Blog

Postado em em 7 de agosto de 2021

Integrar Python com Excel usando Pandas e Openpyxl

Nessa aula eu vou te mostrar como você pode integrar Python com Excel para fazer suas análises e tratamento de dados usando o Pandas e o Openpyxl!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula eu vou te mostrar como fazer integração do Python com Excel de duas formas, uma utilizando o Pandas e a outra utilizando o Openpyxl.

Então você vai poder a que melhor se adequa a sua necessidade para poder fazer suas alterações em arquivos de Excel quando for trabalhar com análise de dados.

O que você vai aprender nessa aula:

Como Fazer Integração entre Python e Excel

Você que programa em Python em algum momento já precisou buscar alguma informação ou até mesmo editar um dado no arquivo de Excel, certo?

Pois é, hoje eu vou te mostrar como integrar Python e Excel de duas formas diferentes utilizando a biblioteca Pandas e a biblioteca Openpyxl.

Já vamos te mostrar um exemplo prático utilizando essas duas formas, assim você pode analisar qual é a melhor dependendo da sua necessidade.

Como Integrar Python e Excel

Vamos começar com algumas informações que já estão dentro do arquivo disponível para download.

Integração de Python com Excel de duas formas
Integração de Python com Excel de duas formas

Aqui é uma breve descrição das duas formas que vamos utilizar hoje para que você veja qual vai se adequar melhor a sua necessidade.

Para mostrar essas duas formas nós vamos resolver um desafio, que é o seguinte:

Desafio a ser resolvido
Desafio a ser resolvido

Para o primeiro exemplo vamos utilizar o pandas, que é a biblioteca para análise de dados no Python mais utilizada.

Utilizando a biblioteca Pandas
Utilizando a biblioteca Pandas

Aqui temos inicialmente a importação da biblioteca pandas seguida da leitura do arquivo em Excel.

Depois utilizamos o display para mostrar a tabela de uma forma mais visual do que o print.

É possível verificar que a planilha nesse caso é simples (para exemplificar melhor), mas o procedimento é o mesmo para planilhas maiores.

Na parte de atualizar o multiplicador nós estamos localizando dentro da planilha, dentro da coluna de Tipo tudo que é igual a Serviço, pois é essa a informação que será atualizada.

Com isso vamos informar que tudo que for Serviço na coluna de Multiplicador Imposto vai receber o valor de 1.5, ou seja, vamos passar de 1.3 para 1.5 de forma automática sem ter que alterar de 1 por 1.

Ou até mesmo ter que fazer essa alteração no próprio Excel, então aqui mesmo já conseguimos fazer esse tratamento de dados.

Feito isso nós vamos multiplicar os valores de Preço Base Original pelo Multiplicador Imposto para poder atualizar a coluna de Preço Base Reais.

Assim teremos os novos valores corretos com o multiplicador de 1.5 ao invés de 1.3.

Tabela após as alterações feitas
Tabela após as alterações feitas

Caso queira conferir pode utilizar o display novamente para visualizar a nova tabela e você vai notar que na última linha de código desse bloco nós estamos criando um arquivo de Excel chamado ProdutosPandas.xlsx.

Isso quer dizer que podemos salvar essas alterações em um outro arquivo para não sobrepor as informações que tínhamos anteriormente.

Então conseguimos modificar, atualizar e criar um arquivo com todas as modificações e atualizações necessárias.

Agora vamos para a segunda forma que é utilizando o Openpyxl.

Utilizando a biblioteca Openpyxl
Utilizando a biblioteca Openpyxl

Nós vamos ter praticamente o mesmo procedimento, mas como informei logo no início, o openpyxl vai funcionar como se fosse VBA.

Inicialmente vamos carregar a planilha, em seguida vamos ativar uma aba específica (nesse caso só temos uma).

E por fim nós vamos utilizar a estrutura de repetição For para verificar todas as células da coluna C.

Dentro dessa estrutura temos a função If que vai verificar se o conteúdo dessa célula é Serviço, em caso positivo vamos pegar o valor da linha e em seguida alterar o valor da célula C + número da linha para 1.5.

Nesse caso em específico não precisamos multiplicar as duas colunas para atualizar os valores, pois o próprio arquivo já tem uma fórmula que faz isso, então não será necessário visto que estamos alterando diretamente no arquivo.

Caso precise fazer esse cálculo é só seguir o mesmo procedimento da estrutura for passando por todas as linhas para fazer essa multiplicação.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como fazer a integração do Python com o Excel de duas formas distintas utilizando o Pandas e o Openpyxl.

Agora você já pode fazer suas análises de dados e tratamento de dados utilizando esses dois métodos para trabalhar com os arquivos em Excel junto com o Python!

Como toda programação requer prática é importante que você pratique com o arquivo que deixamos disponível e arquivos pessoais também para garantir que fixou o conteúdo!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero em Python e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Python Impressionador!