Blog

Postado em em 9 de abril de 2020

Gráfico de Mapa no Excel com Casos do Coronavirus no Brasil

Nessa publicação vou te mostrar como criar um Gráfico de Mapa no Excel que se atualiza automaticamente com os dados da sua planilha!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que é um Gráfico de Mapa?

Esse gráfico é como o nome já sugere, é um mapa que irá representar alguns dados baseado no nome dos estados. Teremos um mapa com uma escala baseada nos dados que foram informados de cada um dos estados.

 

Quando utilizar esse tipo de representação?

Esse gráfico geralmente é utilizado quando precisamos mostrar graficamente alguns dados que se referem a regiões, desta forma podemos visualizar e analisar melhor esses dados.

 

Como utilizar o Gráfico de Mapa?

Primeiramente vamos precisar de uma tabela que contenha os nomes dos estados e os valores para essas análises.

 

Tabela de dados

Tabela de dados

 

É possível observar que essa tabela se trata dos casos de corona vírus que temos nos estados do Brasil. Desta forma podemos utilizar o gráfico de mapa para visualizar melhor as regiões com o maior número de casos de forma simplificada.

O primeiro passo é selecionar toda a tabela, podemos fazer isso clicando na célula A1 e em seguida utilizando o atalho CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO. Desta forma todos os dados estarão selecionados e podemos criar o gráfico.

Para criar o gráfico basta ir até a guia Inserir, selecionar a opção Mapas e por fim clicar no mapa.

 

Opção de Gráfico de Mapas

Opção de Gráfico de Mapas

 

Ao colocar o mouse sobre o mapa o Excel já dá uma prévia de como ele será, assim como faz com os outros gráficos. Agora basta selecionar a opção para criar o gráfico.

 

Gráfico de Mapa

Gráfico de Mapa

 

É possível observar que quando o gráfico é criado o Excel automaticamente insere uma escala onde temos o menor valor sendo a cor mais clara e o maior valor sendo a cor mais escura. Dessa forma é possível saber onde estão as regiões que possuem mais casos.

Com o gráfico criado é possível fazer algumas modificações que são comuns em qualquer gráfico do Excel, como a mudança de cores e até mesmo o layout do gráfico, entre outras modificações.

Essas modificações do gráfico podem ser feitas nas guias Design do Gráfico e Formatar. Lembrando que para que essas guias sejam habilitadas o usuário deverá selecionar o gráfico.

 

Guias habilitadas

Guias habilitadas

 

Outra informação importante que podemos acrescentar no gráfico além das mudanças que foram feitas são os Rótulos de Dados.

 

Inserindo os Rótulos de Dados

Inserindo os Rótulos de Dados

 

Essa opção permite com que os valores de casos sejam mostrados diretamente no gráfico dentro de cada um dos estados, isso juntamente com a escala facilita a visualização dos dados.

 

Gráfico finalizado

Gráfico finalizado

 

É possível observar que fica mais fácil visualizar os locais que possuem a maior quantidade de casos. A visualização só não está melhor porque a diferença de casos para alguns estados acaba sendo pouca e por este motivo alguns deles aparentam ter a mesma cor.

Como foi feita a inserção dos rótulos de dados é possível distinguir também por números além das cores os estados com mais casos.

Essa foi uma aula para ensinar como é feita a criação de um gráfico de mapa e como podemos melhorar a visualização desse gráfico para facilitar a análise de dados.

A Hashtag Treinamentos conta com mais de 13.000 alunos treinados em seus cursos online e presencial, clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: