar o resultado.

Para que possamos fazer a média do sexo masculino precisamos apenas alterar o critério F por M. Para que isso seja feito precisamos entrar na célula de forma que possamos ver a fórmula. Para fazer isso basta pressionar a tecla F2 com a célula selecionada, feito isso a fórmula será mostrada e podemos alterar o valor do critério para M.

Novamente pressionando a tecla ENTER podemos obter o resultado da média de vendas para o sexo masculino desta vez.

Para saber mais sobre MÉDIASE e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.