Blog

Postado em em 10 de janeiro de 2019

Lista Suspensa no Excel

Criando uma Lista Suspensa no Excel

Você já precisou criar uma lista suspensa no Excel? Nessa publicação vou te ensinar o passo a passo que você precisa seguir para criar uma validação de dados!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

Quando usar uma Lista Suspensa no Excel?

A validação de dados é uma ferramenta muito útil do Excel, que permite o usuário definir um critério de validação para uma célula ou um conjunto de células. Esse critério serve para que a(s) célula(s) tenham seu conteúdo restrito por um critério que pode ser: um número inteiro, um decimal, uma lista, uma data… Isto é, caso você precise que o conteúdo de sua célula seja preenchido sempre seguindo um critério, a Validação de Dados é a ferramenta certa.

Dessa forma, nesse post vamos ensinar como criar lista suspensa no Excel!

Como usar a Validação de Dados?

Para que o usuário tenha acesso a essa ferramenta é necessário, primeiramente, selecionar a(s) célula(s) nas quais a Validação de Dados será aplicada. Depois, basta ir na guia “Dados” e selecionar a opção de “Validação de Dados” próxima à opção de “Texto para Colunas”, como na imagem abaixo.

Validação de Dados

Validação de Dados

Após selecionar a opção de “Validação de Dados”, o Excel abrirá uma janela para que o usuário possa escolher as opções que deseja.

Janela da Validação de Dados

Janela da Validação de Dados

No campo “Permitir”, temos todas as opções de restrições que podemos aplicar às células, são elas: qualquer valor, número inteiro, decimal, lista, data, hora, comprimento do texto e personalizado. O critério mais utilizado para a validação de dados é a “Lista”, por ser o mais abrangente e aplicável a uma variedade de casos.

Por esse motivo, no exemplo abaixo utilizaremos a lista para validar os critérios de “Produtos”. Para fazer isso basta selecionar a opção de “Lista” no campo “Permitir”.

Ao selecionar a opção “Lista” um novo campo chamado “Fonte” ficará disponível. Neste campo selecionaremos o intervalo dos dados que irão compor a lista da(s) célula(s) em questão.

Opção de Lista na Validação de Dados

Opção de Lista na Validação de Dados

Após selecionar os dados para a lista, =$B$4:$B$13, basta clicar na opção “OK”. Feito isso quando o usuário selecionar a(s) célula(s) que foram validadas utilizando o critério de lista, irá perceber que aparece uma seta ao lado da célula e então irá abrir um menu suspenso em forma de lista com os dados que foram selecionados anteriormente.

Exemplo de Lista Suspensa no Excel

Exemplo de Lista Suspensa no Excel

Desta forma o usuário poderá restringir os dados que poderão ser inseridos na(s) célula(s), deixando apenas as opções específicas, evitando assim que o usuário coloque dados errados na(s) célula(s).

Para saber sobre mais sobre Validação de Dados, Lista Suspensa e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.

 

Hashtag Treinamentos

Curso de Excel no Rio de Janeiro ou em Niterói não tem nem o que pensar, nossos mais de 13.000 alunos podem atestar a qualidade e a didática de nossos cursos!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?

 


As inscrições para o Excel Impressionador estão abertas.

Para saber todos os detalhes sobre o programa é só clicar no botão abaixo.