Nessa publicação vamos mostrar como utilizar as fórmulas ÍNDICE e CORRESP em conjunto para fazer um PROCV melhorado!
Prefere começar pelo PROCV? Sem problemas! Clique aqui!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!
Para baixar a planilha utilizada nessa aula preencha seu e-mail abaixo:
A função CORRESP retorna a posição de um dado que está sendo procurado em uma lista enquanto a função ÍNDICE retorna um dado de uma lista baseado em uma posição informada pelo usuário. São duas funções que se completam e juntas conseguem fazer o que a fórmula PROCV faz e muito mais.
Vamos utilizar essas funções quando quisermos procurar por algum dado em uma tabela e retornar uma informação associado à ele. Essas funções são extremamente úteis quando a informação que queremos como resposta está à esquerda da informação que estamos procurando. Como a fórmula PROCV não funciona nesses casos, usar as fórmulas ÍNDICE e CORRESP nesse caso é muito útil. No nosso caso, vamos utilizar o nome do funcionário para encontrar o seu código.
Para utilizarmos a função CORRESP basta escrever a função e colocarmos os 3 argumentos pedidos pela função.
Valor_procurado – É o valor que estamos procurando dentro de um intervalo.
Matriz_procurada – É o intervalo em que vamos procurar o nosso valor, geralmente uma coluna inteira ou uma linha inteira
Tipo_correspondência – É o tipo de correspondência que queremos. Neste caso temos 3 opções:
1 – É maior do que;
0 – Correspondência exata;
-1 – É menor do que.
Neste caso, estamos procurando o valor da célula C9 no intervalo que vai da C3 até a C7 com uma correspondência exata, ou seja, estamos procurando exatamente o que está dentro da célula C9. Desta forma, teremos o seguinte resultado.
Podemos observar que estamos procurando Renato dentro do intervalo de funcionários. É possível observar que ele ocupa a 3ª posição neste intervalo, igual ao valor retornado pela fórmula CORRESP.
Para utilizarmos a função ÍNDICE basta escrever a função e colocarmos os 2 argumentos pedidos pela função.
Matriz – Intervalo onde vamos obter o resultado.
Núm_linha – Número da linha na qual vamos obter o resultado.
Neste caso, vamos utilizar o intervalo de procura na coluna de código que vai da célula B3 até a B7, e em seguida vamos colocar na posição o número 3 que foi exatamente a posição que obtivemos com a procura do nome Renato na coluna de funcionários.
Feito isso, teremos o seguinte resultado.
Podemos observar que o resultado da função ÍNDICE foi igual a AB0003 que é exatamente o código do funcionário Renato.
Agora que vimos as duas funções ÍNDICE e CORRESP podemos utilizar as duas em conjunto para obtermos alguma informação da tabela de forma muito parecida com o PROCV, no entanto sem restrição da orientação dos dados.
No PROCV, não podemos pegar dados que estão à esquerda dos dados que estamos analisando, apenas à direita. Com essas duas fórmulas não temos essa restrição.
Agora vamos fazer a junção dessas duas funções para obter o código do funcionário procurando apenas pelo nome dele.
Neste caso, vamos iniciar pela função ÍNDICE que vai nos retornar um dos valores do intervalo B3:B7. Qual valor ele vai responder? O que estiver na posição que informarmos para a fórmula.
Sabemos que a posição do Renato no intervalo é 3 e, a fórmula que utilizamos para encontrar essa posição foi a CORRESP. Logo, como argumento de num_linha da fórmula ÍNDICE, vamos passar a fórmula CORRESP que construímos na célula C12. Essa fórmula vai buscar Renato no intervalo C3:C7 e retornar a posição dele.
Por fim, estamos procurando por Renato no intervalo C3:C7 e pegando a informação de código dele que está no intervalo B3:B7.
Como estamos pegando como referência de busca a célula C9, se mudarmos ela para outro nome a nossa célula C14 será alterada automaticamente.
É possível observar que ao modificar o nome do funcionário que estamos buscando nosso resultado de código muda automaticamente e obtemos exatamente o valor correto para aquele funcionário em questão.
Então, temos que a junção dessas duas funções serve como um PROCV ou PROCH de uma forma mais dinâmica sem a restrição de onde podemos pegar a informação em qualquer lugar da nossa tabela.
Você é do Rio de Janeiro ou de Niterói? Já conhece nosso curso de excel presencial que oferecemos nessas localidades? Clique para saber mais!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?