Blog

Postado em em 8 de outubro de 2019

Gráfico de Meta x Realizado no Excel

Nessa publicação vou te mostrar como criar um gráfico de meta x realizado para comparar o que foi previsto e o que realmente aconteceu!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é um Gráfico de Meta?

O gráfico de metas é um gráfico que mostra ao usuário quanto foi atingido por mês em uma empresa, por exemplo, e quanto está faltando para que essa empresa possa atingir a meta. É basicamente para mostrar como está o desempenho da empresa e o que está faltando para concluir a meta. Isso é bom para que a empresa verifique se precisa se esforçar mais em um determinado mês para poder chegar nas metas.

Quando utilizar o Gráfico de Meta?

Esse gráfico será utilizando sempre que for necessário analisar o faturamento em relação as metas em um determinado período. Neste caso vamos analisar o faturamento de uma empresa no ano de 2019 e verificar como a empresa se comporta durante esse tempo para pode atingir essa meta ao final do ano.

Como utilizar esse tipo de Gráfico?

O primeiro passo é obter a tabela com as datas, os faturamentos e a meta.

 

Tabela de análise inicial

Tabela de análise inicial

 

O primeiro passo é criarmos uma coluna de faturamento acumulado, que é a quantidade somada até o mês analisado, ou seja, para o mês de fevereiro teremos o faturamento de janeiro mais fevereiro totalizando 58 mil, para o mês de março teremos 58 mil mais 25 mil e assim por diante.

Resumindo, o faturamento acumulado é a soma dos faturamentos até o mês de análise.

Lembrando que como janeiro é o primeiro mês e não temos outro mês anterior a ele o faturamento acumulado deste mês será ele mesmo.

 

Fórmula para a coluna de faturamento acumulado

Fórmula para a coluna de faturamento acumulado

 

A fórmula é bem simples, é o valor acumulado do mês anterior somado do valor do mês atual. Depois basta copiar ou arrastar a fórmula para o restante da tabela.

 

Coluna de faturamento acumulado completa

Coluna de faturamento acumulado completa

 

Desta forma temos o faturamento acumulado mês a mês durante todo o ano de 2019. Agora vamos criar mais uma coluna que é da meta restante, ou seja, de quanto falta para alcançarmos a meta estipulada que foi de R$ 530.000,00. Então para isso o cálculo será simples, vamos subtrair da meta o valor que temos no faturamento acumulado para todos os meses.

 

Fórmula para a coluna de meta restante

Fórmula para a coluna de meta restante

 

É importante lembrar de trancar a célula B15 que contém o valor da meta para que ele não se altere quando copiarmos/arrastar a fórmula para as demais células. O trancamento pode ser feito de forma manual colocando os $ antes da linha e da coluna, ou pressionando a tecla F4 depois de selecionar a célula desejada. Feito isso basta completar a tabela com a fórmula.

 

Coluna de meta restante completa

Coluna de meta restante completa

 

Agora é possível analisar o faturamento acumulado de todos os meses até dezembro e a meta restante também até dezembro.

O próximo passo para finalizarmos com nossa análise e visualizar melhor os dados é a criação do gráfico, para isso vamos até a guia Inserir, vamos até a opção de Gráfico de coluna/barras e selecionar a opção de Coluna Empilhada.

 

Opção do gráfico de coluna empilhada

Opção do gráfico de coluna empilhada

 

Ao selecionar essa opção teremos um retângulo branco, que é o nosso gráfico, no entanto sem nenhum dado. Para inserir os dados vamos pressionar com o botão direito do mouse em cima do gráfico e selecionar a opção Selecionar Dados.

 

Opção para selecionar os dados para inserir no gráfico

Opção para selecionar os dados para inserir no gráfico

 

Será aberta uma nova janela para a seleção desses dados.

 

Janela para inserção dos dados do gráfico

Janela para inserção dos dados do gráfico

 

Aqui vamos preencher as informações que queremos em cada um dos eixos. Na caixa a esquerda serão as informações para o eixo X, ou seja, o eixo horizontal do gráfico e do lado direito são as informações para o eixo Y, que é o eixo vertical. Vamos agora clicar na opção Adicionar.

 

Adicionando os dados do eixo y, dados verticais

Adicionando os dados do eixo y, dados verticais

 

No nome da série vamos selecionar a célula C1 que contém o cabeçalho dos nossos dados, e em valores da série vamos selecionar da célula C2 até C13, pois é onde estão nossos dados de faturamento acumulado. Em seguida basta pressionar OK.

Agora vamos repetir o mesmo procedimento para a coluna da meta restante.

 

Resultado da inserção dos dados do eixo y

Resultado da inserção dos dados do eixo y

 

É possível verificar que na caixa a esquerda agora temos os dados das duas colunas. Agora precisamos ajeitar a caixa da direita que é a legenda do nosso gráfico, como nosso gráfico está em mês não queremos que fiquem os números de 1 a 12, é melhor que tenhamos os nomes dos meses. Para isso vamos clicar em Editar.

 

Inserindo os dados do eixo x, dados horizontais

Inserindo os dados do eixo x, dados horizontais

 

Aqui vamos selecionar os dados da célula A2 até A13 que são exatamente os meses que estamos analisando os dados. Em seguida basta pressionar OK e OK novamente.

 

Gráfico de metas completo

Gráfico de metas completo

 

Feito isso temos nosso gráfico de metas completo. Em azul temos o faturamento acumulado e em laranja temos a meta restante. É possível analisar que o gráfico representa exatamente o que temos na tabela, o faturamento acumulado vai aumentando até chegar no seu valor máximo em dezembro, no entanto notamos que a meta não foi atingida ainda, pois temos uma parte laranja no gráfico.

Para acessar outras publicações da Hashtag, clique aqui: https://www.hashtagtreinamentos.com/filtro-no-excel/

 


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?