Blog

Postado em em 29 de outubro de 2022

Ideias de Projetos em Python – Comece Agora a Praticar

Está sem ideias de projetos em Python? Hoje eu vou te ajudar para que você possa aumentar o seu portfólio dep projetos e impressionar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Ideias de Projetos em Python

Você provavelmente deve ficar perdido quando falamos em projetos em Python não é mesmo? Já deve ter ficado perdido para encontrar projetos de Python para treinar.

Mas hoje isso acaba, eu vou te mostrar onde você pode obter projetos práticos de Python para aumentar o seu portfólio de projetos!

Projetos de Python para Treinar

A primeira dica para você conseguir projetos para treinar é usando Python para automações e para isso você já pode acessar o nosso minicurso gratuito de automações.

https://pages.hashtagtreinamentos.com/inscricao-minicurso-python-automacao-org?origemurl=hashtag_blog_org_minipython_q-IQY-mVFIk

Nesse minicurso você já vai aprender como fazer uma automação e utilizar algumas ferramentas muito interessantes.

Outra forma que você tem para praticar na área de automações é simplesmente pegando uma tarefa chata e repetitiva que você tem no seu trabalho ou até mesmo na sua rotina do dia a dia e começar a automatizar.

Você vai notar que automatizando essas tarefas você já vai ter mais projetos para colocar no seu portfólio, que é onde tem os projetos que já fez.

Não precisa ser nada muito complexo inicialmente, as vezes é apenas a criação de um relatório, envio por e-mail, mas isso já vai te trazer muita experiência.

E o melhor de tudo, se você já estiver trabalhando, vai notar que além de mais produtivo, vai começar a se destacar, e isso pode ser acompanhado de reconhecimento, promoção…

Em Python para área de dados eu recomendo o site Kaggle, que é um site gratuito e qualquer pessoa pode acessar.

Menu do Kaggle
Menu do Kaggle

Ele é um site de competições, mas você pode ir à parte de Datasets, que você vai ter uma base de dados de várias áreas com dados reais, que empresas disponibilizaram.

Com isso você pode utilizar essas bases para construir seus projetos de análise de dados, ciência de dados…

Além disso você tem diversas áreas que pode pegar esses dados, tem os mais acessados, tem área de games, educação, novidades… Então já pode pegar algo que te agrade também para criar seus projetos e fazer suas análises.

Já na parte de Code, você vai conseguir visualizar o código que alguém já usou para analisar uma dessas bases de dados. Então você pode verificar o que foi feito para te auxiliar no seu projeto caso não saiba o que fazer.

Além de aprender criando seu projeto você ainda pode verificar o que outras pessoas fizeram para comparar com o seu projeto, ou até mesmo para dar início as suas análises!

Usando o Python para construir sites ou aplicativos, APIs… Aqui você pode imaginar que a própria internet é um banco de ideias. Como assim?

Você pode pensar em sites que quer replicar, aplicativos que você quer replicar… A ideia é começar com projetos mais simples até que você consiga evoluir para projetos mais complexos.

No nosso curso completo de Python, por exemplo, um dos projetos que nós temos é criar uma réplica do Netflix, clique aqui para ver como ficou o resultado do nosso Hashflix!

Site da Hashflix - Réplica do Netflix
Site da Hashflix – Réplica do Netflix

É claro que ao criar uma réplica de um site ou aplicativo acaba sendo um ótimo treino, além de aumentar o seu portfólio de projetos, pois vai poder colocar nele os sites e aplicativos que já replicou!

Conclusão – Ideias de Projetos em Python

Essa foi uma aula curta para te dar algumas ideias de onde você pode pegar projetos gratuitos e praticar Python para aumentar seu portfólio de projetos.

Lembrando que você não precisa começar com nada complexo, pode começar com projetos mais simples e a medida em que for se desenvolvendo pode ir para projetos mais complexos.

Assim aumenta o seu portfólio, aumenta suas chances de se destacar na sua empresa e ainda se destaca em processos seletivos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!