Blog

Postado em em 25 de junho de 2020

Histograma no Excel (Descomplicado)

Histograma no Excel

Você sabe o que é um histograma? Melhor ainda, você sabe construir um Histograma no Excel? Se não sabe, pode ficar tranquilo que vamos resolver isso aqui!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é um Histograma?

Um histograma nada mais é do que uma representação gráfica de uma distribuição de frequências, ou seja, será possível analisar a quantidade de vezes que um determinado dado aparece.

 

Quando utilizar essa forma de representação?

Vamos utilizar esse tipo de gráfico quando temos a necessidade de fazer análise de ocorrência de dados, neste exemplo vamos verificar o tempo de espera de uma ligação a uma empresa qualquer.

Com isso seremos capazes de analisar a distribuição desse tempo de espera para verificar se esse tempo está ou não adequado para a empresa, se será necessário executar alguma ação para diminuir esse tempo. Verificar qual é o limite de tempo aceitável, entre outras diversas análises que podemos fazer para cada gráfico em cada atividade específica.

 

Como construir um Histograma no Excel?

Primeiro vamos analisar os dados que temos para dar seguimento a criação do nosso histograma.

 

Banco de dados

Banco de dados

 

É possível observar que temos a quantidade de ligações e o tempo de espera de cada uma delas, como temos uma quantidade de 957 ligações fica inviável fazer essa análise de forma manual, por isso vamos selecionar todos os dados que temos na coluna B.

Para essa seleção basta clicar na célula B2 e em seguida utilizar o atalho CTRL + SHIFT + SETA PARA BAIXO, desta forma todas as informações serão selecionadas de forma rápida. Feita essa seleção o usuário poderá ir até a guia Inserir e em seguida selecionar a opção Inserir Gráfico de Estatística e por fim escolher o Histograma.

 

Opção para inserir o Histograma

Opção para inserir o Histograma

 

Ao selecionar essa opção o gráfico já será criado automaticamente.

 

Histograma criado

Histograma criado

 

Veja que o Excel separa as informações em intervalos, neste caso intervalo de tempo, então para a primeira coluna nós temos um intervalo entre 0,1 a 2,8 segundos de espera e para que possamos verificar a quantidade de ligações que estão neste intervalo podemos colocar o mouse em cima dessa informação ou podemos inserir os Rótulos de Dados.

Os rótulos de dados podem ser inseridos no símbolo de + ao lado do gráfico (será habilitado ao clicar no gráfico).

 

Formatando o gráfico para melhor visualização dos dados

Formatando o gráfico para melhor visualização dos dados

 

Ao inserir os rótulos de dados, aumentar um pouco o gráfico e remover as linhas de grade temos uma visualização melhor dessas informações. Portanto para o primeiro intervalo tivemos um total de 174 ligações com esse intervalo que estaria ótimo dentro de uma categoria por exemplo.

Com esse gráfico já seria possível a classificação do tipo de espera, se o tempo está adequado ou não. Seria possível verificar o motivo de termos uma quantidade próxima a 100 ligações com tempo de espera maior.

Com essas informações o usuário poderia propor melhorias, analisar quais os problemas estão tendo, se precisa de mais funcionários para esses atendimentos entre outras diversas análises que podem ser feitas.

Portanto nessa aula foi possível aprender a como criar um histograma de forma rápida e fácil dentro do Excel para auxiliar na análise de informações e com isso propor soluções para esses problemas e até mesmo fazer uma verificação periódica para checar se os números estão melhorando ou não com as novas ações.

Você é do Rio de Janeiro ou de Niterói? Já conhece nosso curso de Excel presencial que oferecemos nessas localidades? Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Intensivão de Power BI
28/09 a 01/10
100% Online e Gratuito