Blog

Postado em em 29 de janeiro de 2019

Gráficos – Como criar gráficos no Excel?

Caso prefira uma aula em vídeo sobre Gráficos, acesse esse link aqui!

O que é Gráfico?

Gráfico é a representação visual de dados, ou seja, é uma melhor forma de representar e analisar dados. Muita das vezes temos uma tabela cheia de dados e isso acabar por ser mais difícil de entender o que está ali, no entanto quando transformamos esses dados em um gráfico a análise fica bem mais fácil.

Quando usar o Gráfico?

O gráfico será utilizado não só para representar melhor os dados como para resumir os dados que foram apresentados. Portanto, vamos criar alguns gráficos de uma tabela de dados de um restaurante durante o ano. Essa tabela é composta pelos meses do ano e o lucro em cada um deles.

Utilizaremos diferentes gráficos para analisar os dados da tabela e poderemos observar as diferenças de cada um deles em relação aos dados que temos.

Como usar o Gráfico?

A parte de gráficos fica dentro da guia “Inserir”. A seção de gráficos permite ao usuário criar inúmeros gráficos e temos algumas maneiras diferentes de criar um gráfico.

Primeira forma: para criar um gráfico podemos apenas selecionar um dos tipos dos gráficos e selecioná-lo.

Feito isso, será aberta uma janela em branco onde iremos colocar os dados do gráfico. Neste caso iremos utilizar um gráfico de colunas, que é a primeira opção da imagem. Nessa primeira opção escolhemos também a 1ª, colunas agrupadas. Agora, ao clicar na janela em branco temos duas novas guias “Design” e “Formatar”.

Na guia “Design” vamos agora selecionar a opção “Selecionar Dados” para que possamos selecionar nossos dados e criar nosso gráfico. Ao clicar nessa opção abrirá uma janela para que possamos selecionar nossos dados. A primeira caixa de texto é onde podemos já selecionar toda a tabela.

Caso o usuário não queira utilizar essa opção ou caso os dados não estejam dispostos de forma organizada ele pode ir até a opção “Adicionar” e selecionar os dados, que neste caso serão os valores de lucro. Em “nome da série” basta escrever o nome dos dados selecionados. Já em “Valores da série” é onde colocaremos os valores de lucro que, no caso, estão no intervalo D6:D17.

Veja que quando isso é feito o gráfico já vai sendo gerado.

Agora, para incluir nossas legendas no gráfico temos que selecionar a opção “Editar” na parte de “Rótulos do Eixo Horizontal”, pois nosso eixo horizontal está com números de 1 a 12, e queremos os meses referentes aos valores do lucro e não esses números.

Selecionando agora os dados dos meses o gráfico já atualiza os dados na horizontal para os meses que temos na tabela ao invés dos números.

Ao pressionar OK o gráfico estará pronto e o usuário terá como fazer uma melhor análise dos dados que tinha na tabela.

É possível observar que nos períodos de férias o lucro passa a ser um pouco menor e tem um crescimento nos outros períodos. Portanto o gráfico torna mais fácil a análise dos dados.

Segunda forma: a outra forma de criar um gráfico é já selecionando os dados da tabela e selecionar o gráfico que deseja criar, isto é, em vez de começar clicando na guia “Inserir”, depois no gráfico desejado e depois selecionar os dados, basta primeiramente selecionar os dados da tabela e depois ir em “Inserir” e escolher o gráfico desejado. Desta forma o Excel já cria o gráfico de forma direta, sem precisar preencher a janela de “Selecionar Dados

Terceira forma: a terceira forma de criar um gráfico é selecionando os dados da tabela novamente e selecionando a opção “Gráficos Recomendados”. Essa opção permite ao usuário ter acesso a gráficos prontos sugeridos pelo Excel baseado nos dados da tabela.

Além dos gráficos recomendados é possível ir na outra guia dessa mesma janela (“Todos os Gráficos”) e observar todas as possibilidades de gráficos disponíveis.

Nessa opção além do tipo de gráfico o usuário poderá modificar a representação de cada uma dessas opções gráficas.

Portanto é possível construir diversos gráficos com os mesmos dados, isso vai depender da forma em que o usuário deseja analisar e apresentar os dados em questão.

Para saber sobre mais sobre Gráficos e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.