Blog

Postado em em 24 de julho de 2019

Imagem Dinâmica – Surpreenda com a ferramenta Câmera no Excel

Nessa publicação vamos mostrar como criar uma imagem dinâmica dentro do Excel utilizando a ferramenta de Câmera.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é Imagem Dinâmica?

É uma forma que temos de alterar uma imagem dentro do Excel utilizando apenas um texto, ou seja, neste exemplo vamos utilizar times de futebol, então sempre que mudarmos o nome do time em uma célula vamos poder alterar a imagem exibida para a camisa deste time.

 

Imagem dinâmica

Imagem dinâmica

 

Quando utilizar uma Imagem Dinâmica?

Vamos utilizar a Imagem Dinâmica sempre que quisermos fazer essa mudança de imagens utilizando um texto dentro do Excel. Isso é muito útil principalmente para apresentações, pois é uma forma mais “profissional” de mostrar certos dados mudando apenas uma célula e impressionando quem está vendo, pois não é algo comum de se ver com a utilização do Excel.

Como utilizar esse tipo de imagem?

Vamos começar criando duas abas dentro do Excel: uma chamada Menu e a outra Camisas. Feito isso vamos importar as fotos de quatro camisas de times, para isso vamos na aba Inserir, em seguida em Ilustrações e por fim em Imagens. Depois basta selecionar as imagens desejadas.

 

Inserir Imagem

Inserir Imagem

 

Importada as camisas, vamos formatá-las para que fiquem com o mesmo tamanho, para isso basta selecioná-las (uma a uma ou todas de uma vez, basta segurar CTRL e clicar em cada uma), ir até a guia Formatar e modificar a altura para o valor desejado.

 

Alterando a altura

Alterando a altura

 

Após formatar temos todas as camisas com o mesmo tamanho para que fiquem padronizadas.

 

Camisetas do mesmo tamanho

Camisetas do mesmo tamanho

 

Agora vamos aumentar o tamanho das células da coluna A para que possamos colocar cada camisa em cada uma das células.

 

Uma camiseta por célula

Uma camiseta por célula

 

Depois de ajustar o tamanho das células e colocar as camisas dentro de cada uma delas vamos escrever o nome do time em cada uma das células que estão com suas respectivas camisas.

 

Nome do time

Nome do time

 

Esse procedimento será repetido para todas as imagens que desejar. Feito isso vamos “esconder” esses textos atrás das imagens, para isso vamos fazer um procedimento simples que é apenas modificar o alinhamento das células para centralizar o texto que acabamos de escrever.

 

Centralizar o texto

Centralizar o texto

 

Com isso vamos alinhar ao meio e centralizar, desta forma os textos ficam escondidos atrás das imagens.

 

Textos escondidos

Textos escondidos

 

É possível observar pela barra de fórmulas que o nosso texto continua dentro da célula, ele apenas está escondido atrás da imagem da camisa.

O próximo passo é utilizar a ferramenta Câmera do Excel, para isso vamos ter que primeiramente habilitá-la. Para isso vamos até a aba Arquivo, em seguida em Opções.

 

Opções do Excel

Opções do Excel

 

Dentro das opções, vamos selecionar o menu Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Na parte de Escolher comandos em: vamos selecionar a opção Comandos Fora da Faixa de Opções.

 

Comandos fora da caixa de opções

Comandos fora da caixa de opções

 

Feito isso basta procurar a ferramenta Câmera, clicar em Adicionar >> e clicar em OK. Ao efetuar esse procedimento teremos habilitado nossa nova ferramenta e ela se encontra no canto superior esquerdo do Excel.

 

Ferramenta câmera

Ferramenta câmera

 

Agora vamos selecionar a célula A1 que possui nossa primeira imagem, vamos clicar na ferramenta de câmera, feito isso vamos mudar para a aba Menu e clicar em qualquer lugar. Desta forma vamos ter a imagem da célula A1 da aba Camisas inserida na nossa aba Menu.

 

Imagem dinâmica

Imagem dinâmica

 

É possível observar que ao utilizar essa ferramenta a nossa imagem fica com um vínculo, isso quer dizer que ela está vinculada a uma célula. Basta olharmos para a barra de fórmula para vermos que a imagem está vinculada a célula A1 da aba Camisas.

Isso que dizer que se alterarmos o número 1 desse vínculo para 2, vamos ter exatamente a outra camisa que está na célula A2.

 

Alterando o vínculo

Alterando o vínculo

 

Então é exatamente com isso que vamos trabalhar para que tenhamos uma imagem dinâmica ao escrever o nome de cada time. Vamos fazer essa alteração da célula vinculada para mostrar a camisa referente ao time escrito.

Antes de começar com esse procedimento vamos remover as linhas de grade e vamos escrever em uma célula o nome do time desejado.

 

Removendo linhas de grade

Removendo linhas de grade

 

Agora já temos o modelo praticamente pronto, só precisamos utilizar duas fórmulas para completar todo o procedimento. Para isso vamos utilizar as fórmulas CORRESP e INDIRETO.

Para uma publicação especificamente sobre ÍNDICE e CORRESP, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/indice-e-corresp/

A primeira fórmula a ser utilizada será a fórmula CORRESP, essa fórmula precisa de 3 argumentos, que são: valor procurado, matriz procurada e o tipo de correspondência.

O valor procurado neste caso será nossa célula B2 que corresponde ao time que estamos procurando. A matriz procurada é onde estão todas as nossas camisas com os respectivos nomes, ou seja, vamos procurar da célula A1 até A4 da aba Camisas e por fim vamos escolher o tipo de correspondência como FALSO, pois queremos uma correspondência exata.

 

Fórmula CORRESP

Fórmula CORRESP

 

Então teremos essa fórmula, isso vai nos indicar qual a posição do valor procurado dentro da nossa matriz.

 

Resultado CORRESP

Resultado CORRESP

 

Neste caso, temos o resultado igual a 1 porque Vasco é o primeiro time dentro da nossa lista, se mudarmos para Fluminense por exemplo o valor da fórmula CORRESP deve ser igual a 4, pois é o quarto time que temos na lista.

 

Alterando a célula B2

Alterando a célula B2

 

Portanto essa fórmula vai nos dar a posição daquele time dentro da lista selecionada.

Como não conseguimos simplesmente colocar esse número dentro do vínculo da nossa imagem para alterar a célula de vínculo vamos ter que utilizar a fórmula INDIRETO.

O primeiro passo é irmos até a guia Fórmulas e selecionar a opção Gerenciador de Nomes.

 

Gerenciador de nomes

Gerenciador de nomes

 

Ao selecionar essa opção será aberta uma nova janela.

 

Gerenciador de Nomes

Gerenciador de Nomes

 

Vamos selecionar a opção Novo e será aberta uma nova janela para que possamos criar um nome.

 

Novo nome

Novo nome

 

Vamos dar o nome de Imagem e essa “imagem” irá funcionar como uma fórmula. Criado esse nome vamos voltar a parte inicial e vamos alterar a parte de Refere-se a: para a seguinte fórmula.

 

Alterando a fórmula

Alterando a fórmula

 

Desta forma, nós fizemos a criação da fórmula Imagem que tem como argumento o que vimos a pouco que é exatamente a mudança do número da imagem vinculada, e a cada mudança desse número temos a mudança da camisa em questão.

Então, temos antes do & a seleção da coluna A da aba camisas e depois do & (que significa concatenação) o valor da célula E2 que corresponde a posição daquele time na nossa lista, ou seja, sempre que esse time for alterado esse número será alterado e consequentemente nossa camisa será alterada.

Agora basta selecionar a imagem que criamos e alterar a fórmula dela para =Imagem.

 

Alterando a barra de fórmula

Alterando a barra de fórmula

 

Portanto já temos a atualização automática da camisa do time que estava escrito.

 

Imagem dinâmica atualizada

Imagem dinâmica atualizada

 

Agora sempre que mudar o nome do time a camisa será modificada de acordo com a seleção.

 

Imagem dinâmica atualizada

Imagem dinâmica atualizada