Blog

Postado em em 8 de outubro de 2020

Gráfico de Barras no Excel: Visual e Dinâmico

Gráfico de Barras

Nessa publicação vamos aprender a construir um Gráfico de Barras no Excel e também vou te mostrar como torna-lo visual e dinâmico!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é e quando utilizar um Gráfico de Barras no Excel?

É um gráfico muito conhecido e muito utilizado que é representado por barras para a representação de dados. Por mais que seja um gráfico simples é muito utilizado por ser um gráfico muito visual, ou seja, é muito fácil identificar as informações pelo tamanho das barras.

Esse gráfico é utilizado quando o usuário deseja representar de forma mais visual seus dados, ou seja, ao invés de ficar analisando apenas números é possível analisar barras pelos tamanhos o que facilita muito a identificação dos valores.

É possível também fazer uma alteração de cor baseado em algum critério, ou seja, para melhorar ainda mais a visualização o usuário pode escolher um valor para que algumas das barras tenham cores diferentes para realçar determinados resultados.

Como criar Gráfico de Barras no Excel?

Antes de iniciar a construção do gráfico é importante analisar os dados para que possamos verificar o tipo de análise que pode ser feita, isso é importante até para verificar qual o melhor tipo de gráfico para representar as informações.

Base de dados

Base de dados

Neste caso temos uma coluna com Cidade e outra coluna com a População de cada uma delas. É possível observar também que temos um critério na parte inferior que indica um Mega Município, e com esse critério seremos capazes de alterar o gráfico para melhorar a visualização das cidades que são consideradas um mega município.

Para podermos criar o gráfico com a separação baseado nesse critério teremos que criar duas colunas auxiliares para efetuar essa alteração gráfica.

Fórmula para a primeira coluna auxiliar

Fórmula para a primeira coluna auxiliar

Para a primeira coluna vamos utilizar a fórmula SE para verificar se a população da cidade é maior do que o nosso critério, em caso positivo vamos pegar o valor da própria população, caso contrário vamos atribuir o valor 0.

Em seguida basta estender a fórmula para o restante das células para que todas fiquem preenchidas corretamente e possam ser alteradas automaticamente.

Resultado da primeira coluna auxiliar

Resultado da primeira coluna auxiliar

Desta forma é possível observar que as cidades que possuem a população maior do que o critério, terão seus valores sendo exibidos, enquanto as demais terão o valor igual a 0. Feito isso podemos partir para a próxima coluna auxiliar que é justamente o oposto, ou seja, vamos verificar as informações que estão abaixo desse critério.

Para a segunda coluna podemos utilizar a mesma fórmula alterar de >= para < (menor) assim teremos o oposto, ou podemos simplesmente pegar o valor da população e subtrair da primeira coluna auxiliar que iremos obter o mesmo resultado.

Fórmula para a segunda coluna auxiliar

Fórmula para a segunda coluna auxiliar

Desta forma teremos em uma coluna os valores que são maiores do que o critério e na outra os valores que são menores do que esse critério. Isso será muito importante, pois será um diferencial na construção do gráfico.

Colunas auxiliares completas

Colunas auxiliares completas

Feito isso podemos ir até a guia Inserir, depois em Gráficos de Barras e selecionar o Gráfico de Barras Empilhadas.

Gráfico de Barras Empilhadas

Gráfico de Barras Empilhadas

Com isso teremos um gráfico todo em branco e para inserir informações temos que clicar com o botão direito e selecionar a opção Selecionar Dados.

Opção para inserir dados no gráfico

Opção para inserir dados no gráfico

Feito isso será aberta uma janela para que o usuário possa começar a inserir as informações dentro do gráfico.

Janela para inserção dos dados

Janela para inserção dos dados

Nesta janela é possível inserir as informações tanto de valores quanto de eixo. Para iniciar vamos clicar no botão Adicionar para poder selecionar o nome da série e em seguida os valores que serão as informações dessa coluna.

Inserindo os valores no gráfico

Inserindo os valores no gráfico

Feito isso basta pressionar OK e repetir o procedimento para a segunda coluna auxiliar, assim teremos as duas informações inseridas dentro do gráfico. Em seguida vamos clicar em Editar no campo direito da parte de Rótulos do Eixo Horizontal.

Inserindo as informações de eixo (nomes das cidades)

Inserindo as informações de eixo (nomes das cidades)

Feito isso o gráfico já está praticamente pronto, temos as informações inseridas e já temos uma diferença de cores em relação aos dados que está relacionada ao critério da tabela.

Gráfico de barras no excel criado

Gráfico criado

Então a medida em que o usuário altera o valor do critério o gráfico será alterado automaticamente.

Alterando o critério para atualizar o gráfico de barras no excel

Alterando o critério para atualizar o gráfico

Lembrando que o usuário poderá fazer as formatações de acordo com a sua necessidade e gosto, então poderá modificar o gráfico para ficar mais apresentável.

Gráfico de barras no excel após a formatação

Gráfico final após a formatação

Feito isso temos um gráfico bem mais visual e mais fácil de identificar as informações, principalmente dos valores que estão acima do critério escolhido, desta forma o usuário tem uma facilidade maior de analisar esses dados.

Nessa aula foi possível aprender a como fazer gráfico no Excel de forma mais elaborada, não é somente um gráfico de barras, mas um gráfico que impressiona, pois é como se o gráfico tivesse uma Formatação Condicional que permite com que certas informações tenham cores diferentes de acordo com um critério.

Isso é importante, pois além de facilitar a visualização com o gráfico temos uma separação desses dados através do critério, o que melhora ainda mais a visualização e deixa o gráfico mais agradável.

Agora é colocar em prática o que aprendemos nessa aula, podem utilizar tanto o arquivo disponibilizado quanto os arquivos pessoais ou do trabalho para dar uma apresentação melhor e facilitar a visualização dos dados para impressionar.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: